Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Cowboy Bebop, um clássico de 20 anos que deixou o seu nome marcado na história da indústria de animes (Giganalise Especial)



Assim como nas demais áreas do entretenimento o mundo dos animes possui obras que foram e continuam sendo únicas e marcantes seja pelo seu roteiro imensamente criativo e bem à frente de seu tempo, seja pela qualidade visual e de animação que se mostrou revolucionária para a época, seja pelo sucesso estrondoso mundo afora com um montante bilhonário de vendas ou simplesmente porque o produto final lhe conferiu o status de obra de arte que permanece viva ao longo dos anos. É nesse seleto hall da fama que inclui obras como o Filme Akira, Neon Genesis Evangelion, Tenchi Muyo! e muitos outros clássicos que também se encaixa Cowboy Bebop. Obra original do estúdio Sunrise que muitos consideram um verdadeiro marco. Nesse review especial, com o máximo de spoilers evitados para aqueles que ainda não o assistiram nós iremos falar sobre o seu instigante enredo, seus personagens inesquecíveis e mais do que icônicos, a sua ficção científica, qualidade técnica e algumas informações extras que o tornaram tão marcante e referência mundial quando falamos em animes, já salientamos que esta será uma postagem um tanto quanto longa tamanha é a quantidade de informação que precisamos esmiuçar e resumir de forma aceitável. Agradecemos a compreensão. Vamos lá!?

Se você já acompanha há algum tempo as postagens aqui no Giganalise sabe que reviews mais completos de obras que vão para nosso mural geralmente possuem um parágrafo dedicado à staff, as pessoas e os estúdios envolvidos na produção. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, outras obras do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o próximo parágrafo. Cowboy Bebop é um anime original futurista em estilo ação, ficção científica, drama, comédia e seinen muito aclamado, premiado e um sucesso de crítica produzido pelo estúdio Sunrise (o mesmo que adaptou Code Gears, Inuyasha, Love live! Scholl Idol, Gintama e Accel World). O anime foi dirigido pelo badalado diretor Shinichiro Watanabe (este que é muito conhecido por ter dirigido Samurai Champloo, Zankyou no Terror, Blade Runner: Black Out 2022 e dois episódios da série Animatrix inspirados na trilogia de filmes Matrix, um grandioso sucesso do cinema no início dos anos 2000). Cowboy Bebop foi escrito por Keiko Nobumoto (esta que é autora de Wolf's Rain). A obra extrai inspiração principalmente da cultura americana (cinema e música além de filmes de luta dos anos 1980), essa mistura de influências criou um enredo singular na época e Cowboy Bebop recebeu nota 8.81\10 no Myanimelist com mais de 700.000 membros em seu perfil e pouco mais de 360.000 usuários votantes, indo ao ar na Temporada de Primavera de 1998 com início dia 03 de Abril tendo um total de 26 episódios.

Por que Cowboy Bebop?

Spike Spiegel (dublado por Kouichi Yamadera) e Jet Black (dublado por Unshou Ishizuka) são dois caçadores de recompensa do espaço interestelar, cada um com seu passado problemático essa dubla ganha a vida perseguindo perigosos criminosos recebendo uma boa recompensa em dinheiro por isso. Podemos dizer que ambos são cowboys do espaço. Eles viajam por vários planetas (detalhamos mais à frente) à bordo da velha nave de Jet nomeada de Bebop, nome este dado a um estilo de jazz bem popular entre 1930 e 1940 nos Estados Unidos. Daí, Cowboy Bebop ser atribuído ao título do anime. Spike é um ex-integrante do sindicato uma grandiosa organização criminosa que age em vários lugares do universo sendo implacável com traidores porém Spike fingiu a própria morte e deu no pé deixando para trás seu arqui-inimigo Vicious e sua grande paixão a bela mas não tão parceira, Julia. Depois de tudo isso Spike não tendo outra coisa a fazer resolveu criar uma dubla e trabalhar como caçador de recompensas usando uma pistola de grosso calibre e seus bem treinados golpes de kung-fu (inspiração dos filmes de Bruce Lee). Já Jet é um ex-policial da ISSP a polícia intergaláctica. Emboscado pelo próprio amigo que o traiu por ele ser uma ameaça ao sindicato Jet perdeu o braço esquerdo substituindo-o por uma prótese biomecânica super-avançada. O intrigante é que em 2071, época em que o anime se passa, cirurgias de reconstrução de membros não são mais nenhuma novidade nem são tão caras porém Jet mantém o braço mecânico como lembrança de um duro passado e, de fato, foi isso que o salvou da morte ao longo da história.

Minha querida Valentine.

Entre o terceiro e sexto episódios de Cowboy Bebop a personagem Faye Valentine (dublada por Megumi Hayashiba) se junta ao grupo. Há muito a se falar sobre Valentine, considerada uma das dez garotas mais sensuais e mais icônicas de toda a história da indústria dos animes, na realidade, ela é considerada a número um por muitos fãs. Esbelta, sensual e muito pouco confiável Faye Valentine é a típica mulher bandida. Bem esperta ela também trabalha como caçadora de recompensas e foi se aproximando de Spike e Jet como quem nada quer tipo aquele amigo, colega, familiar ou vizinho malandro que vai se chegando de fininho e quando você menos percebe já está com os pés sujos no sofá, assaltando a sua geladeira e usando sua Tv. Mas quem não iria querer uma vizinha como esta? Valentine tem um passado muito curioso, em 2018 ela era apenas uma doce e jovem garota de 20 anos quando sofreu um sério acidente de avião no incidente do portal interestelar que destruiu a lua (falo disso depois). 

Ela ficou em coma e por não haver tecnologia avançada na época para restaurar seu corpo Valentine foi posta em criogenia porém em 2068, 50 anos depois, os avanços da medicina a permitiram voltar a vida no entanto o instituto que a ressucitou exigiu um pagamento de 300.000.000,00 de woolongs, caso contrário, ela ficaria presa e até voltaria ao congelamento. Não tendo como pagar e já dando sinais de esperteza Valentine foge. Em 2071, ela é uma esperta caçadora de recompensas viciada em cassino praticamente gastando tudo o que têm em roletas, corridas de cães e de cavalos. Linda e sensual ela não é de confiança e mesmo trabalhando em parceira com Jet e Spike mais de uma vez Valentine deu o fora sem avisar levando consigo o dinheiro do cofre e o combustivel da nave voltando dias depois com a cara mais lavada do mundo e como se nada tivesse acontecido. 

São as vantagens da beleza feminina e por falar nisso Valentine representa o que os japoneses consideravam o padrão de beleza em 1998, com vestimentas bem ousadas para a época, em especial se compararmos com os padrões nipônicos ela usa a memorável jaqueta e short amarelos muito à mostra com um camisa vermelha apenas envolta a cintura. Apesar de linhas bem definidas Valentine é muito magra com seios e glúteos normais para uma japonesa mas pequenos para os padrões do ocidente e por fim tem o fato dela usar algo que caia mais e mais no gosto das mulheres nipônicas, cabelos curtos. Nós sabemos que hoje o Japão talvez seja o país com o maior número de mulheres que preferem cabelos curtos por metro quadrado. Valentine vive um dilema procurando recuperar sua memória e seu passado.


Ed, uma garotinha muito inteligente?

Completando o quarteto temos a pequena Edward (dublada por Aoi Tada), tendo mais ou menos 13 anos de idade essa é uma personagem que levanta muitos questionamentos até hoje. Acontece que como Cowboy Bebop é um anime e, claro, é japonês tinha que haver alguma coisa estranha. A esquisitice envolvendo Edward (ou Ed) é que por ser muito jovem não importa de que ângulo você olhe ela parece um moleque principalmente pela hiperatividade e grande conhecimento sobre equipamentos eletrônicos no entanto, ao longo dos episódios, você descobre que Ed na verdade é uma menina confundindo até mesmo os outros personagens em alguns momentos. Ela é a personagem mais cômica do anime, em sua primeira aparição ela estava usando a antiga rede de computadores da Terra para hackear alguns satélites e fazê-los desenhar com lazer na superfície do planeta figuras que lembram os desenhos encontrados em plantações e na cultura Maya, tidos por muitos como obras de alienígenas. 

Vindo investigar o acontecido acreditando ser obra de algum bandido espacial Spike, Jet e Valentine se dirigem à Terra mas, ao descobrir que tudo não passava de uma brincadeira de criança Jet resolve ir embora sem cumprir a promessa que fez a pequena Ed de levá-la junto. Muito inteligente a garota hackeia a nave Bebop e os obriga a voltar para buscá-la. A garota é a graça do quarteto sempre brincando, pulando, comendo ou dormindo e caindo em cima do cãozinho que é mascote do grupo ela ajuda bastante em missões hackeando sites e descobrindo o paradeiro de bandidos. A decisão de Ed no final do anime é comovente, não conto aqui por ser spoiler.

A direção de Shinichiro Watanabe e o roteiro de Keiko Nobumoto.

Gostando ou não de Cowboy Bebop, tendo assistido ou não ao anime é fato que se trata de uma obra de ficção bem dirigida e escrita. Os personagens e a interatividade entre eles têm uma química muito gostosa além de ser algo que não se via com tanta profundidade em 1998. O diretor que depois do anime passou a trabalhar em outras obras singulares conseguiu criar várias cenas junto aos animadores que possuem aquela sacada, aquela lição dura de vida que é as vezes um soco certeiro mesmo que muitas dessas lições não sejam algo moralmente aceitável. Em um universo hostil e caótico onde caçadores de recompensas e bandidos estão por toda parte e ninguém sabe que onde vêm o próximo disparo é evidente que teríamos personalidades cheias do sentimento de autosobrevivência escondendo um certo medo tipo a Faye Valentine ou caras tipo o Jet e o Spike que de certo modo foram traídos em seu passado e por isso não confiam muito nas pessoas. Intrigante e bem sagaz o roteiro e a direção com certeza fizeram o anime  ser um marco.

