Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hakumei to Mikochi. A vida a 3.5 polegadas de altura. (Giganalise Review)





Lançado no inverno de 2018, Hakumei to Mikochi é um anime com design de personagens minimalista, uma ambientação fantasiosa e contemplativas histórias sobre o cotidiano de duas amigas de 3.5 polegadas (mais ou menos 9cm) de altura que vivem em uma floresta e ás vezes viajando aqui e ali fazendo compras em uma cidade repleta de animais carismáticos que trabalham como construtores ou comerciantes. O anime possui uma atmosfera muito relaxante até mesmo espiritualizada e protagonistas muito carismáticas. Nesse review do anime, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seus personagens, enredo, ambientação, seus autores e algumas curiosidades que este slice of life cativante teve. Vamos lá!?

Como de costume aqui no Giganalise, os reviews mais completos de animes que passam a fazer parte de nosso mural possuem um parágrafo dedicado à staff, as pessoas e os estúdios por trás da produção. Caso você não esteja interessado em assuntos tipo nome do autor, obras anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. Hakumei to Mikochi (tradução Hakumei e Mikochi) é originalmente um mangá em estilo seinen, slice of life e fantasia de autoria de Takuto Kishiki que começou a ser lançado em 2011 recebendo  5 volumes, o último em 2017. A adaptação para anime ficou por conta do estúdio Lerche (estúdio um tanto quanto mediano que produziu  Konohana Kitan e o remake de Kino no Tabi), em um total de 12 episódios mais uma OVA agendada para 27 de Julho deste ano a adaptação foi ao ar na temporada de Inverno\2018 (entre janeiro e março) contando com direção de Masaomi Andou, texto da roteirista Reiko Yoshida (esta que fez a composição de série e o script de Bakuman) e música de Evan Call (que também compôs para o emocionante Violet Evergarden). Hakumei to Mikochi recebeu nota 7.57\10 no Myanimelist condizente com seu enredo mais compassado e contemplativo.

Hakumei (dublada por Risae Matsuda) e Mikochi (dublada Shino Shimoji) são duas amigas de 3.5 polegadas de altura que vivem juntas em uma casa construída no tronco de uma grande árvore em meio a densa floresta contudo próxima de locais urbanos tipo a fantástica cidade onde podem passear, visitar amigos e fazer compras. Hakumei é mais aventureira e ativa, vivendo antigamente em uma caravana de viajantes liderada por uma loba ela agora faz bicos aqui e acolá na construção civil ajudando sua amiga nas despesas de casa, Hakumei adora pescar e se aventurar. Já Mikochi é mais caseira e educada e seu grande hobbie é costurar. Apesar de mais sossegada ela embarca junto com sua amiga em viagens e aventuras tipo encontrar uma grande ave lendária, viajar de trem ou mergulhar em um lago com submarino improvisado.

Juntas elas encontram novas e interessantes pessoas tipo um cantora tsundere muita cheia de caprichos, uma velha amiga com a qual podem tomar algumas bebidas, uma pesquisadora um tanto maluca especialista em reviver e utilizar criaturas mortas, um construtor civil meio ranzinza e uma irmã irresponsável. Hakumei to Mikochi é um slice of life com foco nas lições de vida que as histórias contam, muito relaxante e contemplativo é o tipo de anime que nos faz pensar na vida, refletir se a estamos vivendo prazerosamente ou sequer analisando como passamos o nosso dia a dia. A adaptação conta com uma direção que se aproveita da atmosfera colocando algumas imagens em mosaicos poupando frames e criando um estilo artístico.

A obra conta com um design de personagens minimalista e infantil porém com enredo mais maduro e meditativo. Para quem curte o estilo o anime é gostoso de se apreciar, é relaxante, cômico com algumas situações hilárias, outras um pouquinho constrangedoras e o fator fantasia é muito forte, nós temos cidades onde os comerciantes são animais da floresta, outros trabalham na construção civil e outros ainda servem como transporte. Algumas lições filosóficas de vida também são identificadas dentro do enredo e universo de Hakumei to Mikochi tipo uma formiga que veio do interior para a cidade grande e queria móveis de luxo para sua casa porém comprou uma mobília imprópria para seu uso e acabou tendo muito mais dor de cabeça e insatisfação voltando para a simplicidade e praticidade de seus móveis antigos.

Alguns momentos de Hakumei to Mikochi são memoráveis tipo a viagem de trem, o mergulho no fundo do lago dentro de um submarino improvisado que na verdade é um peixe morto unido a uma bolha de vidro e o concurso de cantoras da cidade que é um exemplo da boa e inspirada trilha sonora. Embora o enredo mais cotidiano e compassado não seja um estilo que agrada a todo mundo o anime nos passa uma sensação de paz, simplicidade, contemplação da vida e da natureza, fatores esses muito escassos no agitado dia a dia.

No Brasil, Hakumei to Mikochi passou muito tímido pela temporada não sendo sequer conhecido pela galera que curte anime já que ele não contou com nenhum serviço de streaming oficial.

Qualidade técnica e artística.

A obra possui um design de personagens mais infantil mesmo para os personagens adultos, eles não possuem um nariz visível, os pés mal são perceptíveis  e quanto as vestimentas a maioria usa roupas com sobre panos já que a ambientação cronologicamente se encaixaria em uma época que remete ao início ou meados do século XX, presenciamos invenções símbolo da época tipo o trem a vapor mas outros objetos mais modernos como geladeira ou Tv não são vistos nos cenários. A paleta de cor é suave e lúdica e a animação é boa combinando com o teor do enredo.

Embora possua uma história e estilo de nicho, a obra é encantadora, relaxante e cativante sendo fácil a simpatia com as protagonistas, os demais personagens e ambientação fantasiosa. Existe um ou outro momento mais massante porém nada que fique perto ou acima de seus pontos positivos. Recomendado.

Confira nossos anúncios para nos apoiar.

Deixem feedback nos comentários.

Valeu e até a próxima.

Video promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API.


LEIA TAMBÉM: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/shoujo-shuumatsu-ryokou.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/kotoura-san-como-e-problematico-e.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/made-in-abyss-o-anime-que-surpreendeu.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/little-witch-academia-sucesso-de.html