Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Tenchi Muyo! Uma homenagem especial a um clássico visualmente revolucionário. (Giganalise Especial)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Apoia-se: Giganaliseanime


Antes de qualquer coisa quero afirmar que caso você deseje realmente saber quase tudo sobre Tenchi Muyo e o quanto esse anime foi um marco para a indústria, leia o review até o final! Fiz uma pesquisa extensa e caprichada sobre essa série a qual muitos são fãs de longa data mas poucos conhecem profundamente. Neste review falo sobre as OVAs, filmes e os três principais animes conhecidos no Brasil: Tenchi Muyo! Ryo-ohky, Tenchi Universe e Tenchi in Tokyo além de ao final esclarecer o quanto a qualidade técnica e visual dessa série chocou o mundo em 1992 sendo um dos primeiros animes produzidos pelo processo de digitalização, sem dúvidas a maior revolução já sofrida por essa indústria até hoje! Deixo também após o texto dois vídeos incríveis!


Hoje a ocasião é especial, uma das séries de maior sucesso da animação japonesa e que embalou a infância e adolescência de muita gente em meados dos anos 90, surge aqui no Giganalise. Muitos da velha-guarda vão se lembrar com carinho da série Tenchi Muyo com várias adaptações para anime exibidas no Brasil inicialmente pela extinta TV Manchete. 

Tenchi Muyo! que traduzido significa "Tenchi Inútil!" mas no Brasil foi adaptado para "Sem necessidade de Tenchi!" é uma série de animes, light novels e mangás em estilo comédia, romance, ecchi, harém, ação e ficção científica escrita inicialmente por Hitoshi Okuda e Masaki Kajishima. O projeto deu as caras através de 6 OVAs intituladas Tenchi Muyo! Ryo-Ohky exibidas no Japão a partir de 25 de Setembro de 1992. Mais 7 episódios foram acrescentados as OVAs originais e a partir daí ficava claro que séries do animes viriam. Uma curiosidade: Não confundir a palavra Tenchi (lê-se "Tentchi" sendo um nome próprio) com Tenshi que significa anjo.

Talvez as gerações atuais não conheçam porém os mais velhos não esquecem da excêntrica princesa Aeka Jurai, da perigosa pirata espacial Ryoko e de sua espaçonave Ryo-ohky além da detetive da polícia galáctica Kiyone e sua parceria para lá de tapada, a Mihoshi. Completando o pacote tínhamos a cientista louca Washu, a princesa Sasami Jurai e, claro, o jovem Tenchi. O anime fez tanto sucesso que há planos de novas adaptações até hoje.


AS TRÊS LINHAS NARRATIVAS DE TENCHI MUYO!

Para se ter uma ideia do sucesso Tenchi Muyo pode ser dividido em três linhas narrativas: Primeiro, a série de OVAs Ryo-Ohky; Segundo, os filmes incluindo a série Tenchi in Love e terceiro, a sequência de animes principais lançados para Tv

1. OVAs de Tenchi Muyo: A série Ryo-Ohky! é constituída apenas de OVAs vendidas inicialmente em Fitas VHS e posteriormente em DVD\Blue-Rays. Apesar de não ser feita para exibição nas Tvs ela deu o pontapé inicial na franquia em 1992 e algumas redes mundiais compraram os direitos dos primeiros episódios inclusive o Brasil com a extinta Tv Manchete. Por aqui a maioria conhece apenas os episódios iniciais das OVAs mas existem 4 grandes lançamentos até hoje: Tenchy Muyo! Ryo-Ohky (1992, 7 episódios); Ryo-Ohky 2 (1994, 6 episódios); Ryo-Ohky 3 (2003, 6 episódios) e Ryo-Ohky 4 (2016, 4 episódios).

2. Filmes de Tenchi Muyo: Os logamentragens da série começam por Tenchi in Love (1996, 1h30min); Manatsu no Eve (1997, 59min) e  Tenchi in Love 2 (1999, 1h35min). 

3. Série de Tenchi Muyo: Os animes principais para Tv começam por Tenchi Universe (1995, 26 episódios); Tenchi in Tokyo (1997, 26 episódios); Tenchi Muyo GXP (2002, 26 episódios); Tenchi Muyo: War on Geminar (2009, 13 episódios) e Ai Tenchi Muyo! (2014, 50 episódios + 10 recapitulações).
Apenas alguns detalhes: Tenchi in Tokyo é conhecido no Japão como Shin Tenchi Muyo já War on Geminar pode ser considerado uma série de OVAs e Ai Tenchi Muyo tem episódios de 4 minutos de duração cada.

TENCHI UNIVERSE, UM ANIME INESQUECÍVEL!

Dirigido por Hiroshi Negishi e escrito por Masaki Kajishima com música de Seikou Nagaoka, Tenchi Universe foi composto de 26 episódios indo ao ar nas temporadas de Primavera e Verão de 1995, entre 2 de Abril e 24 de Setembro, e sem dúvidas é o anime mais conhecido de Tenchi Muyo aqui no Brasil, dublado em Português geralmente transmitido nas tardes ou início de noite pela extinta TV Manchete. 

