Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Suisei no Gargantia. Suspense, ação e sobrevivência em alto mar.

Suisei no Gargantia (uma das traduções adaptadas seria Gargantia sobre o Mar) é uma história original roteirizada por Gen Urobuchi, dirigida por Kazuya Murata e produzida pelo estúdio Production I.G., ou seja, não houve um mangá prévio (como normalmente acontece) como material original para a adaptação do anime. Esses projetos são apostas dos estúdios trazendo novas idéias e quem sabe tendências. Trabalhos semelhantes, como Plastic Memories, também seguem esta mesma receita. O anime foi ao ar entre 07 de Abril de 2013 e 30 de Junho do mesmo ano em um total de 13 episódios exibidos por várias redes, Fuji TV, Tokyo MX, YTC, BS11 e transmitido simultaneamente para o resto do mundo por meio do serviço de streaming Crunchyroll. Suisei no Gargantia recebeu nota 7.63/10 no MyAnimeList e 4.6/5 no Crunchyroll (só lembrando que essa última nota pode mudar de acordo com a maior ou menor popularidade do anime pelos usuários do serviço).

Em um futuro distante a humanidade se vê em uma acirrada batalha contra os Hideous, uma espécie alienígena capaz de viver no espaço representando a maior de todas as ameaças a existência dos humanos. Entre os integrantes do exército militar espacial que defende a nossa espécie está o jovem Ledo, segundo tenente da Aliança Intergaláctica e seu inseparável Chamber. Um meca gigante controlado por ele que serve como armadura, interface de comunicação com outras espécies, máquina de combate, micro habitat vital em planetas impróprios a vida humana ou no espaço, fonte imensurável de força e conhecimento.


Durante uma acirrada batalha Ledo cai em uma fenda tempo-espacial e acorda em um planeta que ele desconhece a origem. Na verdade Ledo está na Terra, lugar que jamais conheceu pois há milhares de anos a humanidade teve que abandonar o nosso planeta devido a quinta grande glaciação que simplesmente congelou quase toda a superfície terrestre. Foi essa a causa que levou a humanidade a partir para viagens intergalácticas a procura de um novo lar. Muitas pessoas não gostam de animes com robôs gigantes por alegarem entre outras coisas que a maioria deles têm uma história ruim, algo que acreditamos não ser o caso aqui. Chamber é muito carismático e percebemos de início a sua singularidade e o modo como sua inteligência artifical avançada "produz uma amizade" cativante com Ledo e o restante do elenco de Gargantia.

Procurando fugir de muitos spoilers, Ledo acorda cercado por humanos que tentam a todo custo abrir e descobrir o que há no interior de Chamber sem conseguir causar um arranhão sequer em uma máquina milhares de anos a frente em termos tecnológico. Nosso protagonista tem um primeiro contato desastroso com os humanos. Acreditando que eles são hóstis ele rapta Amy, uma garota com quem ficará bem próximo durante a trama. Logo, logo ele e os terráqueos começam a se entender pois Chamber se prontifica a analisar os padrões de fala e traduzir o que é dito de um lado para outro. Começa então a jornada com esses estranhos terráqueos que vivem em um conglomerado de embarcações enormes sobre o mar, uma verdadeira cidade aquática chamada Gargantia.

O anime prende a quem assiste pelo enredo misterioso, pelos personagens cativantes com destaque para o robô gigante Chamber uma máquina, que como já salientamos, é super inteligente sempre fazendo análises sobre as situações e acontecimentos de forma a manter Ledo a par do que acontece a sua volta. Um companheirão que cativa logo nos primeiros episódios. Ficamos na expectativa de descobrir o que houve com a Terra! Por que os humanos agora vivem em cidades sobre o mar? Não há mais terra firme? Que mistérios existem debaixo d'água? Que tipo de transformação a humanidade sofreu? Pois a própria Gargantia é formada por navios que antes estavam submersos e foram recuperados pelos humanos. Que relação existe entre os Hideous e a antiga civilização que um dia existiu?

Há combates contra piratas, momentos de festividade e interação onde Ledo vai pouco a pouco aprendendo a língua e o modo de vida encontrando seu lugar não apenas físico mas no coração dos habitantes, especialmente de Amy. Mas, o jovem militar simplesmente é obcecado por seu dever e deseja a todo custo voltar a Aliança Intergalácta. Há uma atmosfera emocional delicada aqui pois são formadas amizades e criadas expectativas que podem ser rompidas a qualquer momento com a partida do jovem, ataques piratas, ou outra reviravolta inesperada na história.

Por hora tudo ia bem até que, numa expedição submarina atrás de tesouros Ledo e Chamber se deparam com as Lulas-Baleias, criaturas enormes com a mesma aparência e constituição genética dos Hideous, o que isso significava?  Para não alongar mais o artigo lembramos que há vários personagens que completam o elenco de Suisei no Gargantia: Amy (que já mencionamos), uma garota bonitinha que entrega encomendas usando um tipo de Asa-Delta junto com suas colegas Saaya e Melty; Pinion, um explorador de tesouros submarinos com uma personalidade folgada. Ele faz consertos no Gargantia sendo um gênio na manutenção de armas e máquinas mas, guarda um desejo de vingança contra as Lulas-Baleias pela morte de seu irmão; Bellows, uma garota que exerce basicamente a mesma função que Pinion, ela tem personalidade forte e pega pesado quando Pinion faz besteira; Fairlock, um senhor de saúde frágil que comanda a Gargantia e Ridget, ela é seu braço direito na administração da cidade flutuante.

Visualmente o anime é bem bonito, um pouco acima da média que vemos no mercado. Quase não há bugs nos traços nem nas animações. Há momentos de ação fluida sendo que foi usada CG nos movimentos de Chamber em combate mas, na dose adequada, o que deixa o resultado prazeroso aos olhos. O traço é bacana, colorido com destaque para o formato cheinho dos rostos e corpos das garotas.

Suisei no Gargantia tem os ingredientes para cativar os fãs do estilo durante os 13 episódios. Os personagens, suas histórias de vida, personalidades e conflitos são muito bem trabalhados com destaque para o envolvimento de Ledo e Amy. Vale apena conferir.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado e após o cadastro basta escolher as legendas em português do Brasil:



Valeu e até a próxima.