Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Sword Art Online. Um grande sucesso que continua levantando uma tsunami de fãs pelo mundo (Atualizado)



Com uma montanha de fãs e também críticos ao tamanho sucesso, inegavelmente Sword Art Online surgiu e tomou um lugar especial no mundo da animação japonesa. com o spin-off Alternative Gun Gale Online sendo exibido na temporada de Primavera\2018 e Sword Art Online 3 sendo aguardado para algum momento do mesmo ano nós, com o máximo de spoilers evitados, revisitamos o enredo, personagens e atmosfera dessa obra que se tornou referência mundial quando o assunto são animes com temáticas provindas de games MMORPG. Desde que foi exibido inicialmente em Julho de 2012, Sword Art Online posicionou-se como pioneiro criando uma nova tendência e incentivando obras com esse tipo de enredo, desde comédias até ação e aventura tanto que, desde então, em quase toda temporada temos pelo menos um anime inspirado no estilo incluindo alguns sucessos tipo Kono Subarashii Isekai ni Shufukufu wo!, Dungeon ni Deai e mais recentemente Death March Kara Hajimaru Isekai Kyousoukyoku. Este último apesar de ser muito mais uma aventura slice of life sem dúvida extraiu alguns elementos de SAO.

Sword Art Online é um anime de estilo game, ação, aventura, romance, fantasia e ficção adaptado da light novel publicada inicialmente em 2009 por Reki Kawahara e ilustrada pela Abec. Com duas temporadas já lançadas e uma terceira confirmada para algum momento de 2018 o anime arrebatou um número grandioso de fãs pelo mundo com nota 7.65\10 no Myanimelist em sua primeira temporada tendo mais de 1.280.000 membros integrantes e mais de 904.000 usuários votantes no momento dessa postagem (essa nota varia um pouco com novos votos computados), números assustadores para um anime. Já a segunda temporada alcançou nota 7.21\10 no Myanimelist com mais de 818.000 membros integrantes e mais de 523.000 usuários votantes. Inicialmente Sword Art Online foi ao ar na temporada de Verão\2012 (entre 07 de Julho e 22 de Dezembro) com um total de 25 episódios, já Sword Art Online II fez estreia na temporada de Verão\2014 (entre 05 de Julho e 20 de Dezembro) em um total de 24 episódios. O hype para a sua continuação somado ao filme recém-lançado é grande.


O enredo:

Em 2022 a indústria do entretenimento finalmente criou um aparelho de interação virtual que beirava as fronteiras da realidade, chamado de NervGear. O equipamento foi usado na estreia de um novo jogo mmorpg chamado, evidentemente, Sword Art Online. Milhares de gamers participaram da estreia mas, ao tentarem fazer logout e voltar as suas vidas normais eis a grande surpresa, não havia botão para sair no menu do jogo! O criador produziu o game como sendo uma experiência única, a mais realista possível. A única forma de sair seria alguém chegar ao último nível e finalizá-lo. O mais aterrorizante é o fato de que a morte de qualquer um dos avatares dos jogadores no mundo virtual faria com que o dispositivo NervGear (que deixava as pessoas inconscientes enquanto jogavam) produzisse uma forte descarga elétrica que "fritaria" os cérebros dos players. Caso algum parente desavisado resolvesse acordá-los à força ou retirar o aparelho aconteceria o mesmo.

Em resumo, morrer no mundo virtual do jogo significaria morrer na vida real! Vários jogadores e várias Guilds uniram forças para finalizar o game, entre os protagonistas estava Kirito (Kazuto Kirigaya) um garoto habilidoso com a espada que logo foi subindo de nível no ambiente de Sword Art Online, ele sempre deu preferência a espadas com maior peso pois poderia usar seus golpes com maior poder destrutivo. Geralmente costuma jogar sozinho sendo conhecido pelo demais como Beater (batedor).

Asuna Yuki, é a esposa virtual de Kirito e companheira de batalha. De início ela foi subindo de nível participando de uma grande Guild até que com o desenrolar da trama passou a trabalhar mais ao lado do rapaz. Suas habilidades no primeiro arco do anime não estão embasadas na força mas sim na velocidade de seus golpes. Seu enredo único transformou Sword Art Online em um megahit. Muito bem recebido no Japão suas vendas passaram das expectativas e a adaptação para anime já contém 4 arcos e um spin-off.