O jovem Tenchi Masaki tem uma vida tranquila em Okayama vivendo junto a seus parentes mas o jovem não sabe que seu avô esconde um grande segredo a respeito de sua linhagem, logo ele descobrirá que sua origem é alienígena e que por essa razão seu destino irá entrelaçar-se com muitas pessoas bem diferentes. Em um certo dia a pacata existência de Tenchi é bombardeada pela visita de uma série de lindas garotas vindas do espaço. Apaixonadas pelo protagonista elas vão desde princesas orgulhosas até piratas espaciais hentais.

Num pouso forçado à Terra a princesa Aeka Jurai e sua irmãzinha Sasami ficam hospedadas na casa de Tenchi por algum tempo enquanto aguardam resgate. Aeka é apaixonada pelo rapaz porém é tímida e presunçosa. A confusão fica armada quando junta-se a eles ninguém menos que a perigosa pirata espacial Ryoko, talvez a personagem feminina mais cativante e engraçada de toda série. 
Ryoko também é apaixonada por Tenchi no entanto ela é perigosa e traiçoeira. Caçada pela polícia galáctica por vários crimes e roubos Ryoko não exita em usar a força, malandragem ou seus "atributos físicos" para conquistar o que deseja, incluindo o coitado (ou felizardo) do Tenchi. Na cola da pirata espacial estão duas agentes da polícia galáctica, a dedicada Kiyone e sua parceira muito, mas muito tapada e azarada, Mihoshi. Kiyone é uma cadete exemplar e já esteve em patentes mais altas na corporação porém Mihoshi sempre comete algum erro e estraga tudo fazendo a dupla descer gradativamente de patente para desespero de Kiyone que procura a todo custo capturar e levar Ryoko a julgamento. Ao descobrir que ela está viva e morando na casa de Tenchi junto com as herdeiras do império Jurai, a policial intergaláctica vê a oportunidade perfeita para recuperar sua patente e prestígio.
Ryoko e Aeka já se conhecem de longa data e se detestam. Aeka a considera vulgar e mal-caráter enquanto  Ryoko vê a princesa como reprimida e sem graça. As duas "quebram o pau" pela atenção de Tenchi quase sempre destruindo a casa do pobre rapaz. Como se a bagunça já não fosse grande o suficiente, Tenchi abriga a cientista louca Washu fazendo vários experimentos malucos em um quarto secreto que na realidade é a porta para outra dimensão. Esses experimentos às vezes usam o próprio corpo do garoto como cobaia. Washu se intitula a cientista mais brilhante que já existiu e de fato é muito inteligente embora alguns de seus experimentos produzam resultados "um pouquinho diferentes do esperado". Embora tendo o corpo de uma adolescente ela é mais velha que qualquer um no anime.

As séries de Tenchi Muyo misturam elementos simples do cotidiano com a alta tecnologia do império Jurai combinada perfeitamente com a natureza. O enredo envolve guerras no espaço e lutas contra perigosos vilões aqui e ali. Ryoko, a pirata espacial, pode voar, se teletransportar, lançar deflagrações de energia e materializar um sabre de luz além de possuir super força e rapidez e contar com a Ryo-Ohky, sua nave espacial.
A princesa Aeka em contrapartida tem vários poderes geralmente usando deflagrações energéticas, campos de força e contenção. Ela é acompanhada de perto por dois guarda-costas que na verdade são tambores de madeira falantes enormes. As garotas na época curtiam bastante a Ryo-Ohky a nave espacial de Ryoko que poderia se transformar em um animal de estimação lembrando uma mistura entre gato e coelho. A personagem é um dos mascotes mais queridos e memoráveis da animação japonesa. Geralmente esperta, ela é usada em cenas que simpatizam com o público feminino sendo facilmente conquistada por uma bela cesta de cenouras. Outra personagem praticamente inesquecível é a pequena princesa Sasami, muito alegre e carismática com seus grandes olhos e longos cabelos azuis. Tenchi Universe foi um sucesso com as inúmeras brigas entre Aeka e Ryoko pela atenção de Tenchi, a atmosfera cômica e o ecchi em várias cenas (algumas censuradas para Tv).

TENCHI IN TOKYO, O ANIME QUE DIVIDIU OS FÃS!

Esse foi o segundo anime mais conhecido de Tenchi Muyo! aqui no Brasil. Com direção de Yoshihiro Takamoto, texto de Mayori Sekijima e música de Shunsuke Kikuchi, Tenchi in Tokyo é a continuação da história de Tenchi Universe com algumas mudanças. A série foi produzida pelo estúdio AIC em um total de 26 episódios indo ao ar nas temporadas de Primavera e Verão de 1997, entre 01 de Abril e 23 de Setembro, transmitida pela TV Tokyo. Tenchi in Tokyo foi exibido no Brasil dublado em Português inicialmente em rede fechada pela Cartoon Network.

Nesse novo anime o protagonista sai da casa de seu pai e vai morar na populosa cidade de Tokyo devido os estudos. Tenchi se apaixona por  Sakuya Kumashiro sua colega de classe e o enredo gira em torno do desenvolvimento desse relacionamento e dos efeitos sobre as garotas que moravam com ele em Okayama. Alguns fãs acharam a mudança um grande erro de escolha. Tenchi anteriormente vivia rodeado pela Ryoko, Aeka e as outras garotas no anime anterior para vir a se apaixonar somente por Sakuya, excluindo as demais. 

Diferente das OVAs Tenchi Muyo! Kyo-Ohky e de Tenchi Universe, nessa nova produção nem ele nem sua família têm qualquer ligação com a família real de Jurai o enredo reconta de um modo um pouco diferente os incidentes que os levaram a conviver juntos. Ryoko e Washu roubaram um importante cristal do império Jurai e fogem para a Terra perseguidas por Aeka, Sasami e as policiais galácticas Kiyone e Mihoshi, devido alguns acontecimentos Ryoko é transformada em um monstro derrotado por Tenchi e todos passam a viver juntos. O grande vilão do anime é Yugi um mutante que quase destruiu o reino Jurai e que está selado na Terra há 3500 anos. Livre, Yugi deseja dominar o nosso planeta e transformá-lo em seu novo reino usando o relacionamento entre Tenchi e Sakuya para isso mas acaba derrotado pelo protagonista.
Tenchi in Tokyo não foi muito bem recebido por boa parte dos fãs na época. Acharam a história mais dramática e melancólica apagando muito da diversão e sentimento criados por Tenchi Universe. Outras reviews afirmavam que embora não tão brilhante Tenchi in Tokyo trouxe novos personagens mantendo as situações bizarras sendo portanto um acréscimo bem vindo ao mundo de Tenchi Muyo! Aqui no Brasil lembro que ele não colou tanto quanto seu antecessor devido principalmente a história trazer um novo romance para o protagonista deixando Ryoko, Aeka e as outras meio que na geladeira.

A QUALIDADE VISUAL DE TENCHI MUYO! SURPREENDEU O MUNDO EM 1992 COM O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO.

Como agora você já sabe as OVAs de Tenchi Muyo Ryo-Ohky foram os primeiros passos da série. Na época o mundo ficou boquiaberto com a revolução visual dos episódios. Acontece que Tenchi Muyo foi um dos primeiros projetos a ser animados pelo processo de digitalização que eu pessoalmente considero a maior revolução já atravessada pelos animes em toda sua história! Antes, nos anos 1960, 70 e 80 tudo era feito à mão. Os primeiros computadores para uso pessoal e comercial foram lançados a partir de 1983 pela IBM mas apenas por volta de 1990 começaram a surgir os primeiros aplicativos para animação com computadores realmente capazes de executar tais processos.
A digitalização dava uma liberdade para os animadores e diretores como nunca antes! Basicamente os quadros continuavam a ser feitos à mão porém transferidos e finalizados diretamente nos computadores. Além de ser muito mais rápido e preciso possibilitando linhas mais finas e justas os PCs permitiam a produção de cores antes impossíveis, alguns efeitos visuais rudimentares e simplesmente expandiram milagrosamente toda a criatividade dos artistas. Portanto, quando Tenchi Muyo saiu estava anos-luz à frente de qualquer anime já produzido além de apresentar um design de personagens único, moderno e estilizado com  animação plástica e complexa para a época e uma boa história sendo um dos primeiros ecchis com harém da indústria. Foi uma revolução que se tornaria tendência durante todos os anos 90 e seguintes.

Para os nostálgicos deixo abaixo dois vídeos, o primeiro apresenta as versões japonesa e brasileira da open de Tenchi Universe (1995) já o segundo exibe a abertura original de Tenchi Muyo! Ryo-Ohky (1992) ambos (principalmente o segundo) exemplificam o quanto o anime foi visualmente revolucionário na época estando muito à frente de seu tempo!

Se curtiu compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens mais abaixo.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Versão japonesa e brasileira da open de Tenchi Universe (1995) linkadas diretamente do Dailymotion de acordo com políticas de compartilhamento da plataforma.

Abertura de Tenchi Muyo! Ryo-Ohky (1992) linkada diretamente do Dailymotion de acordo com políticas de compartilhamento da plataforma.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/boku-wa-tomodachi-ga-sukunai-haganai-o.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/bokura-wa-miina-kawai-sou-uma-obra.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/love-lab-e-disso-que-as-comedias.html

https://giganalise.blogspot.com/2016/10/oregairu-uma-comedia-romantica-cheia-de_13.html

https://giganalise.blogspot.com/2016/10/oreimo-anime-triplo-com-roteiro-polemico.html