Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Uma das comédias românticas juvenis mais divertidas e criativas dos últimos 10 anos. (Giganalise Review)



* Esta postagem tem spoilers evitados, quando possível!

Com roteiro muito divertido e original, ótima qualidade visual, personagens carismáticos e uma comédia de rachar o bico Chuunibyou Demo Koi ga Shitai foi um anime marcante entre as comédias românticas abordando um tema aparentemente comum entre os adolescentes japoneses: A Síndrome da Oitava Série. Produzido pela Kyoto Animation, ainda considerado o melhor estúdio de animação do Japão, Chuunibyou foi um grande sucesso e sua primeira temporada figura até hoje como o 63º anime mais popular no Myanimelist. Nesse review com o mínimo de spoilers, vamos conferir sua história, personagens, avaliações, comédia e alguns extras nerds respondendo o que seria  mesmo Chuunibyou!?

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Chuunibyou Demo Koi ga Shitai (tradução "Tenho Síndrome da Oitava Série mas Quero me Apaixonar!") é originalmente uma light novel em estilo comédia romântica adolescente com drama e fantasia escrita por Torako com ilustrações de Nozomi Osaka. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Kyoto Animation em duas temporadas, a primeira exibida no Outono\2012 (entre Outubro e Dezembro) em 12 episódios alcançando nota 7.87\10 no Myanimelist com mais de de 616.000 membros em seu perfil e a segunda intitulada Chuunibyou Demo Koi ga Shitai Ren exibida no Inverno\2014 (entre Janeiro e Março) em mais 12 episódios alcançando nota 7.6\10 no Myanimelist com mais de 331.000 membros em seu perfil no momento dessa postagem (Obs: Essas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)

Mas, o que é Chuunibyou?

Você deve ter sido amigo de alguém no início da adolescência que de tanto curtir um determinado herói, game ou anime acabou mergulhando de vez na imaginação acreditando ser o próprio personagem, repetindo suas frases, movimentos ou se vestindo de modo semelhante. Acredite ou não muita gente já conheceu alguém que de tanto assistir os filmes do Superman acreditou ser capaz de voar ou aquele colega que de tanto assistir Dragon Ball achou que poderia sair por aí soltando Kamehamehas à vontade! Pois bem essa é uma das definições de Chuunibyou ou Síndrome da Oitava Série, um momento na vida de alguém que está deixando de ser criança e se tornando adolescente sendo que nessa fase estranha de mudanças rápidas de personalidade, acabam se sentindo inseguros procurando em um personagem fictício uma referência ou ancoragem emocional temporária. Este fenômeno comportamental surge em algumas crianças por volta de 11 a 13 anos de idade época em que, no Japão, estão próximas a oitava série do fundamental.

Apresentando Rikka Takanashi!

Essa é a exata situação de Rikka Takanashi (dublada por Maaya Uchida) embora ela já esteja praticamente com 17 anos. Acreditando ser uma bruxa com grandiosos poderes portadora do "Olho Perverso" ela é uma das protagonistas femininas mais marcantes, carismáticas e bem construídas já adaptadas pela Kyoto Animation nestes últimos 10 anos. Sempre muito ativa ela faz do seu mundo imaginário uma fonte sem fim de ideias divertidamente cabulosas onde tudo parece ganhar um sentido hilário e obscuro.

Rikka sempre fala de forma enigmática e coisas tipo um guarda-chuvas se tornam uma arma no combate contra seus inimigos, em especial sua irmã mais velha chamada Tooka (dublada por Eri Sendai). Linha dura ela pega no pé de Rikka por não abandonar o Chuunibyou mesmo já estando no ensino médio. A garota insiste em continuar com seu misterioso tapa-olhos no lado direito escondendo uma lente de contato chamada "Olho perverso" o qual, segundo sua fértil imaginação, acredita ser capaz de ver o oculto e encontrar o "horizonte imaterial". Na realidade Rikka age desse modo como forma de lidar com uma perda muito dolorosa, seu pai faleceu quando ela ainda era muito pequena e não conseguindo entender muito menos aceitar esse fato a garota foi se afundando mais e mais em seu mundo de fantasia como forma de proteção.


Era o Fim da Picada para Yuuta!

Yuuta Togashi (dublado por Jun Fukuyama) é um garoto que já passou por sua fase Chuunibyou quando acreditava ser o "Mestre das Chamas Negras" e ia para escola com faixas nos braços afirmando que assim selava o seu grandioso poder porém agora no ensino médio ele morre de vergonha de ter vivido um passado para ele tão ridículo! Doí na alma do garoto lembrar de como se vestia e das frases toscas e "misteriosas" que inventava para parecer mais descolado. Ele resolveu esquecer tudo isso de vez, largou as fantasias da infância e decidiu viver como um adolescente normal. Chegou a mudar de colégio para que ninguém pudesse revelar como ele era no passado, no entanto...

Logo no primeiro dia de aula Yuuta cruza caminhos com Rikka que mudou-se recentemente para o apartamento de cima no prédio onde ele mora e o viu pela sacada afirmando ser o mestre das chamas negras em algum momento do passado. O problema é que Yuuta morre de vergonha de sua fase chuunibyou e  não deseja ninguém por perto sabendo disso. Ter uma garota tão "parafuso solto" dividindo a mesma sala e conhecendo o seu segredo era o fim da picada! Os dois formam um dos casais mais queridos entre as comédias românticas com um convívio quase sempre regido por bons cascudos já que o chuunibyou de Rikka mina por completo sua paciência.

Uma Catástrofe chamada Dekomori!

Sanae Dekomori (dublada por Sumire Uesaka) está no ápice da Síndrome da Oitava Série afirmando ser serva de Rikka, o Olho Perverso. Personagem mais divertida de todo o anime e favorita de muita gente Dekomori é o que podemos chamar de furação humano  de destruição sendo uma das pirralhas mais irritantes e divertidas já imaginadas por um autor. O próprio modo de falar da personagem já é engraçado e a torna inesquecível. Em japonês a terminação "de su" é bastante aplicada e Dekomori faz questão de usá-la no máximo de frases possível sempre de modo enfático e estridente. É de rolar de rir! Além disso ela vive de treta com Nibutane (falamos já dela)  em um convívio na base de cascudos, cabelos puxados e umas garrafas de leite cuspidas na cara.

Shinka Nibutane e seu passado como Mori-Sama!

Rikka resolve criar um novo clube na escola e atrai a atenção de Shinka Nibutane (dublada por Chinatsu Akasaki) a garota mais popular da sala porém, Yuuta fica a se perguntar por que uma garota aparentemente normal e popular iria se interessar por um clube de esquisitões. Nibutane também teve chuunibyou no ensino fundamental quando afirmava ser uma vidente chamada Mori-sama capaz de conversar com fadas e espíritos e, acreditem, chegava a dar conselhos em fóruns na internet. Na época, Dekomori era sua maior fã e fez o download completo de um livro de conselhos e magias escrito por ela. Algo que hoje Nibutane morre de vergonha e por isso entrou no clube para descobrir onde o livro estava e destruir seus constrangedores escritos do passado. Dekomori não acredita que Nibutane seja de fato a ex Mori-Sama e  um dos conflito mais engraçados da história dos animes é firmando entre as duas.


Existem outros coadjuvantes como a sonolenta Kumin Tsuyuri (dublada por Azumi Asakura) e Isshiki Makoto (dublado por Soichiro Hoshi) um amigo de Yuuta que desejando ser popular entre as garotas foi obrigado a raspar a cabeça após ter revelado fazer uma votação secreta na sala para vê quem seria a garota mais bonita. Uma outra personagem de grande importância é Satone Shichimiya (dublada por Juri Nagatsuma) que surge apenas na segunda temporada sendo uma anti-heroína (a principio) da história.

A Tênue Fronteira Entre a Imaginação e a Realidade

Lançado em 2012 Chuunibyou trouxe uma história tão própria que mesmo hoje é bastante lembrada pelos fãs. Nos momentos de ação quando as personagens estão brigando com vassouras, guarda-chuvas ou mesmo utensílios de cozinha no imaginário elas vivenciam batalhas mortais com armas místicas superpoderosas e movimentos bem coreografados e de fato é isso que a direção nos apresenta na tela, batalhas épicas até que alguém é derrotado com uma conchada na cabeça e tudo volta a realidadeRikka e Yuuta vão se aproximando até que um sentimento mais forte surge entre eles, os momentos românticos são acompanhados por uma trilha sonora comovente e muito bonita. Por falar nisso, a trilha sonora de Chuunibyou é extremamente cômica e muito inspirada produzida exclusivamente para o anime contribuindo para atmosfera alegre e feliz que a série possui. Quanto a qualidade visual quase não há o que reclamar, mesmo em 2012 o anime já demonstrava está um pouco além de seu tempo com um design muito bonito, detalhado e moderno para a época servindo de base para vários outros animes da Kyoto Animation que viriam em seguinda. Se você, por exemplo, já assistiu Violet Evergarden, Free ou Tsurune vai perceber que esses animes têm uma aparência similar. A animação e paleta de cores também eram de excelente qualidade. Muito recomendado!

Se curtiu, compartilhe!

Confiram outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Vídeo promocional da 1ª temporada de Chuunibyou linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Vídeo promocional da 2ª temporada de Chuunibyou linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/amagi-brilliant-park_16.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/eromanga-sensei-minha-irma-e-uma.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/imouto-sae-ireba-ii-uma-irma-mais-nova.html