Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Boku Dake Ga Inai Machi (Erased). Uma nova chance de mudar o passado.

Boku Dake Ga Inai Machi cuja tradução para o português seria "A cidade onde eu não existo" é um mangá de thriller, ficção científica e suspense escrito e ilustrado por Kei Sanbe e publicado pela Young Ace, propriedade da Kadokawa Shoten. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio A-1 Pictures sendo exibida no Japão com exclusividade pela Fuji TV entre 8 de Janeiro de 2016 e 25 de Março do mesmo ano em um total de 12 episódios. Erased, como também é conhecido em inglês, foi transmitido simultaneamente legendado em várias línguas para o resto do mundo pelo serviço de Straming Crunchyroll e obteve notas 8.61/10  no MyAnimeList e 4.9/5 no próprio Crunchyroll.

Satoru Fujinuma é um jovem de 29 anos com um dom especial, em momentos em que algum acidente ou tragédia acontece ele é enviado alguns minutos ou horas no passado por um estranho fenômeno que não entende ou controla e dessa forma pode interferir nos acontecimentos evitando que o pior aconteça e pessoas sejam mortas. Trabalhando em uma loja do MacDonald's, Satoru parece não ter sido uma pessoa bem sucedida em sua vida ou carreira e muito disso se deve ao fato da culpa que sente por ter atravessado um grande drama em sua infância que o traumatizou. Enquanto estava no ensino fundamental em 1988, uma série de assassinatos de crianças sem solução aparente aconteceu na escola em que ele estudava e alguns de seus colegas de classe foram mortos. Uma dessas crianças em especial era Kayo Hinazuki uma garota estranha, misteriosa e silenciosa que talvez pudesse ter sido salva se Satoru houvesse construído uma amizade mais próxima e evitado que ela ficasse sozinha a noite no parque, no dia do assassinato. O jovem simplesmente não consegue se perdoar por isso.

Agora já adulto, tudo era passado. Numa entrega de pizza ele se vê no meio de um acidente e volta 5 minutos no tempo evitando que um garotinho fosse atropelado mas, em consequência o próprio Satoru se fere e sua mãe Sachiko Fujinumi, uma mulher perpicaz que parece adivinhar o que acontece dentro da mente de seu filho, vem morar com ele ajudando-o em sua recuperação. Satoru vai fazer compras no supermercado junto com Sachiko e Airi Katagiri, uma estudante do ensino médio e colega de trabalho que o ajuda muito no início do anime mas fica em segundo plano, pelo menos até os episódios finais. Ele sofre mais uma vez o fenômeno de volta no tempo, algo de ruim estaria para acontecer? Alguém seria assassinado ou raptado? Por fatos que não contarei aqui para evitar maiores spoilers a mãe de Satoru é assassinada dentro de casa por ter percebido algo naquele supermercado e o jovem é tido como o principal suspeito pois foi flagrado por uma vizinha tentando reanimar sua mãe caída na sala de casa.

Como um passado não resolvido tende a assombrar o presente, Satoru vivencia novamente o fenômeno de volta no tempo e retorna como uma criança para o ensino fundamental em 1988. É aqui a primeira surpresa da história de Erased, eu não esperava por isso, os primeiros minutos me fizeram pensar que o enredo se desenrolaria no presente mas, ele volta ao passado. O que de início me deixou deslocado como se tudo tivesse resetado do nada mas após alguns episódios é esclarecido o porquê daquilo. Ele teria a chance de mudar o que aconteceu em sua infância e também no presente, poderia evitar a morte de sua mãe e de seus colegas de classe e amigos e descobrir finalmente quem seria o serial killer de crianças. Que ligação haveria entre o que ocorreu no passado e a morte de Sachiko?

Erased ou Boku Dake Ga Inai Machi foi muito bem recebido pela galera que curte anime por ser bem enredado, tenso, emotivo e ao mesmo tempo leve e bonitinho. É o tipo de trabalho que se sobressai por ser um pouco mais profundo, denso, ter uma pegada mais consciente e mexer com nossas emoções mais humanas; nessas características o material nos lembra um pouco Nagi no Asukara, outro anime emocionante envolvendo crianças. Erased é cheio de uma atmosfera que mistura momentos de descontração com momentos de medo e apreensão, o anime captura sua atenção até o fim sendo um suspense em que os fatos e verdades vão aparecendo e o grande vilão, desmascarado! Ele tem um tom mais pesado por contar situações dramáticas, a jovem Kayo Hinasuzi, por exemplo, era espancada por sua mãe e chegava ao colégio cheia de hematomas e ferimentos escondendo-os para que seus colegas não descobrissem. 

A história mais séria é contrabalançada pelo estilo visual bonitinho e que nos traz sentimentos mais calmos e infantis. Como se você quisesse trazer algo doce e inocente para uma dura e chocante realidade o anime é repleto de momento de alegria e amizade entre as crianças que compõem o elenco, nós as vemos conversar entre si, fazer festas de aniversário, cuidar uns dos outros, caminharem juntos para a escola, rola até uma paquerinha. Satoru usa de todas as informações e inteligência que possui para evitar cada passo do serial killer e salvar seus amigos de infância da morte e ficamos na torcida que ele livre Hinazuki das garras de uma mãe violenta e construa amizade com outras crianças tirando-as do círculo de perigo. Aos poucos vamos desvendando quem estava por trás daqueles assassinatos. Seria a mãe de Hinazuki? O namorado dela ou professor da escola? Quem sabe uma pessoa que até então não era suspeita?

Em termos técnicos, o estúdio A-1 Pictures geralmente faz um bom trabalho entregando algo acima da média. Gráficos bonitos com um traço cativante. A animação é ótima sem bugs ou falhas e a direção consegue manter uma atmosfera consistente até o final. Para quem curte o estilo, vale a pena conferir Boku Dake Ga Inai Machi.

Compartilhar aí, ajuda muito. Valeu e até a próxima.

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado e, após o cadastro, basta escolher as legendas em Português do Brasil.