Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Neon Genesis Evangelion. Uma máquina de fazer dinheiro, o anime que fez história e criou tendências no mundo da animação japonesa. (Giganalise Especial)


*Spoilers evitados quando possível


Hoje é dia de falarmos sobre uma obra e uma franquia nostálgica que fez história no mundo dos animes e arrecadou bilhões em dinheiro, Neon Genesis Evangelion deu as caras em 1995 com uma história pós-apocalíptica dramática e densa ricamente trabalhada em seus detalhes que marcou a cultura pop da época e para muitos ajudou a mudar as tendências e caminhos da animação japonesa sendo que, ainda em  2007, já havia arrecadado quase 4 bilhões e meio de reais. Com referências à crenças como o cristianismo, nesse review vamos falar sobre seu enredo, personagens, o legado e as influências deixadas por esse anime que marcou uma época e uma geração. Evitamos o máximo de spoilers possíveis, vai ser divertido.

Quando um review aqui no Giganalise é mais completo nosso primeiro parágrafo geralmente é dedicado a staff, o pessoal, estúdio e produtores por trás da animação. Caso você não esteja interessado em dados tipo ano de lançamento, elenco ou notas obtidas e deseja apenas ler o review basta saltar para o próximo parágrafo. Vamos lá.

Neon Genesis Evangelion (tradução, Evangelho do Novo Começo) é um anime original em estilo drama psicológico pós-apocalíptico de ficção científica com mecas e uma pitadinha de romance e comédia fruto da parceria entre os estúdios Gainax (que produziu Houkago no Pleiades em 2015 e Stella Jogakuin Koutou-ka em 2013) e o estúdio Tatsukono Production (que produziu Psyco-Pass 2 em 2014 e Wake up! Girls também no mesmo ano). Com direção e texto de Hideaki Anno e música de Shirou Sagisu o anime foi ao ar no Japão com exclusividade pela TV Tokyo entre as temporadas de Outono de 1995 e Inverno de 1996 em um total de 26 episódios recebendo nota 8.31\10 no Myanimelist com mais de 595.000 membros integrantes e mais de 341.000 usuários votantes. Sua estreia logo demonstrava um trabalho mais denso, uma história mais dramática, complexa e elaborada que o convencional ricamente trabalhada em seu detalhes criando tendências de protagonistas e enredos para o futuro.

Alguns afirmam que Neon Genesis Evangelion foi um dos trabalhos responsáveis por mudar a visão do mundo a respeito dos animes ajudando a indústria a ganhar popularidade e reconhecimento mundial, até então meio que os animes eram tidos como produtos de entretenimento para crianças e adolescentes sem peso porém, com um enredo cheio de detalhes e profundida digno dos melhores filmes de ficção científica de hollywood, essa visão mudou. Na época tanto a cultura pop quanto a indústria dos animes viviam outro momento e no mesmo ano e mesma temporada em que Neon Genesis Evangelion veio ao ar outros animes também foram lançados como: Bakuretsu Hunters, El Hazard the Wanderers e Kaitou Saint Tail. Além disso animes como Dragon Ball Z, Captain Tsubasa J e Street Fighters II ganhavam continuação. Esses três também vieram para o Brasil com dublagem em nosso idioma.

A História de Neon Genesis Evangelion

Por volta do ano 2000 espalhou-se pelo mundo a notícia de que um meteoro de proporções jurássicas havia atingido um dos polos da Terra, esse fato histórico ficou conhecido como o segundo impacto em homenagem ao primeiro grande choque de meteoro que dizimou os dinossauros. O desastre derreteu perigosamente as calotas polares causando caos político, econômico e social pelo mundo à fora que só foi controlado pela humanidade no ano de 2015, época em que a história do anime se desenrola.

Mas, as notícias espalhadas pela mídia à mando das forças armadas não era bem o que parecia, na verdade, uma expedição a um dos polos da Terra acabou descobrindo uma criatura gigante e misteriosa que explodiu enquanto as escavações eram feitas e por ter trazido consequências de ordem mundial encobriram tal fato alegando ter sido um impacto de meteoro. Porém, quinze anos após o segundo impacto, essas criaturas que pareciam vir de outro mundo apelidadas de angels (anjos) mas que na realidade não tinha nada de angelical começaram a surgir na Terra trazendo o apocalipse, dizimando regiões e ameaçando a existência do homem. Nenhum armamento parecia freá-las e a última esperança da humanidade é uma organização super avançada chamada Nerv financiada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio dos principais países do mundo.

A Nerv estava no encargo do projeto Evangelion (referência bíblica) cuja finalidade era desenvolver Mecas (robôs gigantes) biomecânicos controlados por um piloto humano compatível capazes de enfrentar mano a mano e destruir os Angels. O roteiro hoje, em 2018, parece batido e manjado mas lá atrás, em 1995, era muito inovador, era a coqueluche do momento e muitos dos animes de lá para cá que adotaram temáticas semelhantes sem dúvida extraíram referências e inspirações do imenso sucesso de Neon Genesis Evangelion. Uma fórmula inovadora na época que pegou tão bem, mas tão bem que em 2007 a franquia já havia arrecadado mais ou menos 4 Bilhões e 39 milhões de reais, na cotação de hoje.

