Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Fate\Apocrypha. Agora são 14!


Mais um anime da série Fate com enredo bem agitado e o dobro de mestres e servos, Fate\Apocrypha é o quarto título da série principal iniciada lá em 2006 trazendo novos e excêntricos personagens na terceira guerra pelo santo Graal. Nos acompanhe nesse review, evitamos o máximo de spoilers possíveis. Nosso primeiro parágrafo é dedicado à Staff (as pessoas por trás do anime) e as notas recebidas, caso esteja interessado(a) apenas no review salte por favor para o parágrafo seguinte. Vamos lá.

Fate\Apocrypha é originalmente uma light novel em estilo ação, sobrenatural e terror com uma pitadinha de romance escrita por Yuuichirou Higashide e ilustrada por Ototsugu Konoe, a adaptação para anime foi produzida pelo estúdio A-1 Pictures (O mesmo de Sword Art Online e Shigatsu wa Kimi no Uso) com direção de Yoshiyuki Asai (diretor de storyboard de Angel Beats! e diretor de Charlotte), roteiro de Yuichiro Higashide e música de Masaru Yokoyama (que compôs para Freezing e Koi to Uso).  Em um total de 25 episódios o anime foi exibido nas temporadas de Verão e Outono de 2017 contando com o apoio das produtoras Aniplex, Notes, Tokyo MX e BS11 e, até o momento, recebeu nota 7.26\10 no Myanimelist com mais de 130.000 membros e mais de 26.000 votantes.

O enredo da série desde sua estréia com Fate\Stay Night em 2006 já é bem conhecido, com um dos títulos de grande sucesso dos animes nós acompanhamos a saga de sete pessoas (os mestres) que invocam sete espíritos heroicos ou vilões do passado (os servos) e lutam entre si pela posse do que seria o santo Graal (que não tem nada haver com o graal dos contos bíblicos, é bom frisar). Aquele que vencer possui supostamente o direito de ter um de seus desejos realizados, seja ele qual for. Numa história que mistura mitos e elementos das mais variadas crenças o enredo base é o mesmo sendo explorado por toda a série mas, em Apocrypha, ao  invés de termos sete mestres apoiados por sete heróis\vilões temos duas equipes (negra e vermelha) composta de sete integrantes cada uma lutando pela posse do Graal. São 14 indivíduos numa luta frenética.

Fate\Apocrypha poderia ser considerado erradamente por alguns como um spin-off já que o roteiro não conta com personagens clássicos como a jovem Rin Tousaka e a serva Saber mas Apocrypha é a continuação direta da história de Fate\Unlimited Blade Works o último título da série principal lançado lá em 2014, tanto que estamos assistindo a terceira grande guerra pelo santo Graal enquanto que em Unlimited Blade Works estávamos acompanhando a segunda. Um dos personagens que chamam diretamente a atenção é Shirou Kotomine (Ruler) do time vermelho, ele não é o mesmo personagem que Shirou Emiya protagonista dos animes anteriores mas é claramente inspirado nele e para quem não acompanha de perto a série pode confundir os dois. É uma maneira do roteirista relembrar aos fãs as raízes da série. Kotomine faz o papel de anti-herói desejando salvar a humanidade mas, usando de todos os meios necessários.  

Fate\Apocrypha não possui um roteiro tão profundo e emocionalmente envolvente quanto os animes antecessores nem é tão chocante e perturbador quanto Fate\Zero mas possui alguns personagens emblemáticos mesmo que não tenham carisma igual a Saber (Rei Arthur) e Rin Tousaka. O roteiro é decente ficando na zona de segurança e Apocrypha se apresenta como o anime mais agitado, mais cheio de ação de toda a série exibindo outras figuras de peso como Joana D'arc (já mencionada em outros títulos sendo até confundida com Saber em Fate\Zero, dublada aqui por Maaya Sakamoto) e Mordred (Saber do time vermelho dublada por Myiuki Sawashiro). De personalidade agressiva ela é filha adotiva do Rei Arthur e odeia seu pai que não quis lhe conceder o reino acreditando que ela não estava eticamente a altura da posição. Temos também Aquiles, Frankenstein e até mesmo William Shakespeare embora tudo o que faça é escrever e nos presentear com alguns discursos hilários. Anteriormente na série os humúnculos (humanos modificados criados em laboratório) eram apenas peças usáveis servindo como receptáculos para a aparição do Graal, descartáveis logo em seguida. Em Fate\Apocrypha o novo protagonista Sieg (dublado por Natsuke Hanae) é um humúnculo que ganhou o direito de ser tanto servo quanto mestre explorando um tema reflexivo em que pessoas tidas como insignificantes mas apoiadas pela causa correta ganham peso, notoriedade e expressividade na história.

Trilha Sonora e Animação.

A trilha sonora de Fate\Apocrypha é bacana, compatível com os momentos de ação tendo aquele toque todo medieval que é exatamente a época de onde a maioria dos servos vieram. Ao contrário da trilha de introdução do primeiro arco (os 13 episódios iniciais, interpretada pela banda Egoist) a  trilha de intro do segundo (interpretada pela banda Garnidelia) é empolgante e a música de encerramento, romântica. Apocrypha veio com a proposta de ser o anime com maior número de cenas de ação e mais recheado de personagens e cumpriu isso. Os combates são bem animados com muita adrenalina e efeitos explosivos para tudo quanto é lado com ênfase no poder destrutivo dos golpes e ataques segundos após serem feitos, a ambientação continua com aquele toque sombrio. A série agrada a alguns e outros não curtem muito por acharem a história já manjada e os momentos de terror desagradáveis. Apocrypha resolveu ficar no meio termo não sendo exageradamente assombroso quanto Fate\Zero e inovando um pouco na história sem sair dos trilhos. 

Como em todos os animes da franquia o romance existe apenas como coadjuvante foi assim com Shiro e Saber em Fate\Stay Night; Shiro e Rin em Fate\Unlimited Blade Works e sendo o que acontece agora entre Joana D'arc e Sieg. O número de interessados no Myanimelist é considerável demonstrando que a série ainda mantém sua força tendo um novo título já anunciado para o início de 2018.                                                                                                                                                          

Comente e compartilhe aí, ajuda muito.

Confira nossos anúncio para nos apoiar.

Valeu e até a próxima. 

Obs: Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com direitos de API.   


LEIA TAMBÉM: