Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Little Witch Academia. Sucesso de crítica e divertidas confusões.



Uma aspirante a feiticeira atrapalhada e impulsiva com pouco prestígio no mundo mágico mas um enorme coração e um grande sonho embarca numa aventura cheia de comédia, magia e muitas confusões. Um sucesso de crítica chegando a concorrer ao prêmio Crunchyroll Anime Awards de 2017, Little Witch Academia nos apresentou uma mistura de aventura, comédia e magia cheio de personagens muito carismáticas e um estilo visual característico do estúdio Trigger. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seus personagens, criadores, enredo, qualidade técnica e sua atmosfera que encanta e diverte. Vamos nessa!

Nosso próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em assuntos tipo nome do autor, obras anteriores do estúdio, elenco ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. 

Little Witch Academia (tradução, "Academia para Pequenas Bruxas") é uma obra criada pelo animador e diretor Yoh Yoshinari (este que já trabalhou como key animation de várias e várias séries incluindo Kill la Kill e Neon Genesis Evangelion). Dois filmes da série foram lançados em 2013 e 2015 e então o estúdio Trigger (o mesmo que adaptou Kill la Kill, Kiznaiver e está co-produzindo Darling in the Franxx) anunciou que iria lançar uma série animada de 25 episódios (esta que analisamos) de Little Witch Academia que foi ao ar no Japão entre Janeiro e Junho de 2017 nas temporadas de Inverno e Primavera. A partir de Junho do mesmo ano o anime ficou disponível para o restante do mundo exclusivamente para assinantes da Netflix. Com direção do próprio Yoh Yosinari, texto da roteirista Michiru Shimada e música da compositora Michiru Oshima (que já compôs para Fullmetal Alchemist) Little Witch Academia recebeu nota 8.12\10 no Myanimelist com mais de 247.000 membros integrantes e mais de 102.000 usuários votantes, no momento dessa postagem (essas notas e valores são dinâmicos e variam um pouco com novos votos computados).

Se você curte animes e procura ficar sempre por dentro dos lançamentos e continuações de cada temporada de olho também nos produtores, a primeira constatação que terá ao assistir o início de Little Witch Academia será "Esse é um anime do estúdio Trigger". Nós já falamos aqui no Giganalise sobre esse estúdio ressaltando o seu estilo independente, sua tendência a enredos cômicos e excêntricos e sua linguagem visual própria um tanto quanto caricaturada e animação hiperativa com paletas de cores propositalmente lavadas com foco no vermelho, rosa e roxo. O maior sucesso desse ótimo estúdio foi com certeza Kill la Kill (que já revisamos aqui) um anime diferente, hilário, excêntrico em sua animação e caricaturado no estilo visual. Little Witch Academia herda portanto muitos dos elementos das adaptações anteriores do estúdio Trigger indo desde a animação, design de personagens até as estrelas de quatro pontas que surgem em vários outros títulos.

O enredo

Atsuko Kagari (dublada por Megumi Han) ou apenas Akko para os mais íntimos é uma garota aspirante a feiticeira que na infância teve seu coração preenchido por completo pelo sonho de se tornar uma bruxa capaz de trazer alegria e felicidade para as pessoas através da magia assim como fez a feiticeira Chariot, sua maior inspiração. Ainda muito pequena Akko assistiu a uma apresentação de Chariot e deslumbrada com o show de mágica que viu decidiu um dia seguir os mesmos passos indo estudar na mesma academia de magia e um dia encontrá-la. Akko é impulsiva, impaciente, atrapalhada, meio desligada, sem nenhum talento para magia (nem voar na vassoura ela sabe), pavio curto e malandra mas tudo isso fica ofuscado pelo seu grande coração e amor pelo seu sonho e pelas pessoas. Já vimos este estereótipo de protagonista em vários outros animes sendo uma fórmula que não importa quantas vezes repetida acaba dando certo. Akko é muito carismática tanto pelo coração bondoso quanto pela personalidade desastrada e impulsiva.

