Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen. O retorno da garota mágica mais querida da indústria de animes. (Review Final)




Junho chegou e isso significa que a temporada de Primavera\2018 dá seus primeiros passos em direção à reta final. É o momento ideal para realizarmos um review de fechamento dos principais animes que surgiram nesse período, começando por Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, um retorno mais do que bem vindo para os fãs que estavam órfãos da personagem há 20 anos.

Querida por crianças e adolescentes do mundo inteiro a obra com temática focada em garotas mágicas, fantasia, mistério, comédia e uma pitadinha de romance adolescente tendo um público mais jovem como seu alvo principal conquistou fronteiras bem além das expectativas dos seus criadores. Estatisticamente Sakura não é a primeira garota mágica a protagonizar um anime mas é quase unânime a opinião que ela seja a mais popular superando inclusive obras como Sailor Moon. Sakura Cardcaptor recebeu adaptação primariamente nos anos 90 em um total de 70 episódios muitos deles exibidos no Brasil dublados em português, após um jejum de 20 anos a série voltou com a continuação Clear Card Hen trazendo uma Sakura agora adolescente.

Esse parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, obras anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns basta salta para o parágrafo seguinte. Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen (Tradução, Sakura a caçadora de cartas e as estranhas cartas transparentes) é originalmente um mangá escrito e ilustrado pelos artistas do grupo Clamp, sendo a continuação direta da obra dos anos 90, a adaptação para anime ficou novamente sob o encargo do estúdio MadHouse (o mesmo de One Punch Man e Sora Yori mo Tooi Basho) o anime foi ao ar entre as temporadas de Inverno e Primavera\2018 (de janeiro a junho) em um total de 22 episódios previstos sob a direção de Morio Asaka, roteiro de Nanase Ohkawa e música de Takayuki Negishi tendo ótima receptividade obtendo nota 7.9\10 no IMDb, 8.2\10 no Myanimelist e 4.8\5 no Crunchyroll no momento dessa postagem (essas duas últimas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

Agora com 14 anos Sakura Kinomoto (dublada por Sakura Tange) inicia um novo ano escolar acompanhada de velhos amigos incluindo Tomoyo Daidouji (dublada por Junko Iwao) que senta-se a seu lado e não perde uma oportunidade de filmá-la com alguma vestimenta extravagante confeccionada especialmente para aquele momento. Quem acompanhava a série sabe que Shyaoran (dublado por Motoko Kumai) o par romântico de Sakura havia voltado para Hong Kong mas tendo resolvido aquilo que havia se proposto ele regressa para o Japão junto dela e seus amigos. Sakura faz novas amizades e enfrenta um inédito mistério já que suas cartas (coletadas na década de 90) ficaram transparentes após um sonho com uma figura misteriosa. 

Sua jornada recomeça lutando e vencendo o poder das novas cartas que vão surgindo ao longo dos episódios muitas delas bem parecidas com as cartas Clow. Elas possuem o poder do vento, outras o poder da água, fogo, confinamento e outras que induzem as pessoas ao sono. Além de coletar tais cartas um mistério ronda a sua mais nova amiga Akiho Shinomoto, ao que tudo indica o seu  mordomo é mais do que aparenta assim como o bichinho de pelúcia que a garota costuma carregar. Sakura novamente conta com a ajuda de Keroberos (dublado por Aya Hisakawa) ou Kero-chan que continua guloso e presunçoso com o acréscimo de que agora ele ajuda mais intensamente a Tomoyo a fazer suas hilárias filmagens servindo como drone da garota. Sakura costuma cortar um dobrado para levá-lo a escola e acalmá-lo pois ele anda sempre faminto. Clear Card Hen trouxe de volta alguns personagens do passado como Meiling, a prima e Shyaoran que fez uma rápida visita a sua amiga e depois voltou para a China.

Como dá para vê a atmosfera do anime continuou fiel ao original, o estúdio não alterou muita coisa no estilo de enredo que marcou a série no passado. Repleto de momentos "fofinhos" e um clima pacífico de amizade e companheirismo, incluindo passeios, piqueniques e um bom chá com bolo seguidos por situações misteriosas. Muitos fãs adoraram a consistência do enredo embora alguns, certamente novatos na série, não o curtirem tanto achando muitos dos episódios lentos ou desinteressantes. De fato os personagens se tornaram mais calmos pois eles agora são adolescentes e não mais crianças contudo a natureza slice of life sempre fez parte da série não sendo recomendada para quem não curte o estilo. Alguns mais acirrados acusam a série de misticismo não sendo esse o foco principal do anime mas sim uma mensagem de amizade.

O que torna Sakura uma personagem tão carismática?

Muito querida pelos fãs e mais do que um ícone do estilo garotas mágicas Sakura se tornou uma referência em comportamento e adolescência saudável. Com seu modo de agir sempre desprendido, afetuoso e companheiro a personagem é para muitos um exemplo de educação para crianças e pré-adolescentes. Tímida, especialmente quando se fala em Shyaoran ou quando a Tomoyo a obriga a vestir alguma fantasia chamativa, a gentileza e prestatividade da personagem somadas a sua alegria de viver a fizeram tão querida que muitas garotas que a assistiam nos anos 90 e que hoje já estão com mais de 20 anos ainda são fascinadas pelo carisma de Sakura.
 

Atualizando o enredo para 2018 o universo em que os acontecimentos se desenrolam agora contam com elementos modernos inexistentes em 1998 tipo smartphone, videochamadas e até um drone usado por Tomoyo em um dos episódios. Essa que não se cansa de filmar a pobre da Sakura com algum roupa "diferente" não importando a gravidade da situação. Somado a isso o estúdio Madhouse produziu duas músicas introdutórios muito bacanas que deixamos postadas mais abaixo. 

Qualidade Técnica e Artística.

Tecnicamente Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen continua com o mesmo design de personagens do original tendo algumas poucas evoluções que não os descaracterizam, as cores são propositalmente lavadas o que faz muitos acharem o anime visualmente datado, mesmo isso tem o objetivo de manter em memória as raízes da série e a trilha sonora continua única sendo um dos pontos mais positivos contando até com algumas batidas bem brasileiras como o samba. 

O anime terminou com um total de 22 episódios porém, pelo final aberto e as últimas palavras do personagem Kero-chan é quase certo que haverá uma continuação quem sabe para 2019, resta-nos aguardar!

Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas, link abaixo. Nós temos as primeiras impressões e outras postagens sobre a obra em links relacionados. 


Se Curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer. 

Valeu e até a próxima.


* Sakura Cardcaptor Clear Card Hen. Fãs da série têm curtido a fidelidade do anime ao original dos anos 90. (Giganalise Dicas)


Observação importante: Os vídeos abaixo correspondem as duas aberturas de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen e o vídeo promocional da primeira adaptação dos anos 90. Como procuramos seguir as políticas de compartilhamento do Youtube esses vídeos estarão disponíveis enquanto o próprio não as considerar violação de direitos autorais. As aberturas foram postadas em canais estrangeiros incluindo o canal oficial da Funimation não sofrendo strike, pelo menos até o momento dessa publicação. Caso estejam lendo este review no futuro e não possam assistir alguns deles. Por favor, levem isso em consideração.


Primeira abertura de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen linkada diretamente do canal da Funimation no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


Segunda abertura de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen linkada diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


Vídeo promocional da primeira adaptação de Sakura Cardcaptor, 70 episódios (1998 a 2000).


LEIA TAMBÉM: