Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Angel Beats! O que fez desse anime um sucesso tão surpreendente? (Giganalise Especial)

Despertando o interesse de milhares de fãs até os dias atuais Angel Beats! foi um projeto original do estúdio P.A.Works em parceria com a Aniplex que trouxe várias inovações em termos de comédia, enredo e qualidade técnica que viraram tendências nessa última década o tornando memorável e muito bem avaliado. Para termos uma noção matemática do sucesso, Angel Beats! é o 8º anime mais popular de toda a história do Myanimelist com mais de 1.020.000 membros integrantes em seu perfil no momento dessa postagem estando no mesmo patamar de megahits atuais tipo One Punch Man (5º lugar), Sword Art Online (3º lugar) e Attack on Titan (2º lugar). O que fez de Angel Beats! uma obra tão marcante? É o que vamos tentar descobrir nesse review com o máximo de spoilers evitados para aqueles que ainda não conhecem essa adaptação, vamos falar sobre seu enredo criativo, personagens, seu drama e inovações na comédia e efeitos visuais que o tornaram praticamente o pioneiro de certas tendências que ganhariam força nessa última década.

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. 

Angel Beats! (tradução, Batidas de Anjo) é um anime original em estilo ação, comédia, drama, escolar e sobrenatural do estúdio P.A.Works (o mesmo de Charlotte, Nagi no Asukara e Uma Musume: Pretty Derby) em parceria com a Aniplex. Em um total de 13 episódios mais 2 OVAs o anime foi ao ar na temporada de Primavera\2010 (entre abril e junho) com direção de Seiji Kishi, roteiro de Jun Maeda e música do grupo Anant-Garde Eyes. As singuralidades no enredo, comédia e qualidade técnica renderam uma receptividade surpreendente ao longo da década conferindo a Angel Beats! nota 7.8\10 no IMDb e 8.31\10 no Myanimelist com mais de 1.020.000 membros em seu perfil e mais de 648.00 usuários votantes no momento dessa postagem (essas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).  Em termos da indústria de animes esses são valores bem elevados  e consistentes.

O Enredo (sem grandes spoilers)

Angel Beats! se passa em um grande complexo estudantil que é na verdade uma versão fantasiosa do purgatório. Embora nem esse termo nem seu significado existam nos textos bíblicos, o purgatório seria como um lugar espiritual entre a vida e a morte, um local onde as almas das pessoas que morreram muito cedo sem pecados para serem julgados ou que tiveram uma vida cheia de injustiças e uma morte cruel e desumana vão parar. Por terem sofrido um destino tão cruel e injusto enquanto estavam vivas essas pessoas possuem assuntos inacabados de sua antiga existência e inconformadas com o que aconteceu se revoltam contra Deus e se recusam em fazer a passagem para a outra vida ou para a eternidade. O enredo mistura conceitos espirituais do cristianismo e do budismo para justificar a existência do ambiente onde o anime se passa.

Yuzuru Otonashi (dublado por Hiroshi Kamiya) é uma dessas pessoas que vão parar nesse complexo estudantil. Acordando praticamente sem memória alguma de sua antiga vida a primeira pessoa que ele encontra é Yuri Nakamura (dublada por Harumi Sakurai) um garota de cabelos roxos, comportamento tsundere e um modo de falar muito contundente e engraçado de garota rica. Ela está apontando um rifle em direção a alguém que se encontra na quadra de exercícios do colégio mais abaixo, sem perder tempo Yuri explica a Otonashi que, se ele está naquele local é porque está morto e deveria ingressar rapidamente em sua Guild (ou grupo) para combater o anjo e assim evitar ser apagado por Deus.

Uma pausa para a primeira curiosidade\inovação de Angel Beats! embora eu não possa afirmar com toda a certeza esse foi o primeiro anime que muita gente assistiu com temática de ressurreição em outro mundo ou trazendo elementos de games tipo dungeons e upgrade de personagens. Isso certamente não é novidade hoje, em 2018, mas era uma grande sacada em 2010 e quem acompanha animes há algum tempo sabe que esses elementos viraram tendência sendo mais bem explorados por obras tipo Sword Art Online que veio ao ar dois anos mais tarde.

Otonashi não acredita na conversa de Yuri e pede que ela pare de apontar o rifle para quem está na quadra resolvendo ele mesmo ir conversar com tal pessoa. Uma vez na quadra de esporte ele explica a Kanade Tachibana (dublada por Kana Hanazawa) uma garota baixinha, bonitinha, de longos cabelos prateados e fala mansa que tinha uma galera lá em cima falando bobagens tipo "ele está morto e ela ser um anjo". Kanade afirma não ser um anjo reforçando a ideia de Otonashi de que tudo era zoeira mas, confirma que ele está morto. Contrariado ele pede uma prova sendo em seguida esfaqueado por ela com a "hand sonic". Otonashi acorda minutos depois em um leito da enfermaria do colégio sem ferimento algum mas, com sua camisa ao lado toda ensanguentada confirmando que realmente as pessoas não morrem naquele local pois já fizeram essa passagem. Meio desorientado ele finalmente resolve participar da Guild liderada por Yuri e combater o suposto anjo evitando assim se tornar um tipo de NPC e ser deletado.

E se Angel Beats! Fosse exibido em 2018?

Basicamente esse é o enredo de Angel  Beats! Sinceramente, se o anime fosse ao ar pela primeira vez hoje, em 2018, perante tudo o que a industria já nos apresentou desde 2010 muitos diriam que a adaptação é um anime interessante, divertido e intrigante e que mereceria boa receptividade mas não que ele seria um megahit tido por muitos como um dos melhores animes que já assistiram porque, tudo o que foi novidade no anime na época, já é clichê hoje! Porém, vindo ao ar 8 anos atrás ele surpreendeu geral sendo o pioneiro de uma comédia zoeira e sádica e de efeitos visuais que apenas começavam a ser explorados pela industria.

A comédia inovadora de Angel Beats!

Para quem curte o humor mais moderno, sádico, zoeiro e filha da mãe de animes tipo Konosuba ou Hinamatsuri saiba que Angel Beats! foi um dos primeiros a apresentar este tipo de humor. Uma vez integrante da Guild dos que não desejavam passar para a próxima vida Otonashi, Yuri e um bando de destrambelhados armavam várias missões para tumultuar o lugar, eles usavam uma banda colegial como distração enquanto coletavam tickets de alimentação dos demais alunos (a maioria eram NPCs sem alma), a banda do colégio que teve grande foco no início lembrava bastante os animes com temática em idols que vemos hoje em dia.  

Isso fazia com que Kanade que era a presidente do conselho estudantil e considerada um anjo de Deus para corrigí-los interviesse colocando ordem na casa e aí rolava de tudo, desde tiroteios até uma aventura pelo subterrâneo onde para prosseguir não importava muito deixar alguns "camaradas valiosos" morrerem primeiro. A comédia de Angel Beats! é super criativa sendo o episódio das provas trocadas e as brigas entre Yui e Hinata simplesmente impagáveis de tão hilárias. Esse tipo de abordagem cômica hoje não é nenhuma grande novidade mas em 2010 foi algo que marcou.

O drama de Angel Beats!

O anime possui histórias de vida comoventes e um final emocionante que não posso detalhar aqui. Todas as pessoas que vinham para aquele complexo estudantil que era na verdade uma versão do purgatório tiveram alguma grande tragédia em suas vidas passadas que são contadas ao longo da história. Yuri, por exemplo, era a mais velha de 4 irmãos. Sua familia era abastada e um dia, quando estavam apenas as crianças, um grupo de bandidos invadiu a casa e exigiu que ela, a mais velha, encontrasse algo de valor caso contrário a cada 10 minutos um de seus irmãos morreria. Infelizmente Yuri nada encontrou e a polícia chegou meia hora depois quando todos, exceto ela, foram assassinados. Yuri não consegue perdoar Deus por essa fatalidade e se recusa com todas as forças a passar para a eternidade ou próxima vida sem que justiça seja feita. Já Otonashi era um jovem que não tinha nada exceto sua irmã de saúde frágil, tendo ela morrido algo nasceu em seu coração e ele resolveu ser médico e salvar vidas mas, lamentavelmente, morreu em um acidente de trem sem conseguir salvar ninguém. Pelo menos era o que ele acreditava. 

Essas e outras histórias comoventes de Angel Beats! fizeram muitas pessoas se identificarem emocionalmente e até verter lágrimas conferindo a adaptação uma popularidade tão elevada. Era um drama convincente e distinto do que havia no mercado em 2010.

Os efeitos visuais inovadores de Angel Beats!

Ironicamente o design de personagens não é dos mais detalhados e chamativos. Com traços simplificados para definir os cabelos e os rostos dos personagens o estúdio P.A.Works resolveu apostar em efeitos visuais que estavam apenas começando a ser implantados com mais frequencias em animes. Foram usados diversos efeitos computadorizados nas texturas das construções, nas luzes e sombras. A luz solar refletindo pelas paredes dos prédios ou em contraste com os personagens e a paleta de cores focada nos tons cinzas e marrons criavam uma ambientação mais realista.

Um outro efeito marcante que infelizmente na época ainda estava em aprimoramento foram as texturas usadas nos cabelos que eram coloridos com um tom padrão e depois aplicadas camadas de luz em degradê para simular iluminação. Angel Beats! foi um dos primeiros animes que vi com essa técnica que foi sendo mais e mais usada nos anos que se sucederam. Passando a ideia de que aquele era um local entre a vida e a eternidade as cenas durante o dia ficavam cheias de uma iluminação forte que se espalhava pelos ambientes.

Angel Beats! tem animação decente com um número generoso de frames. Ela não chega a ser ultra top mas é sim de boa qualidade. Foi dada atenção especial para a trilha sonora que destacava um piano ansioso e inquietante e o tema musical de abertura é simplesmente inesquecível. Muita gente foi cativada por Angel Beats! (inclusive eu) quando ouviu o tema pela primeira vez. Nós o deixamos linkado mais abaixo. Esses são alguns dos elementos desse anime que o tornaram algo tão fascinante em sua época. 

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.

Observação importante: O vídeo abaixo contém a abertura de Angel Beats! Como procuramos seguir as políticas de compartilhamento do Youtube esse vídeo estará disponível enquanto o próprio não o considerar violação de direitos autorais. A abertura foi postada em um canal estrangeiro há 7 anos alcançando mais de 1.100.000 visualizações sem sofrer strike, pelo menos até o momento dessa publicação. Caso estejam lendo este review no futuro e não possam assisti-lo. Por favor, levem isso em consideração. Muito agradecido.

Abertura de Angel Beats! Linkada diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com/2017/12/sangatsu-no-lion-vida-emocionante-e.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/koi-wa-ameagari-no-you-ni-um-romance.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/01/violet-evergarden-comovente-dramatico.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/tsuki-ga-kirei-um-romance-emocionante.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/01/shigatsu-wa-kimi-no-uso-um-dos-melhores.html