É então que passamos a acompanhar a vida do jovem Ikari Shinji (dublado por Megumi Ogata) um garoto de 14 anos de idade filho de Ikari Gendou (dublado por Tachiki Fumihiko) líder de pesquisa do projeto Evangelion. Shinji é um jovem aparentemente frágil e complexado, não tendo a companhia da mãe o seu dedicou toda a vida ao projeto Evangelion praticamente abandonando o garoto a própria sorte até que a Nerv estava testando um novo meca nomeado EVA 01 e precisavam de um piloto compatível. Fazendo aqui um parênteses, os mecas de Neon Genesis Evangelion não são simplesmente robôs com estrutura mecânica. Super avançados eles possuem um exoesqueleto metálico protetor mas por dentro são biológicos lembrando uma criatura viva que precisa de um cérebro para funcionar. É exatamente essa a função dos pilotos que inseridos nos robôs por meio de uma capsula funcionam como cérebro e consciência da máquina. Ideia muito top na época.

O problema é que apenas pessoas jovens são compatíveis e de início o Japão dispunha somente da adolescente Rei Ayanami (dublada por Megumi Hayashiba) como piloto de teste do meca EVA 00. Infelizmente no início do anime Rei está bem machucada, para que o meca funcione corretamente é preciso que o piloto esteja em plenas faculdades mentais e emocionalmente estável mas durante um teste Rei demonstrou incerteza, instabilidade e insegurança o que fez o seu meca surtar quase acabando em um desastre e em sua morte. Rei Ayanami aparentemente passou por maus bocados no passado ela é um tanto indiferente, silenciosa e até fria mas aos poucos vai demonstrando que sua falta de empatia não é proposital e surge até um ar de romance entre ela e Shinji. Me lembro que nos anos 90 tive contato com uma revista com a arte do anime com ela e outros personagens na capa e tudo parecia muito bacana, legal e irado.

O projeto Nerv precisava urgentemente de um novo piloto de testes para utilizar o novo Meca EVA 01 ainda mais com um novo Angel que apareceu destruindo tudo. É então que Gendou manda a militar Misato Katsuragi (dublada por Mitsuishi Kotono) recrutar Shinji. Misato acaba meio que ficando com a guarda de Shinji levando-o para morar junto em seu apartamento na cidade de Tokyo-3. Ela em casa é preguiçosa, desleixada e logo de manhã cedo gosta de tomar cerveja alegando que seu dia já começou bem, ela não chega a ficar bêbada passando vergonha mas o seu descuido com sua vida privada deixa Shinji irritado alegando que ele entende o fato dela ainda não ter casado. :) 

A Ficção Científica

Tudo nesse anime parece ter sido pesquisado nos mínimos detalhes para que a história parecesse verossímil e madura. Em 1995 telefones celulares já não eram nenhuma novidade, mesmo que coisas como telas sensíveis ao toque e redes wireless sequer passassem pela imaginação da maioria das pessoas, em Neon Genesis Evangelion os jovens já podiam ter um celular e até trocar mensagens dentro de sala de aula (pelo menos em países ricos) além disso, para dá um ar futurista os alunos possuíam notebooks que usavam durante o aprendizado. Shinji, por exemplo, é mostrado em vários momentos usando um walkman, produto muito popular entre adolescentes nos anos 90. Tenho certeza que muitos dos que tiveram a paciência de lê esse artigo até aqui sequer fazem ideia do que seja isso.

Os pilotos dos EVAs vestiam uma espécie de macacão todo hy-tech, todo na estileira que possuía uma bomba de ar embutida e ao pressionar de um botão todo o ar dentro do traje era expulso deixando a vestimenta bem ajustada ao corpo do piloto. A câmara interna onde Shinji, Rei e mais posteriormente Asuka ficavam, dentro dos mecas, era inundada com uma espécie de líquido amniótico respirável que servia tanto como proteção de impactos quanto para aumentar a compatibilidade e sensibilidade entre meca e piloto ao ponto deste sentir os golpes e ferimentos recebidos pela máquina como seus. Os robôs só funcionavam bem ligados por um cabo de energia chamado de "cordão umbilical" que caso fosse desconectado em batalha dava ao usuário uma autonomia de apenas 5 minutos. Como proteção contra os ataques dos angels todos os mecas eram guardados no subterrâneo sendo lançados a superfície quando preciso. Era muita ficção científica escrita em detalhes para levar a complexidade e densidade da história a um outro nível. Muito legal.

