Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Tsuki ga Kirei, um romance emocionante.

Todos os animes já revisados pelo Giganalise estão na opção "Mural de Reviews" logo acima.

Simplesmente emocionante, essa seria a descrição mais adequada quando falamos em Tsuki ga Kirei. Escrito e produzido com muito sentimento e sensibilidade é impossível não imergir na delicadeza do romance entre Kotaro Azumi e Akane Mizuno. Tsuki ga Kirei que significa "Tão lindo quanto a lua" é uma produção original de estilo romance, drama, escolar e slice of life dedicada à jovens adultos (seinen) produzida pelo estúdio Feel (o mesmo estúdio da segunda temporada de Oregairu). Com direção de Seiko Kishi (que dirigiu Dangaronpa 3), texto de Yuuko Kakihara (que trabalhou em Sora no Otoshimono e Special A) e música de Takuro Iga (compositor de Hidan no Aria) o anime contou com o apoio das produtoras Sotsu, Mainichi Broadcasting System e Flying DOG tendo seus 12 episódios indo ao ar na temporada de Primavera de 2017 entre 07 de Abril e 30 de Junho pelas seguintes redes Tokyo MX, MBS, BS11 e  TVA. Tsuki ga Kirei recebeu nota 8.40\10 no Myanimelist tendo mais de 103.000 membros e foi transmitido pelo serviço de streaming Crunchyroll incluindo legendas em Português do Brasil.

Tsuki ga Kirei é um daqueles animes raros aonde você precisa dedicar algum tempo para conhecer mais profundamente o mundo e os sentimentos de jovens ainda decidindo que rumo tomar na vida e que de repente encontram o amor da forma mais humana possível. Kotaro Azumi é um estudante no final do ensino fundamental integrante do clube de literatura. Tendo um espírito bastante introspectivo, postura tímida e calma ele deseja um dia se tornar escritor além de participar de um grupo do seu bairro dedicado aos festivais que mantém vivas as memórias e tradições do Japão. Kotaro se apaixona por Akane Azumi garota atlética, integrante do clube de corrida, gentil, meiga e um pouquinho ciumenta. Um dos truques de Akane quando está nervosa antes de uma corrida ou situação tensa é ficar apertando um bonequinho que geralmente é usado pelas garotas japonesas como adorno nas bolsas. 

Diferente das comédias românticas aonde além de bastante zueira os relacionamentos dos personagens tende a não avançar, em Tsuki ga Kirei a pegada é mais séria e por isso o classificamos como um drama romântico. Aqui os casais namoram, compartilham suas ideias e desenvolvem o seu entrosamento tudo com muito sentimento e respeito pelo espaço um do outro. A jovem Chinatsu Nishio, grande amiga de Akane e colega do clube de corrida acaba também se apaixonando por Azumi mas ela é sincera com ambos e percebemos a preocupação da história em mostrar pessoas cativantes e de caráter honesto e consciente, mesmo os coadjuvantes. Akane também possui um outro alguém apaixonado por ela, Takumi Hira que a exemplo de Chinatsu se comporta com compostura e lida bem com seus sentimentos após saber que Akane e Azumi estão namorando. É brilhante, você vai perceber que em Tsuki ga Kirei o enredo mostra jovens ainda com pouca experiência de vida conseguindo usar seu senso ético em desenvolvimento para lidar com a avalanche de sentimentos que essa fase produz, sem muitos rancores.

Os personagens da animação, falo de todos eles, foram criados com muita dignidade procurando mostrar pessoas reais. São bem compostos e nos passam aquele sentimento de jovens bem criados e educados por seus pais e pela sociedade em que nasceram. Existe um ou outro um pouco mais avoado ou imaturo contudo em linhas gerais são "cabeça-feita", maduros para sua idade o que favorece o clima de drama romântico. Tsuki ga Kirei nos diverte pela imersão na história, pessoas mais sentimentais vão querer acompanhar o namoro de Azumi e Akane, vão querer protegê-los e vão desejar vê um fechamento bonito da história. Isso fica ainda mais forte pelo fato do anime o tempo inteiro nos passar a sensação de que a relação dos dois é frágil e pode se romper pelas mudanças que irão sofrer. Em primeiro lugar a mãe de Azumi é rígida com seus estudos e o futuro do garoto, ela não é uma péssima mãe pelo contrário mas a cobrança que imprime sobre ele no início nos faz pensar até onde isso pode interferir em seu namoro com Akane. Já ela vai sofrer transformações incluindo mudar de cidade. Se esses e outros fatos fossem enfrentados por pessoas mais adultas, independentes e capazes de responder por si mesmas tudo bem mas, eles ainda são muito novos, dependentes e coisas vão acontecendo. 

Ficamos na apreensão até os últimos episódios para saber como a história de Tsuki ga Kirei se encerra. É impossível não reconhecer o quanto o texto foi escrito com esmero pelo escritor. Os personagens são empenhados, sentimos o quanto vivenciar aquela fase é importante para eles. Caso um dos protagonistas fosse seu amigo ou algum dos coadjuvantes você diria que são pessoa cheias de vida e de um caráter respeitável. Você confiaria na maioria deles e os veria como bons seres humanos. É muito impactante vê isso em um anime. Embora eu não possa contar como se encerra a história, posso adiantar que seu final é fechadinho e, se segure para não chorar. Se realmente se envolver com a história vai chorar com certeza, é quase como se estivesse vivendo o que eles estão passando na ficção. O anime ainda contém pequenas histórias que são contadas rapidamente ao final de cada episódio envolvendo outros personagens da trama. Não vou afirmar que Tsuki ga Kirei se encerra com um final feliz ou trágico, deixo para quem assistir. Apenas alertando que o último episódio deve ser assistido até o último segundo especialmente os minutos finais para se ter uma compreensão completo de como se finaliza a história de Kotaro Azumi e Akane Mizuno. Deixar isso em destaque.

O lado técnico.

A qualidade da dublagem e da audioplastia de Tsuki ga Kirei é fenomenal, sem exageros. Em cenas exteriores nós escutamos o som das pessoas caminhando e conversando, sentimos que estão a certa distância e que suas vozes se misturam com os demais barulhos. Nas cenas dentro da sala de aula também percebemos todo o envolvimento sonoro e a impressão que temos é a de que a dublagem foi realizada em ambientes reais e não dentro de estúdio. Um ouvido mais atento vai perceber as entonações, gírias e a forma rebuscada de falar das garotas em sala de aula, muito bom. Takuro Iga, foi o artista musical que criou a trilha sonora romântica e melódica tendo o piano como instrumento. O estilo visual foge do comum do mercado é mais artístico, os pincéis usados na computação para definir os traços e contornos nos passam a ideia de desenho artesanal embora não seja, a paleta foi constituída de tons mais cinzas e derivações mais discretas de cores. O resultado é muito legal porque combina com a sensibilidade da história. O estúdio Feel, o nome já diz tudo, gosta de trabalhar com enredos mais sérios, sentimentais e tem boa qualidade. Lembramos que Oregairu, um outro anime produzido por ele e grande sucesso cheio de fãs até hoje teve a sua primeira temporada feita por outra empresa e quando a segunda foi transferida para o estúdio Feel nós sentimos um grande upgrade visual e de outros aspectos. Se você curte anime e gosta de um romance mais sério, Tsuki ga Kirei é obrigatório.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.


Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal da Flying Dog no Youtube.