Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Boku no Hero Academia. O fenômeno de sucesso estrondoso!


Obs: Caso deseje vê todos os animes já revisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no Menu acima. Todos os animes mencionados que já contam com reviews em nosso site estão linkados no texto.

Confesso que estava ansioso para trazer Boku no Hero Academia para um review aqui no site. Um dos shounen de batalha de maior sucesso na atualidade o anime tem simplesmente atraído a atenção por toda a parte tamanha é a sua expressividade em várias sites e fórum mundo a fora.

Começando pela Staff, Boku no Hero Academia (Minha Academia de Heróis)  é a adaptação do Mangá escrito e ilustrado por Kohei Horikoshi, publicado pela Shounen Jump. A adaptação para anime foi produzida pelo Estúdio Bones (que produziu Fullmetal Alchemist: Brotherhood e Noragami) com direção de Kenji Nagasaki (diretor de storyboard de Gosick), texto de Yousuke Kuroda (que escreveu para Battle Girl High School e Tenchi Muyo Ryo-Ohky) e música de Yuuki Hayashi (compositor de ouvido antenado na atualidade que trabalhou em Kiznaiver). Boku no Hero contou com o apoio das produtoras Dentsu, Mainichi Broadcasting System, Movic, TOHO animation e Shueisha sendo a primeira temporada exibida na primavera de 2016 entre 03 de Abril e 26 de Junho em um total de 13 episódios incríveis e arrebatadores e a segunda temporada exibida na primavera e verão de 2017 entre 01 de Abril e 30 de Setembro em um total de 25 episódios programados. A primeira temporada alcançou excelente nota 8.41\10 no Myanimelist com um volumoso número de mais de 527.000 membros e mais de 330.000 usuários votantes. Já a segunda atingiu nota ainda maior 8.83\10 no Myanimelist com menores mas expressivos 336.000 membros e 117.000 usuários votantes.  Números realmente grandiosos para um anime.

O mundo mudou quando há alguns anos uma criança nasceu com uma luz brilhante iluminando todo o seu corpo. Logo todos iriam perceber que mais de 80% das crianças nascidas a partir daquele acontecimento desenvolviam algum tipo de poder quando alcançavam mais ou menos os 5 anos de idade. Políticas governamentais e escolas especializadas foram criadas para classificar, educar e direcionar os poderes dessas pessoas. Alguns passaram a usá-los para o bem da sociedade, são os heróis. Outros os usaram para proveito próprio e para o crime, são os vilões. É nesse ponto que somos apresentados ao jovem Izuku Midoriya (dublado por Daiki Yamashita) que desde criança desejava ser super herói e era fã de carteirinha de ninguém menos que All Might (dublado por Kenta Miyaki) a lenda viva, o maior herói em atividade e conhecido como "o símbolo da paz". Midoriya passava a infância assistindo vídeos das primeiras aparições de All Might na internet e queria ser como ele. Lamentavelmente um exame médico comprovou que o garoto fazia parte do pequeno grupo de pessoas que nasciam sem qualquer individualidade (poder) e isso era fim de seu sonho. Já quase no ginásio Modoriya é um garoto frustrado ainda mais com os bullyings sofridos por Katsuki Bakugou (dublado por Nobuhiko Okamoto) seu amigo de infância. Ele possui a individualidade de produzir explosões é arrogante e super, ultra orgulhoso. Bakugou quer ser o herói número um do mundo e não gosta muito o lado bonzinho de Midoriya e de início passa a ridicularizá-lo já que o garoto nasceu sem individualidade. Tudo, absolutamente tudo muda na vida de Izuku quando ele tem um encontro inesperado com All Might o seu herói favorito. Vendo tamanho desejo do garoto de servir ao bem apesar de não possuir nenhuma individualidade, All Might vê nele um espelho próprio e acaba por torná-lo seu sucessor transferido para Midoriya o poder do One for All. Ou seja, nascer com uma individualidade não é a única forma de possuí-la.

Todos os ingredientes para um anime de super heróis de sucesso estão lá a trilha sonora memorável, as batalhas épicas que ficam na lembrança das crianças por anos a fio, as reviravoltas, a adrenalina, o desenvolvimento dos personagens. A capacidade de Midoriya em usar o One for All de início é o grande destaque da primeira temporada. Por ser um poder absurdo, bem absurdo, ele não consegue controlar ou dosar na medida certa e acaba tendo braços e perdas quebradas após disferir um único ataque. Midoriya passa no teste de aptidão e vai para a UA Academy a principal academia de heróis do Japão tendo ninguém menos que All Might como um de seu professores. 

