Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru. Um suspense intrigante.

Obs: Se você deseja vê todos os animes já revisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima. Todos os animes citados e que já contam com reviews em nosso site estão linkados no artigo.

Um suspense intrigante. Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru ou Beautiful Bones: Sakurako's Investigation (como foi entitulado em inglês) nos é apresentado como um anime com enredo cheio de mistério e ossos, muitos ossos! Produzido pelo mesmo estúdio de Re:Creators e que participou de Aldnoah.Zero nós nos deparamos com um roteiro diferente e empolgante aliado a um visual bonito, animação de qualidade e uma protagonista que adora investigar sere mortos.

Começando pela staff, Sakurako-san é uma light novel de suspense e mistério com uma pitadinha de terror psicológico do tipo seinen (para jovens adultos) escrita por Shiori Ota com ilustrações de Tetsuo (que também ilustrou para Utsuro no Hako to Zero no Maria). A adaptação para anime foi realizada pelo estúdio Troyca (o mesmo de Re:Creators e Aldnoah.Zero) como direção de Makoto Katou (diretor de episódio e storyboard de Btoom e diretor assistente de Re:Creators), texto de Takayo Ikami (que também escreveu para o engraçadíssimo Rokujouma no Shinryakusha!?) e música composta pelos integrantes da Technoboys Pulcraft Green-Fund (que compuseram para Witch Craft Works, Trinity Seven, Kono Bijutsubu ni wa Mondai ga Aru! e mais recentemente Kakegurui entre outros). O anime foi ao ar na temporada de Outono de 2015 entre 07 de Outubro e 23 de Dezembro em um total de 12 episódios exibidos por várias redes Tokyo MX, KBS, SUN, HBC, TVS, CTC, TVK, GBS, BS11, MTV, TVQ e transmitido para o restante do mundo pelo serviço de Streaming Crunchyroll. Sakurako-san recebeu nota 7.47\10 no Myanimelist com mais de 116.000 membros integrantes e mais de 52.000 votantes.

O jovem Shoutarou Tatewaki (dublado por Junya Enoki) é um garoto entediado com sua vida de aluno do ensino médio porém ao encontrar Sakurako Kujou (dublada por Shizuka Itou) ele percebe que sua vida jamais seria a mesma. Confundindo-a de início com uma má pessoa (ao vê-la cozinhando ossos em um caldeirão) Shoutarou descobre que Sakurako na verdade é uma esteologista, profissional da anatomia que estuda a estrutura, forma e o desenvolvimento dos ossos dos seres vivos. Sakurako é fascinada pelo seu trabalho e passa boa parte do tempo reconstituindo e remontando ossos de seres mortos e à procura de novas criaturas para completar a sua coleção, sinistro! Com o passar do tempo ambos criam uma amizade profunda e Shoutarou a acompanha durante suas "investigações em campo aberto". Soa bizarrro? Com certeza é um tema no mínimo diferente para uma light novel ou anime. Sakurako geralmente acaba tropeçando em cadáveres de pessoas mortas e muitas dessas não por causas naturais.

A atmosfera misteriosa e um tanto amedrontadora do anime junto à personagens cativantes nos prendem durante os 12 episódios de Sakurako-san. Muito mistério e revelações surpreendentes com um texto bem adaptado. As situações e acontecimentos expostos produzem real tensão e expectativa tipo, uma criança abandonada que surge pelas ruas com manchas de sangue em sua bolsa, o cadáver de uma senhora que do nada aparece no meio da floresta ou o desaparecimento de uma aluna do ensino médio, caso não resolvido após 4 anos. Sakurako de um jeito ou de outro acaba tendo que ajudar amigos e a própria polícia a desmistificar esses mistérios usando de todo o seu conhecimento e sagacidade para traçar possíveis alternativas ao que aconteceu com as vítimas. E a ideia deu muito certo, as light novels de Sakurako-san já venderam mais de 1.000.000 de cópias. A nota decente no Myanimelist e mais especificamente o número alto de usuários votantes (mais de 52.000) demonstra o quanto seu universo caiu no gosto da galera. Mesmo os coadjuvantes das histórias contadas são bem trabalhados. Nós contamos com um professor pouco interessado em esforço embora muito preocupado com seus alunos, uma avô guerreira que fatidicamente perdeu a vida em um acidente e um policial gente boa apesar de pouco inteligente sem comentarmos a carismática senhora Baaya, praticamente uma mãe para Sakurako ela fica de olho no comportamento da moça incluindo impedir que ela coma pudins demais e fique sem apetite na hora do jantar. Já com uma certa idade as suas dores nas costas deixam a jovem esteologista preocupada com sua saúde.

Mais jovem que ela, Shoutarou de início tem um carinho todo especial por sua amiga e se irrita com o fato dela chamá-lo de "garoto" mesmo com o convívio quase que cotidiano entre os dois. Ele tem uma quedinha por ela é evidente, de vez em quando seus olhares acabam nos seios ou no bumbum da jovem que nem percebe mas, nada hentai, o nosso protagonista fica naquele ar de pureza com olhares descuidados algo que as garotas do Japão parecem curtir muito. Sakurako é gata, de belo porte, perspicaz e habilidosa. Apesar de mal humorada e antissocial ela possui um faro investigativo e um pensamento analítico de dá inveja em muito investigador policial, para mim sua personalidade é o tempero que a torna tanto atraente quanto cativante. Ao descobrir os ossos de algum ser, seja uma pessoa ou animal, ela consegue discernir com clareza os motivos e o modo como tal criatura veio a ter aquele final trágico. Particularmente para mim, é no texto bem escrito dessas situações que o anime brilha. O modo da jovem enxergar os mortos assusta e desagrada a Shoutarou já que Sakurako fala com naturalidade e até uma certa frieza sobre um assunto tão delicado e que choca muitas pessoas inclusive ele. O que o garoto desconhece é que ela carrega uma forte cicatriz do passado o seu irmão caçula faleceu quando ainda era criança e certamente isso fez com que Sakurako adquirisse uma personalidade indiferente para quem não a conhece mais profundamente. Coincidência do destino ou não o seu irmãozinho se chamava Soutarou, bem parecido com Shoutarou e talvez essa tenha sido uma das razões que a fez se apegar ao jovem estudante o vendo como um espelho distante de seu irmão.

Sakurako-san terminou em aberto e acreditamos que de modo proposital, estaria uma segunda temporada nos planos dos produtores? Resta-nos aguardar.

Tecnicamente falando...

A qualidade visual e trilha sonora de Sakurako-san são ótimas. O anime é bem a cara do estúdio Troyca que gosta de trabalhar com histórias mais maduras repletas de suspense, ação e arrojo. Dada as ótimas vendas do material original o anime foi produzido com esmero a animação é fluída não percebemos bugs ou sérias inconsistências de personagens e o visual em vários momentos é deslumbrante. Direção com uma mão boa para locação e desenrolar de cenas e ótimos filtros de pós-processamento. O traço visual também não fica atrás como exibidos no vídeo promocional abaixo. Nós apenas acreditamos que em uma ou outra situação o detalhe dos cabelos poderiam ser mais ricos mas isso não ofusca a qualidade geral do anime.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.

Valeu e até a próxima.

Assistir Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru


Obs:  Vídeo Promocional linkado diretamente do canal da Kodakawa animes no Youtube, não infringe direitos autorais.