Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Golden Kamuy. Hilário, insano e violento. (Review Final)



Junho já está chegando a sua metade e isso significa que a temporada de Primavera\2018 dá seus passos finais. É o momento ideal para fazermos reviews de fechamento dos principais animes que surgiram nesse período. Nossa maratona continua, já temos postadas as análises finais de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby, Hinamatsuri, Grancrest Senki, Wotaku ni Koi wa Muzukashii, Tada-kun wa Koi wo Shinai e Amanchu! Advance. Quem tiver interesse pode acessá-los posteriormente através dos links.

O anime da vez é Golden Kamuy uma das grandes surpresas da temporada trazendo um enredo hilário e ao mesmo tempo bizarro, insano e violento. Antes de qualquer informação devemos alertar que Golden Kamuy é indicado para um público um pouco mais adulto. Embora o Giganalise seja um blog gratuito e pequeno (temos planos de comprar um domínio no futuro) temos recebido centenas de leitores semanalmente e muito deles são crianças e pré-adolescentes, por essa razão, nos sentimos no dever de alertar que embora a comédia desse anime seja muito divertida e criativa seu enredo possui muitas cenas fortes e pesadas para essas faixas etárias. Dito isto vamos para nosso review, com o máximo de spoilers evitados, começando pelo nosso parágrafo clássico contendo informações sobre a staff.

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo, nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Golden Kamuy (uma das traduções seria, Vestimenta ou Pele de Ouro) é originalmente um mangá escrito e ilustrado pelo mangaká Satoru Noda. A obra alcançou a marca de 5.000.000 de cópias vendidas em Abril deste ano ganhando a 9ª edição do prêmio Mangá Taishou e indicada três vezes ao prêmio Tezuka Osamu Cultural Prize ganhando a 22ª edição em 2018. Com ótima aceitação a obra chamou a atenção do recente estúdio Geno (que adaptou o intrigante Kokkoku no início do ano). Em um total de 12 episódios previstos mais um OVA, Golden Kamuy foi ao ar na temporada de Primavera\2018 (abril, maio e junho) sob a direção de Hitoshi Nanba, roteiro adaptado de Noboru Takagi e música de Kenichirou Suehiro recebendo nota 7.8\10 no IMDb e 7.55\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

A surpresa

Para quem curte o estilo Golden Kamuy é um daqueles animes com enredo intrigante e surpreendente que prende a atenção mesmo em detrimento de uma qualidade visual e de animação apenas aceitável se encaixando perfeitamente naquela frase "Não Julgue um livro pela capa". Com protagonistas carismáticos de fácil simpatia com o público, muitos momentos hilários e outros bizonhos repletos de memes faciais somados a um punhado de vilões medonhos, um mais esquisito que o outro, o anime que aparentemente não prometia grande coisa foi uma das surpresas dessa temporada.

O Enredo

Buscando inspirações incomuns para o que se vê no mercado atualmente em Golden Kamuy nós acompanhamos a saga de Saichi Sugimoto (dublado por Chikahiro Kobayashi) um ex-soldado do exército japonês da era Meiji que participou da guerra entre o Japão e a Rússia por volta do ano 1904. Ele recebeu o apelido de Sugimoto o Imortal saindo praticamente ileso daquela guerra enquanto que muitos de seus amigos já não estão mais vivos. Após o período de confronto Sugimoto é apenas mais um soldado esquecido pelo governo e tendo feito a promessa de cuidar da esposa e filho de um de seus amigos morto em combate ele mal consegue sobreviver com as minúsculas pepitas de ouro que encontra em leitos de rios. 

