Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Grancrest Senki. A fantasia medieval que cativou e deu o que falar na primavera\2018. (Review Final)

Junho chegou e com ele a temporada de Primavera\2018 dá seus passos finais. É o momento ideal para fazermos um review de fechamento dos principais animes que surgiram nesse período, nós já temos postadas as análises finais de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby e Hinamatsuri. Quem tiver interessado basta clicar nos links. O anime da vez é Grancrest Senki (ou Record of Grancrest War) a fantasia medieval que apesar de alguma limitações técnicas deu o que falar trazendo um enredo mais adulto e elaborado cativando muita gente, inclusive no Brasil.  

Como sempre deixamos o próximo parágrafo dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação, caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte.

Grancrest Senki, também conhecido como Record of Grancrest War (Crônicas da Guerra de Grancrest) é originalmente uma light novel escrita por Ryo Mizuno e ilustrada pelo artista Miyuu, uma versão em mangá com arte de Makoto Yotsuba virou série sendo publicada pela Hakusensha's Seinen Manga em 2016. O material original vendeu bem chamando a atenção do estúdio A-1 Picures (o mesmo de Sword Art Online, Fairy Tail, Darling in the Franxx e Aldnoah.Zero). Em um total de 24 episódios previstos o anime foi dirigido por Mamoru Hatakeyama com exibição em várias redes no Japão e transmitido para o ocidente pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. Apesar de enredo e personagens cativantes a obra recebeu algumas críticas (falaremos no decorrer do review) recebendo nota 7.4\10 no IMDB, 3.4\5 no Crunchyroll e 6.77\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essas duas últimas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

Grancrest Senki conquistou audiência com seu enredo empolgante para quem curte dramas românticos e estratégias político\militares embora confuso para quem não conheceu o material original devido um número considerável de personagens que vão surgindo na trama, alguns deles com passagens rápidas. Ambientado em um mundo paralelo inspirado na idade média, em Grancrest a magia e a guerra assim como romances interrompidos são coisas comuns. A obra já possui mais de 10 volumes lançados de sua Light Novel e teve alguns momentos "acelerados" mostrando a carreira meteórica do protagonista Theo Cornaro indo de um cavaleiro andarilho sem reconhecimento algum até se tornar líder de uma revolução que mudaria a vida de todos. 

O Enredo

Tudo parecia se direcionar a um longo período de paz com o casamento de Marine Kreische e Alexis Deux trazendo enfim a união entre duas forças contrárias. Embora fosse um casal apaixonado uma grande catástrofe acontece na cerimônia de casamento incluindo a morte de líderes importantes e a união não se conclui deixando a terra novamente imersa em uma atmosfera de medo, guerra, tensão e caos. 

A energia do caos continua a se espalhar e em tempos confusos surgem os espertos e os oportunistas, os lords (uma referência clara aos senhores feudais da idade média) passam a guerrear entre si tomando as terras e os brasões uns dos outros. Tais brasões são símbolos de magia que permitem a um lord dominar sobre suas terras servindo como fonte de poder para ataque, defesa, identificação e motivação de seu exército, basicamente é seu símbolo e sua bandeira. A medida que um lord conquista mais brasões o seu poder e influência aumentam.

Nesse estágio surgem os dois protagonista da série a maga Siluca Meletes (dublada por Akari Kito) muito inteligente e estratégica e o cavaleiro Theo Cornaro (dublado por Kentarou Kumagai) protagonista super elogiado pelo caráter desprendido. Desejando apenas a libertação do povo de sua terra natal o personagem não permitiu que o poder subisse a sua cabeça abrindo mão de posições de destaque mais de uma vez para manter sua autonomia e ter consigo a sua amada Siluca. No universo do anime, os lords podem realizar um contrato de mestre e servo com magos que os dão suporte seja com o poder da magia ou como consultor de guerra mas Siluca, ao contrário, não encontrou ninguém que fosse digno de seus serviços porém ao ser salva de uma emboscada por Theo ela decide acompanha-lo com a ambição não apenas de livrar a terra natal do cavaleiro das mãos da tirania como unir os feudos livrando a terra de uma era de trevas.

A química entre os dois é bacana e como o enredo é mais voltado para jovens adultos logo surge o romance. Theo e Siluca passam a se relacionar com a promessa de se tornarem marido e mulher após o término da guerra. Theo vai, auxiliado pela sabedoria de Siluca, ganhando status, construindo amizades valiosas, enfrentando inimigos ferozes como o famigerado Mirza Kooches (dublado por Wataru Hatano), simplesmente o vilão mais odiado do Brasil até esse momento de 2018. Theo inicia sua saga lutando para livrar sua terra da tirania e reunir o casal Alex e a rainha Marine que embora ainda apaixonados estão impedidos de se casarem pelas circunstâncias e pela personalidade mão-de-ferro de Marine que usa tudo o que está a seu alcance para encontrar a paz incluindo o seu próprio corpo. Cena essa que gerou polêmica das grandes e revolta contra o vilão Mirza, morto por Theo na segunda metade do anime. Grancrest Senki possui várias cenas de guerra intercalados por diálogos estratégicos e as vezes surgindo traidores de onde menos se espera.

Problemas técnicos com a animação.

Grancrest Senki contou com um enredo intrigante e uma qualidade técnica inconstante. O estúdio A-1 Pictures que o adaptou é um dos 20 melhores estúdios de animação do Japão mas, muitas vezes, ele costuma se sobrecarregar de projetos comprometendo a qualidade final de algum deles. Nesta temporada não foi diferente a A-1 Pictures trabalhou em quatro adaptações ao mesmo tempo, Darling in the Franxx, Nanatsu no Taizai: Imashime no Fukkatsu e Wotaku no Koi wa Muzukashii além de Grancrest Senki. Apesar de ser a subdivisão Cloverworks que estava envolvida com Darling in The Franxx dá para perceber que algum projeto iria ter qualidade comprometida. A animação de Grancrest é decente em uma análise geral mas, contém episódios com distorções no design de personagens (o 19º foi o pior deles) e problemas de fluidez com uma falta de frames visível.

Apesar das exclamações técnicas em alguns episódios o fato é que o sucesso do anime foi marcante principalmente aqui no Brasil com comentários elogiando a trama. O anime possui algumas cenas pesadas com sangue e mutilação sendo indicado para uma faixa etária mais adulta (seinen). Grancrest Senki está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo), a obra está para receber um game RPG tático produzido pela Bandai Namco com exclusividade para o Playstation 4. Nós já temos outras postagens de Grancrest Senki na cobertura que fizemos durante a temporada, veja links relacionados.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados: 

* Grancrest Senki, primeiras impressões. Uma maga esperta e um cavaleiro em ascenção. 

* Grancrest Senki vai receber game RPG tático em Junho.

* Assistir Grancrest Senki
 
Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.



LEIA TAMBÉM: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/02/fullmetal-alchemist-brotherhood-um-dos.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/10/sword-art-online-luta-pela-vida-no.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/black-clover-acao-magia-e-um.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/knights-and-magic-um-protagonista.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/kino-no-tabi-beautiful-world-animated.html