Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Aoki Hagane no Arpeggio, anime de ficção científica com navios.


Observações: 
1. Caso queira vê todos os animes já analisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima; 
 2. Todos os animes citados no texto e que já contam com reviews no site estão linkados no artigo; 
3. Caso queira nos ajudar basta clicar em nossos anúncios.

Aoki Hagane no Arpeggio (Arpeggio of the Blue Steel) ou simplesmente Ars Nova é um anime adaptado do mangá japonês escrito pela Ark Performance e publicado pela Shonem Gahosha. O anime foi ao ar de 7 de Outubro de 2013 até 23 de Dezembro do mesmo ano em um total de 12 episódios. Há também dois filmes produzidos sendo que o primeiro foi lançado em 31 de Janeiro de 2015 enquanto que o segundo veio ao  público em 3 de Outubro do mesmo ano. Todos, tanto o anime quanto os filmes, foram produzidos pelo estúdio Sanzigen.

Aoki Hagani no Aspeggio conta a historia da luta da humanidade contra a frota naval Névoa, uma grandiosa frota de navios misteriosos dotados de uma tecnologia e inteligência artificial absurdamente avançada. Durante o grande aquecimento global do século XXI, a humanidade perdeu grande parte dos continentes e os oceanos passaram a ser o grande campo de batalha. Nessa época começaram a surgir, não se sabe de onde, navios absurdamente avançados destinados a guerra mas, que não pertenciam a humanidade.

O objetivo desses supernavios é simples, aniquilar a raça humana! Com um arsenal insuperável, eles não possuem tripulação apenas um modelo mental que é a representação física do navio. Todos os modelos são garotas  já que a humanidade tendia no passado a batizar as embarcações com nomes femininos. Desse modo, a Névoa poderia se comunicar com os humanos na linguagem deles. O fim da humanidade parecia decidido até que um submarino de combate da Névoa foi capturado pela humanidade. O I-401 cujo modelo mental tinha a aparência de uma adolescente chamada Iona. 

Iona, ou mais precisamente, o submarino de combate I-401 escolhe Gunzo Chihaya, um jovem estudante, para ser seu comandante. Eles criam um laço de amizade e constroem a própria tripulação junto aos amigos de colégio de Gunzo e resolvem lutar contra a frota Névoa munidos com o poder do submarino I-401 para proteger a humanidade. Iona, ao contrário dos demais navios,  foi programada para obedecer as ordens de Gunzo  e ajudá-lo em sua missão.

Aoki Hagane no Aspeggio mistura ficção científica, comédia e drama. Todo o desenrolar da história incluindo os combates marítimos foca-se em estratégias para vencer a frota da Névoa. A parte da comédia se desenrola com os modelos mentais pois elas não apenas possuem formas de garotas como também personalidades próprias, dentre elas temos algumas tsunderes bem engraçadas como Takao, um navio derrotado por Gunzo e sua turma que acaba se apaixonando pelo rapaz ajudando-o em  sua missão.

O drama surge com desenvolvendo e amadurecendo das emocões dos modelos mentais questionando se deveriam aniquilar a humanidade ou não. Do porque estão fazendo aquilo? O que elas são? Onde estão? E para onde vão? Na realidade, essa é a mensagem principal, uma reflexão de valores, princípios e prioridades. O maior conflito ocorre com Kongo, um navio de combate e seu modelo mental. Altamente lógica e cética, ela trata todos os demais navios da Névoa que demonstram emoções fora de lógica como possuídas de um comportamento anormal não cumprindo as ordens do código ao qual  foram programadas. Elas são vistas como ameaça e Kongo deseja eliminá-las. No entanto, ela mesma vê seus valores e emoções confrontados por Iona que procura trazê-la a sanidade. Após uma derrota.

Aoki Hagane seria um Anime de Ficção científica bom em seu enredo e regular  em seu lado técnico. Toda a animação, ou quase toda, é criada em 3D sobre uma skin 2D.  Isso significa que o design dos personagens e cenários são típicos de um anime 2D mas, a animação é matematicamente calculada  em alguns momentos, o que comprova que técnicas 3D foram usadas em parte dela.  Creio que tanto para acelerar a produção quanto para barateá-la. Não é algo comum, alguns acham bacana outros não por esse  tipo de técnica perder muito do prazer e emoção da animação tradicional.

O trunfo do anime portanto está no drama envolvendo os modelos mentais dos navios da Névoa descobrindo a si mesmas, seus valores, ideias e o humor que, embora não seja muito original, diverte. Nesse aspecto, personagens como Takao ganham destaque. Após vê como Gunzo comandava Iona e o submarino I-401 ela sente o desejo de também ser comandada por ele, o que produz muitos momentos engraçados.

Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Caso queira nos apoiar basta clicar em nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.

Assistir Aoki Hagani no Arpeggio

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da Flying Dog do Youtube de acordo com direitos de API.