Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Made in Abyss, o anime que surpreendeu todo mundo.

O anime que deu o que falar na temporada, Made in Abyss traz uma aparência infantil aliada a uma história a princípio leve mas com momentos chocantes e muito contrastantes com seu visual. Nos acompanhe nesse review sobre a saga de uma garotinha que deseja encontrar a sua mãe perdida embarcando em uma viagem perigosa acompanhada de seu melhor amigo robô. Ambos terão que confiar um no outro e adentrarem em um mundo cheio de criaturas desconhecidas e ameaçadoras tendo que contar com a sorte e a presença surpresa de alguns coadjuvantes para sobreviver.

Vamos começar pelos bastidores, Made in Abyss (construído no abismo) é um mangá do tipo aventura, mistério, drama, fantasia e ficção científica escrito por Akihito Tsukushi (que foi design de personagens de Otogi Juushi Akazukin) a adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Kinema Citrus (que produziu Black Bullet) com direção de Masayuki Kojima (diretor de Black Bullet), texto de Hideyuki Kurata (que escreveu para Grisaia no Kajitsu e Drifters) e música de Kevin Penkin (que compôs para o OVA Under the Dog) em um total de 13 episódios tendo os 12 primeiros 20 minutos e o último, 40 minutos de duração. O anime contou com um imenso apoio das produtoras  Media Factory, AT-X, Takeshobo, Sony Music Communications, Kadokawa Media House, Cygames e Kanetsu Co. LTD indo ao ar na temporada de verão de 2017 entre 07 de Julho e 29 de Setembro exibido pelas redes AT-X, Tokyo MX, TVA, SUN, KBS, TVQ, STS e BS11. Made in Abyss recebeu a espetacular nota 8.89\10 no Myanimelist com mais de 130.000 membros integrantes e mais de 48.000 usuários votantes grande parte dessa nota tão alta devido o choque entre seu estilo visual e algumas cenas fortes encontradas ao longo da história.
Riko (dublada por Miyu Tomita) é uma garota que vive na cidade de Orth construída em volta de um grande abismo. Sendo um mistério e motivo de aventuras, explorações e pesquisas o abismo é composto de 7 grandiosas camadas e quanto mais profundo se vai maiores são os perigos e mais forte se torna a "maldição do abismo" uma espécie de poder maligno que pode destruir a vida de quem toca. Riko é uma exploradora mirim que junto há alguns amigos se aventura nas camadas mais elevadas e menos perigosas do abismo à procura de relíquias e tesouros. Esse é o maior motivo das pessoas explorarem aquelas profundezas gigantes, sabe-se lá que tipo de tesouros podem ser encontrados. Quase morta por um monstro Riko encontra um garoto desmaiado que mais tarde acaba sendo chamado de Reg (dublado por Mariya Ise), um garotinho meio humano meio robô que na verdade veio das profundezas do abismo sendo mais uma das relíquias que este abriga. Riko deseja encontrar a sua mãe dada como morta e renova as esperanças vê-la após um recado ter sido encontrado que dizia "estou te esperando". Acompanhada de Reg, Riko embarca numa viagem super perigosa rumo as profundezas do encontrando inúmeros desafios e animais cada vez mais ameaçadores. Ela vai encontrar muito mais que isso, saberá de onde veio, quem foi sua mãe, que tipo de exploradores habitam as camadas mais profundas.

O choque...

Quando observamos as screenshots percebemos que o design de Made in Abyss é totalmente infantil e ficamos tentados a pensar "esse é um anime para crianças" e de fato boa parte de seu enredo e animação podem ser classificados dessa forma porém, o que causou espanto e comentários por sites, fóruns e Youtube foi o fato do anime conter cenas muito fortes para as crianças especialmente nos episódios 10 e o último, 13. Sobre o que aconteceu podemos afirmar "se você tem filhos pequenos não os deixe assistir esses episódios, são chocantes". Pode ser um grande spoiler mas Reg, para evitar que sua amiga morra envenenada, se vê obrigado a quebrar o braço dela. Por sorte Nanachi (dublada por Izawa Shiori), uma garota meio humana meio coelho transformada assim pela maldição do abismo surge para ajudá-los. Nanachi é a mais engraçada do elenco, com uma entonação de voz hilária ela não gosta muito quando a abraçam e por parecer um coelho faz com que Riko goste de apertá-la. Há um drama na vida de Nanachi que fica para quem assistir.

Made in Abyss no geral é um anime "bonitinho" mais ou menos orientado para o público infanto-juvenil sua história diferente e a aparência despertam interesse, basta conferir a elevada nota no Myanimelist. Curtimos muito, o anime é gostoso contudo as cenas contrastantes com o visual (e de fato essa era a intenção do autor) nos leva a classificá-lo como algo mais maduro. Em termos de fluidez ele não chega a ser massante ou cansativo porque os personagens, especialmente o Reg, são carismáticos. Aos poucos ele vai descobrindo as armas que seu corpo abriga sendo que além de mãos que se esticam à longas distâncias muito úteis ele conta com outros armamentos poderosos. O relacionamento entre ambos é meigo, Riko é sempre alegre, esperançosa e próxima e está vez ou outra pulando em cima de seu amigo enquanto que ele vive preocupado em protegê-la passando por alguns apuros cômicos já que sem querer de vez em quando Reg a surpreende pelada. Eu não diria que Made in Abyss possui um roteiro tão chocante assim se você for uma pessoa adulta é uma história de proposta diferente, é carismática e convidativa, tem aquele ar de anime fofinho e positivo na maior parte do tempo porém não se espera jamais encontrar situações dramáticas e extremas de sobrevivência em um anime desse tipo que mais parece feito para crianças na pré-escola.
Tecnicamente falando...

O traço visual de Made in Abyss é bonito, bem infantil o que atrai muito e o torna agradável, fácil de aceitar e simpático aos olhos, como os personagens são crianças ou pré-adolescentes as cabeças são maiores, arredondadas, olhos expressivos com o nariz quase invisível. A animação é mediana, não decepciona mas não tem aqueles momentos super, ultra fluídos e agitados até porque esse é um anime de aventura com foco na aventura. A direção é modesta e a música é uma mistura de infância, aventura e mistério. Se você deseja se surpreender com um anime que parecia para crianças com uma história empolgante, personagens engraçados e carismáticos mas que guarda algumas surpresas impactantes, recomendamos Made in Abyss.

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Caso queira nos ajudar basta averiguar de que modo no menu lateral.

Valeu e até a próxima.

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do canal Kodakawa animes do Youtube de acordo com direitos de API, não infringe direitos autorais.