No primeiro arco Kirito, Asuna e seus companheiros tentam finalizar o game e sair do mesmo, já que se passaram dois anos e seus corpos com certeza iriam se deteriorar na vida real caso continuassem lá por mais tempo. No segundo arco, ainda na primeira temporada,  Kirito luta tanto na vida real quanto no mundo virtual para resgatar Asuna que não despertou e se encontrava aprisionada em um novo jogo de realidade virtual plajeado e criado sobre a base de SAO chamado de Alfheim Online (ALO) um RPG com magia, controlado por um sádico enlouquecido que entre os objetivos pretendia ter Asuna como esposa. Nessa  etapa Kirito conta muito com a ajuda de sua prima tendo um conflito emocional com ela já que a garota é apaixonada por ele e não sabia que estava jogando com o mesmo que também tinha um avatar em Alfhein Online. Com a libertação de Asuna temos o fim do segundo arco e da primeira temporada. 

No terceiro arco Kirito é convocado para desvendar assassinatos que acontecem na vida real assim que os avatares dos gamers são derrotados no mundo virtual. Para isso ele transfere seu personagem para um novo jogo que estava se tornando febre chamado de Gun Gale Online (GGO) um FPS Multiplayer em realidade virtual, basicamente. Porém, alguns erros acontecem e o avatar de Kirito não sofreu um upload exatamente como ele planejava. O vilão desse arco foi claramente inspirado em Dark Vader de Star Wars tanto a capa quanto a máscara e o modo de falar denotam isso. Para mim, foi o melhor arco da história com muitos momentos de ação e animação bastante fluida. 

E por fim temos o quarto arco onde a bola da vez é um game chamado de Underworld (UW) numa história emocionante onde Asuna é a protagonista e envolve uma nova personagem a beira da morte, muito emocionante e com final comovente embora a série já demonstrasse um pouco de desgaste. Asuna é a protagonista principal de quase todos os episódios deste arco levando-nos a conclusão da segunda temporada.
Um anime inspirado em jogos virtuais com personagens cativantes e um enredo bem bolado, isso é Sword Art Online! Embora seja de se esperar que um anime com tantos episódios tenha alguns momentos entediantes, isso ocorre pouco. Existem momentos incríveis de combate em especial no segundo e no terceiro arco, a personalidade dos protagonistas é bem construída, agradando a todos os públicos embora apesar do estrondoso sucesso a obra possua um grupo significativo de críticos.

Qualidade técnica e artística

Quanto a qualidade, o design de personagens é bonito e não há grandes distorções com destaque visual para os lábios pequenos e arqueados e as bochechas um pouco rechonchudas. A animação é de boa qualidade tendo alguns momentos fluídos e bem acima da média de mercado, temos uma amostra dela nas intros que deixamos compiladas no final do review. Sword Art Online tomou as Tvs do Japão e expandiu seu sucesso pelo mundo sendo conhecido como um dos senão o pioneiro em animes MMORPG. Sua terceira temporada já confirmada para 2018 é muito aguardada. Deixamos mais abaixo uma compilação com as intros das duas primeiras adaptações.

O anime está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas. Link abaixo.

Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Assistir Sword Art Online e Sword Art Online II

Valeu e até a próxima.

Observação importante: O vídeo abaixo é uma compilação contendo as 4 aberturas de Sword Art Online 1 e 2. Como procuramos seguir as políticas de compartilhamento do Youtube esse vídeo estará disponível enquanto o próprio não as considerar violação de direitos autorais. As aberturas foram postadas em um canal estrangeiro não sofrendo strike, pelo menos até o momento dessa publicação. Caso estejam lendo este review no futuro e não possa assisti-lo. Por favor, levem isso em consideração. Muito agradecido.


Aberturas linkadas diretamento do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


LEIA TAMBÉM: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/recreators-o-grande-hype-da-temporada.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/death-march-kara-hajimaru-isekai.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/god-eater-luta-contra-extincao-da.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/kono-subarashii-sekai-ni-shufukufu-wo.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/fateapocrypha-agora-sao-14.html