Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Himouto! Umaru-chan. As alunas colegiais exemplares podem não ser exatamente o que aparentam.

Obs: Se você deseja vê todos os animes já revisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" mais acima. Os demais artigos para a maioria animes citados e já revisados por nós estão linkados no texto.

Esse anime nos ensina que as pessoas podem não ser o que vemos e sua verdadeira natureza talvez se revele mais engraçada e surpreendente do que imaginamos. Himouto! Umaru-Chan é a história engraçadíssima de uma aluna do ensino médio perfeita, maior gata, cheia de estilo, reluzindo por onde passa, com um fã-clube enorme, sempre com as melhores notas possíveis no colégio e nas aulas de educação física. Um exemplo de inteligência e refinamento, quer dizer, até chegar em casa e...

Começando pela staff Himouto! Umaru-chan (que significa Irmãzinha Umaru) é um mangá em série em estilo comédia, escolar, seinen e slice of life escrito por Sankaku Head (que é o mesmo autor de High School of the Dead) a adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Doga Kobo (o mesmo estúdio de Gabriel Dropout e New Game!) com direção de Masahiko Ohta (o mesmo diretor de Gabriel Dropout e Kotoura-san), texto escrito por Takashi Aoshima (que trabalhou em Kotoura-san, Gabriel Dropout, Clockwork Planet, Renai Boukun e Rewrite entre outros) e música de Yasuhiro Misawa (que compôs para Kotoura-san e Kokoro Connect). O anime foi ao ar na temporada de verão de 2015 entre  09 de Julho e 24 de Setembro em um total de 12 episódios exibidos pelas redes ABC, Tokyo MX, BS11 e AT-X e transmitido para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll incluindo legendas em Português do Brasil. Himouto! Umaru-chan recebeu nota 7.48\10 no Myanimelist com mais de 215.000 membros integrantes e uma segunda temporada entitulada Himouto! Umaru-chan R está confirmada agora para o Outono de 2017.
A jovem Umaru Doma (dublada por Aimi Tanaka) é o que podemos considerar uma aluna modelo. Esbelta, inteligente, polida e bem educada em público. Porém, quando chega em casa ela muda disso... para isso...
Umaru na verdade é uma otaku viciada em games, animes e junk food. Não faz nada a não ser comer batatinha frita o dia inteiro tomando Coca-Cola e jogando video game ou assistindo anime. Ela veio morar com seu irmão Taihei Doma (dublado por Kengi Nojima) por conta dos estudos. O rapaz simplesmente é pai e mãe da garota e corta um dobrado para conseguir colocá-la na linha, sem muito sucesso. O problema é que ele não pode reclamar já que o propósito de Umaru vir morar junto são os estudos e nisso ela é perfeita. O jovem trabalhador não consegue entender como alguém tão ociosa e permissiva consigo mesma pode se sair tão bem nas notas e não engordar ou ter problemas de saúde devido a quantidade de refrigerante e salgadinhos que ela ingere cotidianamente. Confesso que quando passei de relance por esse anime e vi o estilo visual zuado da Umaru vestida em seu pijama de esquilo mais parecendo uma criança levada do que uma aluna do ensino médio não dei muita bola até que resolvi assisti e encontrei um material bem hilário.
Umaru esconde essa face preguiçosa de suas amigas principalmente de Ebina (dublada por Akari Kageyama) que mora no andar de baixo. Nana Ebina é extremamente tímida, de busto avantajado, atrapalhada e atrasada nos estudos mas tem aquele jeitinho doce :) que só as lolitas possuem e parece ter uma quedinha por Taihei; Uma outra amiga mais chegada a Umaru é Tachibana Sylphinford (dublada por Yurina Furukawa) alegre, excêntrica e de cosplay, Tachibana se considera a rival número um da nossa amiga preguiçosa no colégio e compete com ela por tudo, até mesmo para vê quem termina o almoço primeiro. Sylphinford tem um sotaque estranho no final das frases e por algum motivo que só Deus sabe seus olhos parecem conter trevos de quatro folhas e seus lábios são semelhantes aos de um gato. E por fim temos a estranha, fechada, hentai, antissocial e profundamente arisca Kirie Motoba (dublada por Haruka Shiraishi). Motoba na verdade deseja ser amiga de Umaru mas, não consegue. Ao tentar entregar algo perdido ela acaba descobrindo a personalidade preguiçosa de sua colega admirável contudo, um tanto quanto tapada, Kirie acaba se convencendo que a moça na sua frente vestida com pijama de esquilo na verdade é a irmã mais nova de Umaru e não a própria. Kirie passa a chamar a sua amiga de "mestre" pedindo conselhos sobre como se aproximar de Umaru.

Taihei é um típico jovem assalariado japonês, trabalha até se matar junto de seus colegas Takeshi Motoba (dublado por Hiroki Yasumoto) o "bomba", irmão mais velho de Kirie e Kanau Kongou (dublada por Ami Koshimizu) sua gerente. Takeshi era azarado nos estudos, atualmente se dá mal nos relacionamentos amorosos é preguiçoso nas primeiras horas de trabalho e vive levando uma surra após a outra de sua irmã já que ele se mete nas coisas dela sem pedir e come sem permissão seus biscoitos caseiros. Kanau é amiga de colégio de ambos. Autoritária, controladora, apaixonada por Taihei mas não tem coragem de se confessar. Ela é linha dura, um tanto quanto mal humorada e sarcástica, adora tirar uma com a cara de Takeshi especialmente por causa de seu cabelo em estilo afro.

Himouto! Umaru-chan tem um elenco de personagens enxuto mas muito bem escolhido. Todos eles são cativantes lá cada um a seu modo e os acontecimentos contados durante o anime são leves, agradáveis e divertem facilmente a quem assiste. O roteiro e visual são igual a doce para criança e a nota alta no Myanimelist junto a segunda temporada chegando comprovam isso. A graça mesmo fica por conta da extrema preguiça e malandragem de Umaru dentro de casa em contraste com o seu comportamento muito educado e socialmente admirável no colégio sem mencionar o visual "diferente" debaixo daquele pijama de esquilo. Os personagens podem até parecer um pouco com outros que vemos na indústria mas, a adaptação foi trabalhada direitinha nas particularidades de cada um os tornando únicos e encaixando-os bem no universo da história. Geralmente em animes de comédia as pessoas não desejam está perdendo vários episódios entendendo as motivações de cada um elas desejam apenas se divertir com algo engraçado. Aqui houve uma preocupação em manter a harmonia entre contar uma história leve e família e divertir com memes, situações bizarras, caras e bocas.

Tecnicamente falando...
A qualidade visual de Himouto! Umaru-chan é ótima cores vivas, um traço excelente para compôr o visual dos personagens com destaque especial para os olhos e pupilas bem arredondados assim como o formato da cabeça, muito atraente para o público jovem, particularmente as garotas. A animação está dentro dos conformes do mercado atual e pessoalmente não há o que reclamar dela, não enxergamos bugs ou travões que comprometem a fluidez. Como o foco é extrair humor das situações cotidianas de uma garota preguiçosa a direção trabalha em boa parte do tempo no ambiente caseiro de Umaru ou dentro de sala de aula com suas colegas. Recomendado.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito. 

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.

Valeu e até a próxima!

Assistir Himouto! Umaru-chan

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da produtora Toho Animation no Youtube. Não infringe direitos autorais.