Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Aldnoah.Zero, uma super produção com trilha sonora épica.



Aldnoah.Zero é um anime original de ação militar com mecas bancado por uma montanha de produtoras resultando em um trabalho maravilhoso com uma qualidade final acima do que costumamos vê na animação japonesa e uma trilha sonora simplesmente épica, sem exageros. O anime é um projeto original da Olympus Knights criado por Gen Urobuchi, escrito por Katsuhiro Takayama e dirigido por Ei Aoki com uma trilha sonora fenomenal criada por Hiroyuki Sawano. Oito produtoras do ramo de entretenimento japonês bancaram o mega projeto Aniplex, Movic, Nitroplus, Houbunsha, Mages, Tokyo MX, Asahi Broadcasting e BS11. Dois estúdios A-1 Pictures e TROYCA trabalharam juntos na produção de duas temporadas de 12 episódios cada uma, coisa grande. A primeira temporada foi ao ar no verão japonês de 2014 entre 06 de Julho e 21 de Setembro obtendo nota 7.61\10 no Myanimelist com mais de 163.000 usuários votantes; já a segunda estreou no inverno de 2015 entre 11 de Janeiro e 29 de Março obtendo nota 7.13\10 no Myanimelist com mais de 107.000 usuários votantes sendo transmitidas por várias redes Tokyo MX, GTV, GYT, BS11, ABC e AT-X e pelo serviço de streaming Crunchyroll incluindo legendas em Português do Brasil. O Anime foi licenciado pela Aniplex of America.

Aldnoah.Zero é uma produção incrível cheia de momentos épicos acompanhados por uma trilha sonora deliciosa e variada abordando o conflito entre a Terra e Vers (Marte). Cheio de adrenalina, o núcleo de seu enredo gira em torno de três personagens principais Inaho Kaysuka, um cadete novato muito habilidoso em análise do combate. Grande parte da empolgação do anime vem dos raciocínios do garoto frente aos condes Versianos, apesar dos Catafractos terráqueos possuírem tecnologia bem inferior Inaho sempre descobre um ponto fraco, usando sua inteligência para encontrar brechas e derrotar o inimigo. Essa é uma das partes mais legais de Aldnoah.Zero. Asseylum Vers Allusia é a princesa do planeta Vers (Marte) e neta do imperador. Jovem, bonita, diplomática ela adquiriu um forte amor pelo planeta azul e deseja manter relações de paz, infelizmente uma facção dos condes versianos planejou um atentado terrorista a sua visita a Terra colocando a culpa nos terráqueos tendo assim a desculpa perfeita para iniciarem um ataque militar de colonização.  

Slaine Troyard, querido por alguns que assistiram e odiado por outros ele não chega a ser completamente um vilão mais sem dúvida é o anti-herói de Aldnoah.Zero. Slaine é um terráqueo filho de cientista que foi habitar em Marte servindo ao Conde Cruhteo, ele tem uma admiração profunda, platônica (não sei se algo mais) pela princesa Asseylum por ter salvo a sua vida. Por ser um terráqueo entre Versianos é fortemente discriminado e rejeitado tendo que eliminar alguns de seus dissabores durante o anime. Seu afeto pela princesa Asseylum acaba criando objetivos um tanto quanto distorcidos e Slaine passa a cometer atos desprezíveis acreditando está fazendo tudo pelo bem  princesa incluindo deixar morrer o conde Saazbaum seu pai adotivo e protetor. Slaine se torna então o maior rival de Inaho.

Em Aldnoah.Zero a humanidade conseguiu habitar em Marte. Em 1972 um hiper portal alienígena foi encontrado na face oculta da Lua permitindo a humanidade viajar instantaneamente para o planeta vermelho estabelecendo morada por lá. Não apenas o portal foi descoberto como também uma tecnologia avançada que funcionava com a Aldnoah, uma energia milagrosa que acreditavam ter sido criada pelos deuses. Apenas alguém com genética escolhida poderia ser o portador dessa energia, o primeiro imperador de marte Rayregalia Vers Rayvers (cuidado para não travar a língua) e sua descendência foram os escolhidos para serem os portadores dessa energia. O Imperador de Vers e sua posteridade de início são os únicos capazes de usar tal poder, ele então elege 37 condes e os concede o direito de usar o Aldnoah em troca de sua lealdade ao império. Cada um dos condes possui um castelo interplanetário e um Catafracto (meca) personalizado ativado e alimentado somente pela energia concedida pelo imperador.

O império de Vers rompe relações com a Terra tornando-se um planeta independente e ambos passam a viver em uma guerra fria sempre à espera de que um ataque marciano venha a ocorrer procurando tomar os recursos naturais do planeta azul. É o que acontece em 1999 com uma batalha no espaço que culminou com a destruição parcial da lua pela explosão do hiper portal e a morte da noiva do conde Saazbaum que jurou vingança. Esse evento histórico ficou conhecido como Heaven's Fall (a queda dos céus). Agora 15 anos depois em 2014 uma nova catástrofe proposital transformou-se na desculpa perfeita para que os 37 condes do império de Vers investissem novamente um ataque militar de colonização contra as forças da Terra. Os castelos dos condes são simplesmente fortalezas militares flutuantes no espaço, cada conde tem suas terras colonizadas em Vers e seu próprio exército particular mas eles querem mais. Dotados do poder de Aldnoah e de tecnologia superior eles são uma ameaça temida pelos terráqueos.