Ela conseguiu, sabe lá Deus como, a oportunidade de estudar na famosa escola para bruxas chamada de Luna Nova a mesma em que Chariot foi aluna mas já no primeiro dia de aula, se atrapalhou toda correndo o risco de ser expulsa por atraso e isso teria acontecido se suas duas maiores amigas daqui para frente, Lotte e Sucy, não a tivessem ajudado dando uma carona até a academia. Lotte Yansson (dublada por Fumiko Orikasa) é uma bruxinha carismática, prestativa e gentil que desde criança possui o dom de falar com fadas. Com aparência nerd, seus grandes óculos tipo "fundo de garrafa", sua gentileza e delicadeza a tornam uma personagem muito carinhosa já Sucy Manbavaran (dublada por Michiyo Murase) bem..., como eu posso dizer, ela certamente seria uma candidata perfeita à parente da família Adams. Fascinada por poções com uso de cogumelos Succy adora aprontar uma de vez em quando para cima de Akko apesar de se darem muito bem. Sucy é para muitos a coadjuvante mais engraçada e sarcástica do anime. O mais engraçado é que devido a impulsividade de Akko quando toma alguma decisão as duas já sabem que muita coisa engraçada e muito confusão vão rolar a partir daí. Mas nossa protagonista possui um mistério a ser revelado porque Chariot, a sua grande inspiração da infância, sumiu dos holofotes e há 10 anos não se tem notícias dela. Onde estaria? Quem sabe mais perto do que se imagina? Ou em algum lugar longínquo? Fica para quem assistir descobrir.

Na academia Luna Nova a aluna Diana Cavendish (dublada por Yoko Hikasa) é a grande estrela entre as aulas, talentosa e com grandes poderes ela é sempre acompanhada por Hannah England (dublada por Eri Nakao) e Barbara Parker (dublada por Chinatsu Akasaki) que simplesmente a idolatram e a seguem para tudo quanto é lugar. Essas duas sempre debocham de Akko pela sua falta de talento, impulsividade e erros em suas atitudes o que deixa a garota emburrada mas nunca abatida insistindo em seu sonho de se tornar uma bruxa tão talentosa quanto Chariot foi um dia. Diana, apesar do nariz empinado típico da aristocracia e de vir de uma longa linhagem de feiticeiras poderosas, no fundo é gente boa pegando no pé de Akko apenas pela impulsividade, falta de etiqueta e disciplina o que ela considera inapropriado para uma aluna da Luna Nova.

Outros personagens de importância são a professora Ursula Callistis (dublada pela experiente Noriko Hidaka) gentil e prestativa ela sempre apoia Akko e a ajuda a descobrir as sete palavras mágicas que irão quebrar o selo do Grand Triskelion; Andrew Hanbridge (dublado por Ryousuke Kanemoto) um jovem que se sente pressionado a seguir os passos políticos de seu pai mas que, ao contrário do mesmo, começa a enxergar através de Akko o valor que possuem as feiticeiras da Luna Nova. E por fim a professora Croix, esta que surge apenas no segundo arco da história (a partir do episódio 14) com o intuito de misturar magia com tecnologia já que a primeira está cada vez mais escassa em ameaça de extinção pelo selo do Grand Triskelion. Sua presença acaba por cativar a muitas alunas menos algumas autoridades do auto escalão da academia que acreditam que magia e ciência são duas coisas distintas e cada uma deve se manter em suas áreas determinadas, na verdade rolam suspeitas sobre as intenções ocultas da professora Croix esta que recebe grande ênfase na segunda metade de Little Witch Academia mas não posso descrever aqui por ser spoiler. Fica para quem assistir.

Hilário, com enredo bem planejado apesar de alguns episódios serem mini histórias dentro de um contexto maior, Little Witch Academia agradou a muitos que o assistiram. O enredo mesmo de nicho é divertido, com muitos personagens carismáticos e uma protagonista engraçada, atrapalhada e impulsiva. Apesar de seu talento aparentemente zero para magia Akko é escolhida pelo Shiny Rod, o bastão perdido de Chariot, para ser sua nova dona. Aos poucos ela aprende alguns truques como a metamorfose no qual pode se transformar em um ratinho, um elefante que voa ou uma ave.

Ambientação, inspirações e trilha sonora

Little Witch Academia tem uma ambientação ocidental lembrando uma academia de alunas da Inglaterra e, por ser um anime de fantasia, aventura e magia recebeu certamente inspiração de obras como Harry Potter e animações da Disney, a transformação de Akko em um elefante rechonchudo que voa é claramente uma ideia que veio da animação Dumbo, só para exemplificar. A trilha sonora também é inspirada no ocidente sendo boa mas não lembrando nada típico do Japão e sim as trilhas de filmes de magia do cinema americano e europeu criando uma atmosfera distinta de outros animes. Quanto as músicas temas de abertura a do primeiro arco é simplesmente perfeita já o segundo possui um tema apenas legal. Little Witch Academia foi com certeza escrito e ambientado para atrair um público-alvo que curte esse tipo de roteiro e a ideia deu certo.

Valeu e até a próxima.

Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API.


LEIA TAMBÉM: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/amagi-brilliant-park_16.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/mitsuboshi-colors-um-trio-de-garotas.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/kill-la-kill-frenetico-louco-e.html