Tudo muda quando um dia Sugimoto escuta um velho falar sobre um plano bizarro no qual um antigo prisioneiro escondeu uma grandiosa fortuna em ouro e fez um pacto tatuando um mapa dividido em várias seções no corpo de seus companheiros de sela. O lance macabro é que tal bandido pretendia posteriormente caçar, matar e arrancar a pele de cada um deles para que assim pudesse ter novamente o mapa completo do tesouro. Consciente dessa informação Sugimoto vai ao encontro de tal fortuna acompanhado pela baixinha e muito carismática Asirpa (dublada por Haruka Shiraishi) uma garota integrante da tribo dos Ainus que aliás ainda possui alguns membros no mundo real. Sugimoto apesar da tremenda sorte e habilidade com o rifle não é muito bom em lidar com as intempéries e os desafios da vida selvagem o que Asirpa consegue fazer muito bem. Essa dubla vai atrás do tesouro caçando e escalpelando vários bandidos e encarando vilões super bizarros e psicóticos indo desde um ex-soldado que teve parte de seu cérebro arrancado em uma explosão até um velho samurai do antigo regime do xogunato.

A criatividade do enredo.

Golden Kamuy é muito criatividade e singular tanto no desenrolar dos acontecimentos quanto na caracterização dos personagens. O autor caprichou nos detalhes de cada um seja no aspecto psicótico dos vilões ou na destreza, esperteza e agressividade de alguns soldados. O próprio Sugimoto possui lá seus momentos brutais embora sua interação com Asirpa e tribo dos Ainus seja super engraçada. Em Golden Kamuy, como já mencionamos, existem muitas cenas pesadas com mutilação e sangue o autor não polpou em tais detalhes deixando a obra até certo ponto chocante e cheia de bizarrices indo desde hentais fascinados com a morte, caçadores loucos e soldados perigosos de pensamentos afiado.

Sugimoto e Asirpa.

A comédia é marcante na interação entre os dois protagonistas com muitos momentos bizonhos repletos de memes faciais hilários. Sugimoto conhece a tribo dos Ainus e um pouco da privacidade de Asirpa. Ela é engraçada, super carismática e muito esperta ajudando-o em várias situações complicadas, eles costumam discutir a respeito de hábitos alimentares Asirpa considera alguns alimentos apreciados por Sugimoto horríveis. Quando não estão perseguindo os fugitivos cujas peles possuem tatuagens do mapa eles estão caçando algum animal silvestre que servirá como jantar. São nesses momentos que as situações mais hilárias acontecem.

Qualidade Técnica e Artística.

Não chego a afirmar que a qualidade visual de Golden Kamuy é um ponto super negativo, embora traga uma primeira impressão não tão otimista o enredo em si compensa de forma que você sequer lembra das limitações visuais. A adaptação feita pelo estúdio Geno segue a linguagem visual do mangá trazendo um design simplificado e uma animação apenas mediana com alguns momentos carentes de frames. É uma adaptação descente mas, não vai além disso. A direção soube capturar bem a atmosfera do mangá deixando o anime empolgante, a dublagem é ótima com vozes bem enquadradas com o perfil dos personagens principalmente dos protagonistas. Conseguiram escalar a voz perfeita para a personagem Asirpa. 

O anime é ambientado em regiões mais frias do Japão no ínício do século XX sendo bastante comuns os momentos em meio a florestas tomadas pela neve, cabanas, tocas de animais que sobrevivem nesse tipo de clima, regiões costeiras e rudimentos de cidades já contando com alguns elementos tecnológicos da época tipo armas de fogo e energia elétrica. As cidades por exemplo, exibem uma transição entre o passado e o moderno em sua arquitetura. 

Golden Kamuy está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo). Nós já temos outras postagens dessa obra provenientes da cobertura que fizemos durante a temporada, veja links relacionados. 

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:


* Golden Kamuy é mais uma surpresa da temporada de Primavera\2018. O enredo pesado e bem construído tem empolgado e garantido interesse pelo anime.   


* Golden Kamuy. Primeiras impressões, esse anime nos surpreendeu! 




Abertura de Golden Kamuy linkada diretamente do canal da Crunchyroll Deutschland no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/01/por-que-voce-deveria-assistir-juuni.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2016/10/sword-art-online-luta-pela-vida-no.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/death-march-kara-hajimaru-isekai.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/garo-vanishing-line-lutas-freneticas.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2016/12/shuumatsu-no-izetta-surpresa-do-ano.html