Vários outros personagens muito carismáticos se juntam a classe agradando a todo tipo de público, garotos e garotas. Shouta Todoroki (dublado por Yuki Kaji) é filho do super herói número dois do mundo, Endeavor. Tendo a habilidade de usar tanto o fogo quanto o gelo Todoroki odeia seu pai por manipular a vida de sua mãe e querer usá-lo para ser o herói número. Título esse que Endeavor não conseguiu tomar de All Might e por isso o detesta; Tenya Lida (dublado por Kaito Ishikawa) possui a individualidade de super velocidade, ele é o típico aluno exemplar, meio chato sempre dando bronca no pessoal, fala com as mãos feito um italiano mas em linhas gerais acaba se tornando um grande companheiro dos demais. Inesperadamente ele recebe um grande choque quando o seu irmão mais velho quase é morto pelo assassino de heróis; Ochaco Uraraka (dublada por Ayane Sakura) é uma garota bonitinha, rechonchuda e possui a individualidade de mudar o poder da gravidade, ela entrou na academia porque queria ganhar dinheiro e ajudar seus pais, só lembrando que os heróis que se destacam acabam por trabalhar para o governo sendo pagos por seu bom serviço; Tsuyu Asui (dublada por Aoi Yuuki) possui uma individualidade bem parecida com um sapo, sem dúvida inspirada no Groxo de X-Men Evolution mas sem o lado nojento. Comento já sobre essas inspirações. O seu lado comédia e o modo de falar fazem dela uma das protagonistas favoritas. Há muitos outros indivíduos igualmente marcantes na história de Boku no Hero que se eu fosse acrescentar nesse review daria um livro, fica para o pessoal que não mora na Terra e ainda não conferiu o anime dá uma olhada depois.

Boku no Hero Academia é um shounen de batalha com lutas eletrizantes e uma trilha sonora igualmente memorável. Para se ter ideia do quanto o anime se destacou um youtuber editou em cinco minutos a batalha de All Might vs Nomu no final da primeira temporada. Esse vídeo em questão de pouco tempo alcançou mais de 3.000.000 de visualizações tendo versões semelhantes em várias línguas. Nós podemos dividir a história até agora em 3 momentos (possivelmente haverão novas temporadas) o primeiro é o encontro de All Might e Midoriya e o esforço do garoto para controlar o One for All, o segundo arco é o torneio de super heróis (já na segunda temporada) e o terceiro momento até aqui vem com o estágio dos alunos e uma nova ameaça chegando.

Tecnicamente falando...

Boku no Hero academia é diferentão, o traço visual usado pelo autor Kohei Horikoshi é claramente inspirado nos super heróis americanos tanto da atualidade quanto do passado, o próprio All Might parece ser desenhado a nankim lembrando o Aquamen ou o super-man das revistas em quadrinho lá dos anos 70 ou 80 com seus olhos invisíveis e o sorriso sempre exposto e brilhante destacando a arcada dentária (algo comum no cinema dos anos 70 onde os atores americanos tinham que ter um brilhante sorriso) e de fato, ele é tão poderoso quanto o próprio super-man e seus golpes especiais têm nomes de estados ou cidades famosas dos Estados Unidos. A trilha sonora é simplesmente épica, uma mistura entre rock n' roll e orquestra muito massa!

A direção bacana escorrega um pouco, na batalha entre All Might e Nomu um olhar observador percebe que ela truncou um pouco, a câmera colocada em posições confusas nos giros no ar e uma falta de frames ou de velocidade um pouco antes de All Might arremessar Nomu no chão interferiu, mesmo que por segundos, na adrenalina do momento. Nada é perfeito mesmo em um ótimo anime. A ação de Boku no Hero é tão bacana que quando ela decaí ou não dura o suficiente, frustra! 
A audiência no Brasil...
Por aqui infelizmente pouca ação significa esquecimento rápido. Como todo anime longo, Boku no Hero tem uma história a ser contada. A primeira temporada foi um choque, um estrondo por todo o mundo, algo novo e inesperado. A segunda temporada embora siga aquela velha fórmula manjada de torneios de poderes ou artes marciais é tão cheia de ação quanto. A partir de sua metade até esse momento o anime tem se focado mais em desenvolver sua história guardando a adrenalina para os momentos finais (talvez ocorram mais temporadas) como o ritmo desacelerou a galera por aqui perdeu logo o interesse.

Em resumo Boku no Hero Academia é um fenômeno mundial e certamente aguarda boas surpresas em seus próximos episódios.
 
Comente e compartilhe aí, ajuda muito. 

Caso queira nos ajudar basta averiguar de que forma no menu lateral.

Valeu e até a próxima.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.

Assistir Boku no Hero Academia

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da Toho Animation no Youtube de acordo com termos de API, não infringe direitos autorais.