Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Kino no Tabi - The Beautiful World - The Animated Series.


Observações:

1. Clique em "Mural de Reviews" no menu acima para conferir todos os animes já analisados pelo Giganalise de forma prática e rápida.
2. Animes citados no texto e que já contam com reviews aqui no Giganalise estão linkados no post.


Das histórias à protagonista, Kino no Tabi - The Beautiful World (as viagens de Kino - O belo mundo) é uma jornada contemplativa incrível de autodescobertas inesquecíveis. O anime possui um enredo filosófico, profundo, cheio de verdades universais, certas vezes perturbador e lotado de surpresas. Para quem o está conhecendo apenas agora na temporada de Outono de 2017 aqui vai a primeira delas: Kino no Tabi na verdade é uma remake do original que foi lançado há exatos 14 anos sendo exibido na temporada de primavera de 2003 em um total de 13 episódios. Nós acompanhe nesse review sobre um anime que resistiu ao tempo e mais de uma década depois ganhou novo visual, nova animação e continua com temas e uma visão filosófica tão impactante quanto era lá em 2003. Evitamos o máximo de spoilers possíveis, vai ser divertido.
Como sempre aqui no Giganalise o primeiro parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e estúdio por trás dos animes, caso esteja interessado apenas no review salte para os parágrafos seguintes. 

VERSÃO ORIGINAL NOVA VERSÃO Kino no Tabi - The Beautiful World é originalmente uma light novel escrita por Keiichi Sigsawa (que também é o criador original de Sword Art Online: Alternative Gun Gale Online) a versão original do anime foi produzida pela estúdio A.C.G.T (que produziu Freezing em 2011 e Dies Irae em 2017) enquanto que essa nova versão está em produção pelo estúdio Lerche (o mesmo de Kuso no Honkai e que trabalhou na série Dangaronpa). Com direção de Tomohisa Taguchi (que fez storyboards para Boku wa Tomodachi ga Sukunai Next e trabalhou em Persona 3), texto de Yukie Sugawara (que já escreveu para Sword Art Online, Mahouka e Overlord) e música de Yoshiaki Dewa (que compôs para Fate\Stay Night, Flying Witch, Gamers! e para a segunda temporada de Boku no Hero Academia) a nova versão conta com 12 episódios previstos entitulada Kino no Tabi - The Beautiful World - The Animated Series e está sendo exibida pelas redes AT-X, Tokyo MX, KBS, SUN e BS11 e transmitida para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil.

O anime original Kino no Tabi - The Beautiful World recebeu nota 8.45\10 no Myanimelist com mais de 131.000 membros integrantes e mais de 46.000 usuários votantes já seu remake Kino no Tabi - The Beautiful World - The Animated Series até o momento recebeu nota 7.61\10 no Myanimelist com mais de 61.000 membros integrantes e pouco mais de 9.000 usuários votantes nota essa ainda não definitiva já que o anime ainda está em exibição sendo conhecido por muitos nesse momento.

Kino no Tabi é altamente filosófico, cheio de verdades universais e muitas, mutas surpresas. Nós acompanhamos as viagens de Kino (dublada por Aoi Yuuki) e sua moto companheira Hermes (dublada por Saito Soma). Em sua jornada de descobertas Kino passa por diversos países e em cada um deles temos uma lição moral a ser aprendida e um desfecho muitas vezes surpreendente até mesmo chocante. Por exemplo, aprendemos o quanto é difícil para as pessoas terem a coragem de mudar por dentro uma vez que foram condicionadas a vida inteira a certa visão social e existencial. Ao entrarmos em um país que flutua sobre o oceano Kino e um amigo percebem que a sociedade daquele lugar vive em miséria alimentando-se basicamente de frutos do mar e mais do que isso, o país está afundando e não possui ninguém para consertar os furos. A população deixa tudo nas mãos de seus líderes que não passam de um computador de bordo disfarçado de ditadores administrativos. Kino procura resgatar o povo daquele país e trazê-lo a terra firme porém, acostumados a vida no mar e não se sentindo bem em terra firme eles alegam que os dois estavam mentindo e resolvem voltar ao mar mesmo com o país em vistas de afundar. 

O anime nos faz refletir sobre as verdades e injustiças praticadas pela humanidade, é assustador perceber o quanto uma escrava pode ser tão maltratada a ponto de quererem matá-la enquanto ela procura alertar a seus donos que os vegetais contidos na refeição, colhidos sem aviso, são venenosos e irão tirar a vida de todos que deles se alimentarem. Há países onde matar é legalizado embora a sociedade possa fazer justiça com as próprias mãos, ou seja, ter permissão legal para matar não significa que você ficará impune por lá. Esse aspecto de Kino no Tabi é chocante e contrastante com seu visual bonito, calma, cheio de natureza e muito vento no rosto.

Quanto á personalidade Kino é calma, introspectiva, nos fazendo entender que ela sente tudo a sua volta, a beleza do mundo mas também a escuridão e perigo dentro do coração de muitas pessoas, super carismática e cativante  ela nos traz aquela impressão de pessoa centrada, serena mas perigosa quando preciso, é consciente, madura e apta a mergulhar em sua aventura passo a passo, sua personalidade cativante é um ponto forte do anime. A nova versão de Kino no Tabi recebeu uma repaginada no visual dos personagens e da próprio Kino. Falando nisso, sim, Kino é uma mulher. Até dá uma olhada nas sinopses das duas versões do Myanimelist eu também não tinha percebido isso. Foi surpreendente! É uma modinha bastante esquisita entre os japoneses que alguns personagens fiquem visualmente indefinidos com relação ao gênero, algo que algumas garotas de lá parecem adorar mas, para nós ocidentais, é bizarro. Assistindo pela primeira vez não percebemos nem de longe que Kino é mulher, com exceção do estilo de cabelo o corpo da protagonista é magro e, ela não possui busto saliente o suficiente para percebermos.

Os desfechos das histórias são surpreendentes, é um dos animes mais curiosos de 2017. Nós estamos cercados de histórias que, ao assistirmos ao início do episódio já temos ideia do que vem a seguir porém aqui é diferente, em muitos momentos não fazemos ideia do que está por vir e isso nos deixa ansiosos por acompanhar cada momento. Kino viaja acompanhada de Hermes, a sua moto vintage que na verdade possui personalidade própria e fala com ela em pensamento, na história animais e objetos inanimados como veículos podem se comunicar com as pessoas. Hermes é tranquila, sagaz sempre tendo, assim como sua dona, uma percepção rápida do que está ocorrendo em volta podendo se tornar um pouquinho sarcástica de vez em quando já Kino é habilidosa com armas, de pensamento afiado, rápida e dedutiva, muito esperta. Como suas viagens podem, e vão levá-la a lugares perigosos ela está sempre preparada caso alguma eventualidade mais séria venha a ocorrer.

Tecnicamente...

A animação é ótima, a qualidade visual brilhante e a trilha sonora da intro é encantadora. Visualmente o anime enche os olhos com dublagem excelente e paisagens comtemplativos, nos sentimos viajando junto a Kino e Hermes e nos perguntando: Que surpresas e lições aprenderemos no próximo episódio? Recomendado.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



 
Links Relacionados:

Assistir Kino no Tabi - The Beautiful World - The Animated Series


LEIA TAMBÉM:
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/amanchu.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/black-clover-acao-magia-e-um.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/blend-s-comedia-bonitinha-da-temporada.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/mahou-tsukai-no-yome-magia-misterio-e.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/just-because-romance-e-conflitos-do.html