A ficção científica de Cowboy Bebop.

O anime foi escrito em 1998 tentando profetizar como seria a humanidade em 2071. Nessa época a humanidade já havia conquistado o espaço vivendo em cidades bolhas em Marte, na constelação de Ganimedes e até mesmo em Vênus com a ajuda de uma espécie de nuvem com plantas flutuantes que produziam atmosfera respirável. A Terra no entanto perdeu a lua em uma explosão de um portal interestelar que a destruiu transformando-a em um cinturão de meteoros que passaram a bombardear constantemente a superfície do planeta. Os humanos restantes que decidiram continuar habitando a Terra ou estão em lugares mais distantes dos bombardeios espaciais ou habitam o subterrâneo. Em 2017 a maior parte de nosso planeta é um conjunto de esqueletos de concreto armado devastado por constantes impactos de meteoros. Quando ao fato da humanidade habitar em Vênus a ficção científica do anime dá um vascilo, mesmo que fosse possível produzir atmosfera respirável a gravidade lá é tão grande que esmagaria um carro instantaneamente sendo impossível para o corpo humano suportá-la.

Se você acha que realidade virtual é um assunto moderno se enganou, em Cowboy Bebop a pequena Ed usava uma espécie de óculos virtual que a permitia navegar rapidamente pela internet usando as mãos para selecionar ou descartar páginas a seu gosto. Haviam notebooks com telas holográficas mas, para manter o clima de velho-oeste a que o anime se propõe as armas continuam à moda antiga, Spike usava uma pistola de grosso calibre além de shotguns e granadas. Quanto as naves espaciais além da Bebop, Spike e Valentine possuiam, cada, uma espécie de pequena nave de suporte equipada com armamento que os permitem auxiliar em combates aéreos. No design essas aeronaves não são tão radicais dando mais a impressão de serem alienígenas e pouco aerodinâmicas especialmente quanto o grupo este em missão em algum planeta. 

No anime já era possível fazer viagens intergalácticas usando portais interdimensionais, é claro, pagando um pedágio para isso. E por fim tínhamos o hilário programa de Tv chamado Big Shot Show apresentado por um cowboy negro e uma bela loira com decote mais do que sugestivo, o programa era assistido com assiduidade por Spike e seus companheiros e mostrava a lista dos bandidos mais procurados, muito engraçado ele saiu do ar mais ou menos depois do episódio 23 porque, segundo os apresentadores, dava pouca audiência. Cowboy Bebop apresentava muitas pessoas de outras miscigenações tipo negros e até mesmo um índio shaman demonstrando atenção a um público diversificado.

Os vilões

Entre os criminosos perseguidos por Spike e seus companheiros tem de tudo, uma velha líder de um grupo de arroaceiros, um assassino que parece ter saído de um circo fruto de um maldoso experimento laboratorial e um traficante de cogumelos alucinógenos, chegando a vilões mais barra pesada tipo Vicios, o arqui-inimigo de Spike que inclusive chegou a tomar a liderança do sindicato do crime. 



Qualidade técnica, artística e conclusão

Os anos 90 foram a década em que literalmente os animes conquistaram o mundo, os Estados Unidos são certamente o maior consumidor desse mercado e, naquela época, fazer sucesso por lá significaria alcançar todo o globo. Cowboy Bebop foi, assim como o filme Akira de 1989, uma tentativa de levar a arte do anime ao ocidente e deu certo. A trilha sonora é toda regada ao Jazz americano rolando até mesmo um samba brasileiro, a grande influência ao roteiro está nos filmes de velho-oeste e nos longametragens de kung-fu, sucesso dos anos 70 e 80. Nem preciso mencionar o quão icônicos e inesquecíveis são os personagens Spike, Jet, Valentine e Ed esses que são lembrados com carinho e saudosismo até hoje.

Tecnicamente falando Cowboy Bebop tinha ótima animação para 1998, algumas cenas tipo a captura que a pequena Ed fez a um fugitivo em uma perseguição de trem são fluídas e detalhadas. Para os padrões de hoje o anime já está bem datado visualmente e o enredo nem parece grande novidade porém lá atrás, há 20 anos, era algo novo e impressionante que marcou um momento na história da animação japonesa aprensentando-a ao mundo como uma forma de arte e de entretenimento que conquistava mais e mais corações.

Ainda podemos assistir a obra hoje pelas internets da vida, para aqueles que tiveram a paciência e a compreensão de acompanhar esse review até aqui deixo abaixo a introdução do anime, inesquecível até hoje, em versão Full Hd. Sigo as políticas de compartilhamento sendo que a intro continuará visível a não ser o que próprio Youtube a considere violação de direitos. 

Valeu e até a próxima.

Abertura linkada diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


LEIA TAMBÉM:

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/01/neon-genesis-evangelion-uma-maquina-de.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/tenshi-muyo-isso-nao-e-um-review-e-uma.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/knights-and-magic-um-protagonista.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/aldnoahzero-uma-super-producao-com.html