Por falar em Catafractos estes são o show dos momentos de ação. Tal nome foi dado aos mecas de combates que são os robôs gigantes pilotados por soldados, usados em batalha. Os Catafractos Versianos são muito superiores com design exótico eles possuem armas personalizadas que vão desde katanas a laser até mesmo o controle da temperatura ou da gravidade. Já os Catafractos terráqueos dispõem de armas de fogo de grosso calibre e da capacidade de flutuarem com a ajuda de jets. Os orgulhosos e arrogantes Condes Versianos foram vendo suas forças e seus queridos Catafractos serem destruídos um por um graças ao pensamento sagaz e analítico do jovem Inaho Kayzuka o que os deixou profundamente indignados desejando sangue, querendo a cabeça dos humanos da Terra e do jovem cadete conhecido por seu catafracto laranja. 

Cheio de protagonistas marcantes com personalidades fortes Aldnoah.Zero nos faz querer vê a vitória de uns e a rendição de outros que inevitavelmente acabam por nos revoltar seja pela arrogância ou pela estupidez. Os condes podem ser considerados os grandes vilões do anime são prepotentes, soberbos, orgulhosos, ambiciosos, se doem por qualquer ofensa e se acham superiores aos terráqueos devido o poder que lhes foi conferido que eles acreditam ter vindo dos deuses. Não existe muito fidelidade sequer entre eles. São traiçoeiros e de acordo com seus interesses não exitam em assassinar um companheiro da mesma fraternidade. Nem todos os condes são assim existem aqueles que possuem um certo código de ética e mantém fidelidade a princesa e ao império porém, a facção que planejou o atentado no início do anime são realmente traiçoeiros. Um exemplo é o conde Marylcian, irritante e convencido sendo um dos dissabores derrotados por Slaine.

O lado técnico:
A trilha sonora de Aldnoah.Zero é de longe a característica artística mais especial do anime e uma das, senão a mais empolgante que já ouvi. Um pop-rock boladão misturado com orquestra cheio de refrões épicos. Alguns momentos que tinham tudo para serem apenas "ok" passam a ser grandiosos graças ao background sonoro fenomenal da trilha. Sem dúvidas é o trunfo que torna o anime tão empolgante. A animação é bacana. Não é excepcional, a melhor dos últimos tempos mas está acima da média de mercado. O estilo visual dos personagens merece destaque para os olhos arredondados (principalmente nas protagonistas) e os lábios que ficam bicudos :) e muito engraçados quando vistos de perfil. Rola aquele fã-service tipo a Inko (amiga de Inaho) vestindo uniforme. 
Não poderia deixar de falar da qualidade da direção, Ei Aoki em 2013 criou o estúdio Troyca junto a mais dois amigos e já foi o diretor principal de várias produções Girls Bravo (2004\2005), Ga-Rei: Zero (2008), Hourou Musuko (2011), Fate\Zero (2011\2012) e atualmente é o diretor principal de Re:Creators (2017). Grande parte da diversão de Aldnoah.Zero vem de sua boa direção, houve uma ou outra escorregada tipo a escolha em colocar neve demais no combate dos terráqueos contra o castelo do conde Saazbaum no final da primeira temporada que não ficou tão legal. Não considero Aldnoah.Zero um trabalho fácil de se dirigir, existem muitos detalhes nas cenas de batalha especialmente quando elas ocorrem no espaço majoritariamente na segunda temporada que são uma dor de cabeça e caso o diretor não saiba trabalhar bem ele simplesmente perde a oportunidade de produzir cenas frenéticas e capturar a tensão do momento. Felizmente os combates no espaço ficaram muito bons.

Lamento dizer que a galera que curte romance vai se decepcionar com o final de Aldnoah.Zero. Durante toda a trama a relação entre Inaho e a princesa Asseylum enquanto ela esteve na Terra ou o amizade platônica entre ela e Slaine deixava aquele clima de que fosse rolar um algo a mais. O mesmo posso dizer da relação entre Inko e Inaho, a moça gostava dele mas, nada rolou. As expectativas equivocadas vem de não percebermos a proposta geral do anime, ele não é um romance mas sim um anime militar de ação. O que deve ter irritado muito é o fato da princesa ter escolhido um conde, personagem secundário sem expressividade alguma na história para ser seu marido por razões políticas se intitulando a nova imperatriz de Vers devido a demência pela idade de seu avô e assim alcançando o apoio da maioria dos condes e pondo fim aos conflitos. Isso foi inesperado, foi decepcionante, um banho de água fria nas expectativas dos fãs. Poderia até não haver romance algum já que esse não era o foco de Aldnoah porém, terminar dessa forma deve ter magoado o coração de alguns. Esse fato porém não ofusca esse brilhante trabalho. Recomendado.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:

* Assistir Aldnoah.Zero


Video promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/07/fullmetal-panic-invisible-victory-volta.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/recreators-o-grande-hype-da-temporada.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/knights-and-magic-um-protagonista.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/darling-in-franxx-producao-ambiciosa.html