O anime, para minha surpresa, é repleto de ideias tecnológicas avançadas para a época que até hoje perduram o imaginário e a pesquisa científica tipo nanorobôs, corrompimento de sistemas por infecção eletrônica, hackeamento de sistemas, sim isso mesmo meus caros leitores, pasmem, hackeamento de sistemas em 1995! Esses assuntos são comuns hoje, não naquela época. A união entre biologia e eletrônica é demonstrada por grandes sistemas controlados por processadores biológicos que parecem um cérebro humano. Além de tudo isso temos uma visão do futuro sobre como seriam os computadores portáteis e as ferramentas para programadores em 2015, todo esse conjunto aliado a uma qualidade visual e de animação, para a época, exemplar.
Os personagens

Além de Shinji e Rei um outro piloto ingressou no projeto Evangelion, na verdade uma piloto chamada Azuka Langley Souryuu (dublada por Yuko Miyamura), Azuka é possivelmente uma das primeiras tsunderes do tipo convencida dos animes. Ela vai além por ser muito, mas muito irritante e cheia de si o que a torna engraçada e carismática lá do seu jeito. Neon Genesis Evangelion têm muitos estereótipos inovadores de personagens que em outros animes nos anos que se seguiram até hoje foram sendo aperfeiçoados mas, dentro do universo da história eles ainda precisavam ser amadurecidos fato comprovado pela personalidade engraçada mais desenfreadamente irritante de Azuka. Sobre o comando do Meca EVA 02 seu primeiro encontro com Shinji foi em alto mar enquanto ela era transportada para o japão escoltada por navios americanos, surpresa com o fato de Shinji ter tido mais de 40% de compatibilidade com seu meca logo no primeiro uso ela resolveu mostrar que era melhor e que oportunidade mais conveniente do que enfrentarem juntos um angel debaixo dos oceanos?! Além deles temos a professora Akagi Hitsuko (dublada por Yuriko Yamaguchi) cuja maturidade e profissionalismo nas pesquisas da Nerv são cativantes ela é tipo a cientista chefe do projeto Evangelion. Temos também Kaji Hyouji (dublado por Kouichi Yamadera) um tanto playboy ele teve um romance com Misato no passado e, de volta a Nerv, anda tendo uns amassos aqui e ali com ela.

A Qualidade Técnica

Eis aqui um ponto espetacular desse anime. Em 1995, apesar de computadores já estarem sendo utilizados por estúdios de animação no Japão, essa tecnologia ainda era recente. Haviam poucos softwares dedicados à profissão e só para nos situar em termos tecnológicos o primeiro Playstation havia sido lançado apenas um ano antes e o Windows 95 chegava as lojas no mesmo ano e momento em que o anime foi ao ar. A maior parte da animação era feita à moda antiga e a qualidade de algumas cenas de Neon Genesis Evangelion era surreal, surpreendente para a época, sinceramente alguns detalhes nos movimentos dos mecas e dos personagens surpreende até hoje. A tela ainda era no formato 4:3 e o áudio já tinha boa qualidade. 

A Comédia e o Visual

Embora não seja um anime de comédia o bacana é que hoje temos contato com uma época em que o humor era um pouco diferente, os olhos de repente ficavam esbugalhados e a boca praticamente tomava metade do rosto quando o personagem bocejava ou estava de boca cheia.  O momento artístico no mundo dos animes era outro, os personagens tinham narizes pontiagudos e protuberantes com a boca minúscula bem próxima ao nariz deixando um longo e afilado queixo que se vê bem quando visualizamos os protagonistas de perfil. Tenchi Muyo! outro anime já analisado aqui no Giganalise, compartilha da mesma tendência visual da época e animação de primeira!


Em conclusão

Como tudo que marca uma época seja na música, no cinema, tecnologia, games ou qualquer outra coisa Neon Genesis Evangelion criou tendências, ajudou a mudar o modo como víamos animes e serviu de inspiração para muitos artistas que na época eram apenas crianças ou adolescentes. Animações como Code Geass (2006), Suisei no Gargantia (2013) e Aldnoah.Zero (2014) devem, em algum ponto, ao caminho aberto criado pelo legado e referência criados por essa obra que soube aproveitar o momento de popularização da tecnologia em que surgiu. Nem tudo é perfeito, alguns na época alegaram que Neon Genesis Evangelion estragava animes em estilo meca por não ser ortodoxo ao que até então existia, outros não gostaram muito do protagonista Shinji alegando que ele era fraco e sem personalidade mesmo sendo um garoto de apenas 14 anos sem mãe e com um pai ausente e que de repente se vê no controle de uma máquina capaz de salvar a humanidade.

O ano de 1995 foi uma época em que termos como streaming de vídeo sequer era imaginado, a Tv, o cinema e o VHS eram as únicas fonte de entretenimento. Neon Genesis Evangelion não veio para o Brasil (pelo menos que eu saiba) como alguns outros animes da época mas graças ao pessoal Fan-Sub seus 26 episódios podem ser encontrados nas Internets da vida com uma qualidade de vídeo aceitável e legendado. A série ganhou ainda vários filmes entre eles The End of Evangelion (1997) que encerrava melhor a história, Neon Genesis Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone (2007), Neon Genesis Evangelion 2.0 Yon Can (Not) Advance (2009) e Neon Genesis Evangelion 3.0 You Can (Not) Redo (2012).

Confira nossos anúncios para nos apoiar.

Valeu e até a próxima. 



LEIA TAMBÉM: