Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Fullmetal Alchemist Brotherhood. Um dos roteiros mais densos, consistentes e bem construídos de toda a história da indústria dos animes. (Giganalise Especial)



Não é nenhum exagero afirmar que caso você deseje fazer um top 20 das melhores histórias da animação japonesa se sentirá obrigado a pôr Fullmetal Alchemist em alguma posição dentro dessa lista. Um dos roteiros mais densos, complexos, cheios de ramificações e bem arquitetados dos animes, repleto de suspense e mistério com muitos, mas muitos personagens emblemáticos e carismáticos. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados para os poucos que ainda não conhecem, nós vamos falar sobre o enredo, os personagens e suas motivações e como uma história une um contingente enorme de informações numa trama que consegue a façanha de te prender durante 64 episódios sem entediá-lo, vamos lá.

Aqui no Giganalise geralmente o primeiro parágrafo de reviews mais completos dos animes são dedicados à staff, as pessoas e o estúdio por trás da produção. Caso não esteja interessado em informações tipo, notas recebidas, histórico do autor ou adaptações anteriores do estúdio basta saltar para o parágrafo seguinte. Fullmetal Alchemist é originalmente um mangá escrito e ilustrado pela muito talentosa artista Hiromu Arakawa, nascida em 08 de maio de 1973 em Hokkaido ela também é criadora de Arslan Senki e do maravilhoso slice of life Gin no Saji (para minha surpresa) que muitos conhecem como Silver Spoon. Hiromu começou a carreira com Stray Dogs mas ficou famosa por Fullmetal, trabalho através do qual ganhou os prêmios Shogakukan Manga Award, Tezuka Osamu Cultural Award e Shinsei Prize. Sendo mãe de um filho em 2007 Hiromu produziu o que para muitos é uma obra prima com uma das histórias mais surpreendentes e marcantes sendo considerado, pelos japoneses em votação, como o melhor anime de todos os tempos. O mangá começou a ser publicado em agosto de 2001 e logo ganhou fama e seguidores vendendo muito bem e já no Outono de 2003 a primeira adaptação para anime intitulada apenas de Fullmetal Alchemist (ou Hagane no Renkinjutsushi, em Japonês) produzida pelo competente estúdio Bones (que adaptou Noragami, Hitsugi no Chaika e Boku no Hero Academia) foi exibida em um total de 51 episódios recebendo nota 8.3\10 no Myanimelist com mais de 753.000 membros e mais de 470.000 usuários votantes. A fama foi tão estrondosa que o estúdio e os produtores resolveram em 2009  fazer um remake  intitulado Fullmetal Alchemist Brotherhood, este que além de animação e qualidade visual aprimoradas veio mais completo e mais fiel ao mangá tornando um tanto desnecessário assistir ao original. Em um total de 64 episódios Fullmetal Alchemist Brotherhood recebeu a atordoante nota 9.25\10 no Myanimelist com mais de 1.113.000 membros e mais de 681.000 votantes. Talvez o anime mais bem avaliado que passou aqui no Giganalise até o momento superando hits como Sword Art Online e One Punch Man.

Cheio de mistério, ação e suspense, Brotherhood tem muito a ser destrinchado por isso de antemão afirmamos que esse review será consideravelmente longo. Apesar da história girar em torno dos irmãos Edward Elric (dublado por Romi Park) e Alphonse Elric (dublado por Rie Kugimiya) Fullmetal possui vários outros personagens de peso cada um com motivações próprias criando núcleos de elenco e enredo distintos que não apenas completam a trama mas também possuem enorme relevância na história ocupando boa parte do universo do anime.

Fullmetal Alchemist Brotherhood é ambientado em um universo paralelo que remete à Inglaterra durante a Revolução Industrial, dentro desse universo existe a alquimia que na escola nós conhecemos como sendo os primeiros estudos das substâncias e elementos que mais tarde foram sendo organizados gerando o que hoje nós chamamos de química mas, dentro do universo de Fullmetal, alquimia é uma forma de energia ou magia capaz de realizar verdadeiros milagres. Existe um princípio na química chamado troca equivalente o qual afirma que nada se cria tudo se transforma, para que você possa criar algo novo precisa da quantidade e dos elementos certos para usá-los em troca. Essa lei da química é utilizada dentro da história do anime mas existe um tabu conhecido como transmutação humana o qual é a tentativa de trazer à vida alguém que já faleceu, sendo considerado um grande pecado. Aqueles que desavisadamente tentam fazer a transmutação humana acabam abrindo o portão para a verdade perdendo, em troca, algo importante. 

É o que acontece com os irmãos irmãos Edward Elric e Alphonse Elric que ainda crianças viram seu pai Van Honhenheim partir em viagem pelo mundo deixando-os aos cuidados de sua mãe que faleceu muito jovem. Desejando revê-la eles inadvertidamente fazem a transmutação humana  usando elementos como cálcio, carbono e água para reconstituir seu corpo e recolocar sua alma mas, nesse momento eles abrem o portão da verdade e em troca Edward perde sua perna esquerda e Alphonse perde todo o seu corpo. Vendo o grande erro que cometeram Edward usa o próprio sangue e sela a alma de seu irmão Alphonse dentro de uma armadura que estava na sala em troca de seu braço direito. Assim começa a saga de dois irmãos que decidem se tornar alquimista federais do exército de Amestria e estudar bastante alquimia procurando recuperar seus corpos e, de início, descobrir se um dia voltarão a rever sua mãe.

Como afirmei, além dos irmãos Elric temos vários outros personagens de peso que completam e tornam a história única, é impossível não detalhá-los um pouco para que a trama de Brotherhood seja bem compreendida:

* Primeiro temos o coronel Roy Mustang (dublado por Shinichiro Miki) um alquimista federal do exército de Amestria que participou e contemplou o verdadeiro genocídio na guerra contra o povo de Ishival e decidiu galgar estrategicamente posições dentro do exército até se tornar Fuhrer (general), a pessoa que comando o país, e mudar tudo o que ele viu de errado e injusto. Mustang é acompanhado pela bela, forte e competente tenente Riza Hawkeye (dublada por Fumiko Orikasa) uma das minhas personagens favoritas ela o acompanha fielmente tendo dele a permissão de atirar em suas costas caso se desvie de seu caminho. Além de desejar ser Fuhrer ele é movido pelo desejo de vingança procurando descobrir quem assassinou Maes Hughes, seu grande amigo. Mustang é conhecido como o alquimista do fogo. Capaz de gerar grandes explosões e queimar o inimigo com um estalar de dedos ele é um dos federais mais poderosos no entanto o lado engraçado é que não pode usar alquimia quando molhado ou na chuva se tornando imprestável, algo que irrita e muito Edward.


* Scar (dublado por Kenta Miyake) é um sobrevivente do genocídio de Ishival, tendo sua família dizimada inclusive o seu irmão ele é totalmente movido pelo ódio e deseja atacar e matar cada um dos alquimistas federais como vingança pelo que aconteceu ao seu povo de pele escura e olhos vermelhos. Scar usa alquimia oriental e se torna um dos personagens de grande importância na guerra contra os homúnculos passando de inimigo a aliado. Ele deseja encontrar e eliminar o alquimista Solf J. Kimblee este que gosta de destruição e usou uma pedra filosofal para matar muitos dos habitantes de Ishival.


* Olivier Mira Armstrong (dublada por Yoko Sumi) é a comandante do exército que controla a muralha de Briggs. Forte, durona, determinada, perigosa e bela ela é irmã do bombado e absurdamente hilário Alex Louis Armstrong (dublado por Kenji Utsumi) um forte alquimista que por alguma razão que não compreendo gosta de tirar a camisa e abraçar alguém sempre que fica comovido. Olivier surge em Brotherhood a partir do terceiro arco da história abrigando, ou melhor, interrogando os irmãos Elric. Desejando também ser Furher ela se torna suspeita de assassinar um dos comandantes do alto escalão e se infiltra na central se tornando uma figura chave na rebelião que derrubou o general King Bradley e os homúnculos.


Winry Rockbell (dublada por Megumi Takamoto) é amiga de infância dos irmãos Elric, ela é quem cuida da manutenção dos automails (próteses mecânicas) de Edward. Apaixonada por ele, Winry não exita em arremessar uma chave de boca na cabeça do rapaz sempre que ele chega até sua oficina todo arrebentado. Winry teve seus pais assassinados por Scar e, no segundo arco da história, teve a oportunidade se vingar-se mas impedida por Edward recobrou a lucidez e até que momentaneamente suportou o fato de Scar se tornar aliado dos garotos. Ela é completamente fanática por automails fazendo de tudo para aprender o que pode a respeito desses equipamentos e seu funcionamento. Infelizmente ela foi por alguns momentos usada como refém para forçar Edward e Alphonse a obedecer King Bradley.

* Izumi Curtis é a mestra dos irmãos Elric. Uma habilidosa alquimista, tem um açougue junto a seu marido e se intitula apenas uma dona de casa. Izumi também tentou realizar a transmutação humana após a perca de seu primeiro filho recém-nascido, como punição o portal da verdade foi aberto e ela além de não realizar seu desejo também perdeu parte de seus órgãos internos. Muito forte Izumi marca presença em vários momentos do anime incluindo o combate final contra o homúnculo conhecido como "O pai". Durona e exigente Izumi mete medo nos irmãos Elric o que é bem engraçado.

* Ling Yao e May Chang são dois dos filhos do imperador do reino de Xing. Com a morte de seu pai se aproximando as diversas facções de seu país (cada uma comandada por um filho) lutam entre si para ver quem será o próximo imperador. Não visualizando outro modo de salvar seu povo Ling e May, que são rivais, viajam até Amestria atrás de um exemplar da pedra filosofal a qualquer custo. Aparecendo a partir do segundo arco da história Ling almoça e janta às custas de Edward o que é muito engraçado além disso ele é acompanhado por dois habilidosos ninjas, o velho Fu e sua neta Lan Fan, que o ajudam e se sacrificam por ele. May Chang é uma garotinha muito habilidosa que em vários momentos ajuda os irmãos Elric, o lado engraçado é que ela imagina Edward como um jovem alto, bonito e bem educado mas ao constatar que ele é esquentado e nanico se decepciona passando toda a sua atenção para Alphonse que no momento ainda é uma alma dentro de uma armadura.

* Calma que ainda não acabou! Além de todos esses personagens e suas motivações temos Van Hohenheim o pai dos irmãos Elric que esconde um grande segredo a respeito dos homúnculos e de seu líder. Honhenheim viaja pelo mundo despejando parte de seu sangue pela terra fazendo os preparativos para o dia do eclipse lunar em que os homúnculos finalmente iriam executar o seu perverso plano de criar uma pedra filosofal sacrificando mais de 50 milhões de habitantes do país de Amestria.


* E por fim temos eles, os homúnculos. Há um ser escondido nas profundezas da sociedade de Amestria conhecido apenas como "O pai", desejando a liberdade e perfeição tentando conquistar o próprio deus ele se livra de sete emoções que na bíblia são conhecidos como os sete pecados capitais e com cada uma dessas emoções cria um homúnculo, seres capazes de regenerar seu corpo, quase imortais. Com aparência humana cada homúnculo possui uma habilidade em particular, a luxúria é uma mulher sensual capaz de seduzir e matar qualquer um a quem for ordenada; a gula é um personagem gordinho de cérebro pequeno e muito ingênuo que devora qualquer coisa a que for ordenado, desde objetos até pessoas;  a ganância é um personagem capaz de tornar o próprio corpo duro como o aço, ele deseja conquistar tudo, dinheiro, mulheres, poder tudo ele procura obter para si se rebelando até contra seu criador; a inveja é um personagem com a habilidade de clonar a aparência de qualquer pessoa sendo ardiloso ele, assim como o sentimento que originou seu nome, é traiçoeiro e costuma levantar falsos testemunhos para incriminar e eliminar quem estiver no caminho dos planos do "pai", responsável pela morte de Maes Hughes inveja é queimado até os ossos pelo coronel Mustang; a ira é um outro homúnculo conhecido na realidade como o general (fuhrer) King Bradley, treinado desde pequeno para ser o comandante do país de Amestria ele é o cabeça que coordena todo o plano idealizado pelo "pai", seu criador. Sendo um personagem marcante Bradley tem uma vida familiar de fachada e publicamente é pai de Selim Bradley, uma criança de aspecto gentil mas que na realidade é o receptáculo do homúnculo orgulho, uma forma de vida que se manifesta com olhos e bocas medonhos que aparecem nas sombras capaz de transformar a escuridão em armas pontiagudas e afiadas. Orgulho é um dos vilões mais sinistros, bem imaginados e perturbadores de toda a história de Fullmetal Alchemist e dos animes principalmente porque uma criatura tão assustadora se esconde atrás da figura de uma criança inofensiva. E por fim temos a preguiça, surgindo a partir do terceiro arco da história esse personagem é um brutamontes sem cérebro que aprecia muito dormir e quando ordenado a fazer algo tipo cavar um túnel circular de transmutação em volta do país ele vai cumprindo a tarefa apenas afirmando "mendokise" (que saco), "oshigoto mendokise" (trabalhar é um saco). Preguiça é derrotado em combate pelos irmãos Olivier e Alex Armstrong.

Existem ainda dezenas de personagens secundários ao longo dos 64 episódios de Fullmental Alchemist Brotherhood que não vamos detalhar aqui por deixar o post longo demais. 

O plano do "pai" é criar a maior de todas as pedras filosofais e conquistar o próprio deus algo que necessita do sacrifício de milhões de vidas humanas para se realizar, quanto mais almas sacrificadas, maior é o poder da pedra filosofal forjada e a jornada dos irmãos Edward e Alphonse que de início era apenas para recuperar seus corpos acabou se tornando algo muito maior. Fullmetal consegue a façanha de te prender durante 64 longos episódios quase sem entendia-lo! O anime é dividido em 5 arcos de 13 episódios (com exceção do último que possui 12) cada um identificado por um tema musical de abertura que muda conforme a história avança. No primeiro arco somos apresentados aos irmãos Elric e seu combate contra Scar que está aterrorizando a central matando alquimistas federais; o segundo arco vai revelando os planos malignos do "pai" nos apresentando novos homúnculos e o começo da mudança de Scar de vilão para aliado; o terceiro arco nos apresenta a comandante Olivier Armstrong de Briggs, seu combate contra o homúnculo preguiça e seus planos de bisbilhotar a central; O quarto arco é focado na luta de Edward e Alphonse contra o aterrorizante homúnculo Orgulho depois que os planos de Mustang se tornam conhecidos por King Bradley e por fim temos o quinto e último arco onde tudo mundo se junta em uma batalha épica cheia de mais revelações.

O suspense e o mistério são, na minha opinião, o maior dos trunfos de Fullmetal Alchemist Brotherhood, quando você pensa que a história já nos revelou tudo o que tinha para ser revelado mais surpresas vão aparecendo deixando o anime irresistível. Todos os núcleos de personagens que já mencionamos são ramificações de uma única e grandiosa história sendo que há momentos quando os protagonistas trabalham juntos e em outros, separados. Até que todo mundo se junta em um clímax final e desfecho satisfatório. A comédia está presente geralmente em torno do fato de Edward ser baixinho e viver quebrando seus automails ou das manias esquisitas de Louis Armstrong que aprecia um abraço musculoso quanto sente-se comovido por alguma dificuldade sofrida por um amigo. A partir do terceiro arco o lado cômico dá espaço ao desenrolar da história e das chocantes revelações. 

A qualidade técnica e o Design de personagens.

Brotherhood com certeza teve um generoso orçamento para ser adaptado, durante os 64 episódios nós temos uma ótima e consistente qualidade visual e de animação com linhas bem definidas sem distorções de design e mantendo uma atmosfera de suspense e expectativa. As cores foram escolhidas com tons puxados para o cinza, a trilha sonora têm muito suspense e mistério o que casa perfeito com o teor do enredo e o design de personagens e um dos pontos altos. As expressões são fortes com maxilares bem definidos e bochechas rechonchudas criando um semblante grave para os personagens principalmente as mulheres que ficam com uma aparência bela mas com presença imponente. O design é fiel ao anime original de 2003 mas alguns personagens tiveram mudanças notáveis em suas expressões. É o caso de Scar que em Brotherhood parece bem mais irado do que sua versão original precisando inclusive de outro dublador cuja voz combinasse mais com a aparência e postura. Alphonse, Van Hohenheim, a tenente Hawkeye e Winry também sofreram grandes melhorias nas linhas que definem seu formato.

Fullmetal Alchesmist fez história no mundo dos animes e está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. Link Abaixo.

Confira nossos anúncios para nos apoiar.

Nos sigam nas redes sociais ao lado.

Valeu e até a próxima.

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.

Assistir Fullmetal Alchemist Brotherhood

Deixo abaixo as 5 intros dos arcos do anime incluindo nomes famosos nas interpretações como o grupo Chemistry.

Intros linkadas do Youtube de acordo com direitos de API.



LEIA TAMBÉM:

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/kino-no-tabi-beautiful-world-animated.html