Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Gurazeni: Money Pitch. Se você ainda não assistiu pode está perdendo um divertido e curioso anime sobre o baseball japonês. (Review Final)

Protagonizado por um arremessador canhoto substituto de um time de baseball, Gurazeni: Money Pitch veio ao ar na temporada de Primavera\2018 com encerramento hoje trazendo curiosas e divertidas histórias sobre os bastidores desse esporte que é o favorito do Japão. Com um enredo divertido e personagens hilários o anime teve seu valor reconhecido por muita gente que o acompanhou. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados, vamos comentar rapidamente sobre seu enredo, personagens, comédia e qualidade técnica. Se ainda não conhece essa adaptação, recomendamos que nos acompanhe.

Esse parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Gurazeni: Money Pitch é originalmente um mangá em estilo comédia e esporte escrito  por Yuji Moritaka e ilustrado por Keiji Adachi. Com 17 volumes lançados de 2010 à 2015 a obra ficou em segundo lugar na lista Kono Manga ga Sugoi de 2012, recebeu a 5ª colocação no prêmio manga Taishou e conquistou o 37º prêmio Kodansha. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Deen (o mesmo de Konosuba! e que co-produziu Fate\Stay Night) que possui algumas obras bem animadas outras nem tanto. Em um total de 24 episódios Gurazeni: Money Pitch foi dividido em duas temporadas a primeira (que estamos avaliando) veio ao ar na Primavera\2018 (Abril, Maio e Junho) em um total de 12 episódios com a sua continuação já confirmada para a temporada de Outono\2018 (Outubro, Novembro e Dezembro). Apesar do enredo divertido, o visual simplificado e a qualidade mediana da animação garantiram apenas avaliações modestas e o anime recebeu nota 6.37\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essa nota é dinâmica e varia um pouco com novos votos computados).

O Enredo (spoilers evitados)

Bonda Natsunosuke (dublado por Fukushi Ochiai) é um jogador de baseball profissional de 26 anos e desempenho mediano. Integrante da equipe dos Spiders ele geralmente entra em campo em algum momento da partida quando o arremessador titular se cansa. Muito carismático e pastelão Bonda é cheio de histórias narrativas a respeito dos mais variados tipos de jogadores e das situações curiosas que cada um deles enfrenta na carreira indo desde profissionais importados dos Estados Unidos com dificuldade de adequação à atmosfera esportiva japonesa, passando por jogadores com altos e baixos na carreira até esportistas aposentados que hoje são comentaristas. 

As histórias contadas no anime são cheias de humor porém, o protagonista possui um ponto fraco! Sempre de olho na lista de jogadores e de seus respectivos salários, Bonda ganha 18.000.000 de yens por ano o que equivale a mais ou menos R$ 630.000 anuais ou R$ 52.500 por mês, na cotação de hoje. Quando está em campo, diante de um rebatedor que ganha menos, Bonda se sente autoconfiante e arremessa com força e precisão no entanto, ao enfrentar jogadores que ganham um pouco mais, ele tende a não se concentrar direito e perder alguns arremessos o que deixa seu treinador bem irritado. Além dessa característica Bonda se vê no meio de muitas histórias curiosas conhecendo muitos jogadores na ativa e aposentados trazendo lições super engraçadas e caricaturadas. Algumas que ele precisa aprender, outras que seria melhor evitar.

Gurazeni: Money Pitch é cheio de insights interessantes sobre o mundo do Baseball, não sendo um esporte muito conhecido no Brasil certamente é o favorito dos japoneses. O Baseball é de origem americana e foi introduzido no Japão por volta de 1873 na atual Universidade de Tóquio e de lá conquistou o país, há vários torneios anuais e mesmo a liga colegial é exibida pela Tv com estádios lotados. Existe também a liga universitária e a NBP, o primeiro campeonato nacional disputado desde 1950.

Qualidade Técnica e Artísica
 
O carisma do personagem e seu modo hilário de observar a vida profissional com uma narrativa apoiada por uma trilha sonora com inspirações havaianas, criaram uma ótima atmosfera para Gurazeni com todo aquele clima animado de estádio lotado. Quanto a qualidade técnica, o design de personagem é simplificado assim como os cenários e a animação é apenas mediana com momentos exibindo carência de frames porém, devido o foco ser o enredo a qualidade visual não se tornou um fator tão comprometedor embora não tenha lhe conferido maior interesse na temporada. Em algumas cenas de arremessos dentro do campo o estúdio Deen usou computação gráfica para representar o protagonista, mesmo destoante com o restante da ambientação a animação 3D foi utilizada de forma modesta servindo para poupar tempo e orçamento. 

Gurazeni: Money Pitch já está com continuação confirmada para o Outono desse ano quando certamente vai desenvolver a personagem Yuki. Sendo um ponto super curioso, com exceção do último episódio, ela só era vista na ending do anime deixando todo mundo com vontade de conhecê-la.

A adaptação está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo).

Se curtiu, compartilhe.

Valeu e até a próxima.




Vídeo promocional linkado diretamente do canal Crunchyroll Brasil no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.
 


LEIA TAMBÉM:

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/megalo-box-releitura-moderna-de-um.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/grancrest-senki-fantasia-medieval-que.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/sword-art-online-alternative-gun-gale.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/03/ramen-daisuki-koizumi-san-belas-garotas.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/shokugeki-no-souma-san-no-sara-toutsuki.html