Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Kaichou wa Maid-Sama. A comédia romântica que ajudou o estúdio J.C.Staff a criar sua nova linguagem visual e de roteiro no início dos anos 2010. (Giganalise Especial)



Com roteiro cômico e abundante interação entre os personagens principais Kaichou wa Maid-Sama figura como uma das 100 melhores comédias românticas de todos os tempos e de quebra apresentando uma das 100 protagonistas femininas mais marcantes da história da indústria. Tendo o público feminino como seu alvo principal, apesar da comédia agradar à todos em geral, a obra foi de grande importância para o estúdio J.C.Staff. Nesse review, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seus personagens, enredo, comédia e o porquê essa adaptação é lembrada até hoje. Essa postagem será um pouco mais extensa desde já agradeço a compreensão.

Esse parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação, caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, outras adaptações do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte.  Kaichou wa Maid-Sama, a tradução contextualizada para o português seria "A Presidente do Conselho Estudantil é Garçonete de um Maid-Café" é originalmente um mangá shoujo em estilo comédia romântica escrito e ilustrado por Hiro Fujiwara, a adaptação para anime ficou aos cuidados do estúdio J.C.Staff (o mesmo de Toradora, Shokugeki no Soma, Dungeon ni Deai e Amanchu!). Em um total de 26 episódios o anime foi ao ar entre as temporadas de Primavera e Verão\2010 sendo dirigido por Hiroaki Sakurai com roteiro do próprio Hiro Fujiwara e música de Wataru Maeguchi (que já compôs para Mob Psycho 100), tendo uma excelente receptividade alcançando nota 8.2\10 no Myanimelist superando a marca de meio milhão de membros integrantes e o mais importante, 318.000 usuários votantes no momento dessa postagem (essa nota é dinâmica e varia um pouco com novos votos computados). Valores muito expressivos principalmente dentro do estilo comédia romântica.

O estúdio J.C.Staff (Japan Creative Staff) foi fundado em 1986 estando hoje entre os 20 melhores estúdios de animação do Japão, seu maior sucesso com certeza foi Toradora lançado em 2008. Procurando manter-se no top 20 a J.C.Staff iniciou sua história nos anos 90 sendo na verdade nos anos 2000 sua época dourada ganhando reconhecimento dos fãs e realizando um ótimo trabalho até os dias atuais. Quando Toradora foi lançado ficava claro o tipo de enredo e de linguagem visual que o estúdio pretendia seguir a partir daquele momento porém a equipe queria emplacar mais sucessos contando agora com um novo desafio. A nova geração de fãs de animes era bem diferente daquela existente nos anos 90 devido a disseminação da internet, a explosão das redes sociais e um novo fenômeno comprado recentemente pela Google, o Youtube. Essa nova geração era bem mais crítica e informada com capacidade cada vez crescente de assimilar e compartilhar opiniões forçando todas as áreas do entretenimento, incluindo os animes, a se adaptarem. Foi exatamente nesse clima que Kaichou wa Maid-Sama caiu nas graças do estúdio sendo uma oportunidade perfeita para que a J.C.Staff mais uma vez demonstrasse como poderia realizar adaptações com enredo e qualidade gráfica que correspondiam as expectativas da nova geração.

Devo salientar mais uma vez que embora a comédia desse anime e a interação entre o casal principal possa agradar a garotos e garotas, a obra foi escrita tendo o público feminino como alvo primário contendo vários elementos que certamente agradam a esse público. Basicamente, Kaichou wa Maid-Sama é a versão japonesa moderna do conto de Cinderela onde uma garota pobre, de personalidade forte e batalhadora luta para se sair bem na escola e no trabalho atraindo a atenção do principal playboy do colégio que apesar de aparência irresponsável vai demonstrando ter inúmeras habilidades incluindo zoar com a protagonista o tempo todo e sempre está presente no momento ideal.

Misaki Ayuzawa (dublada por Ayumi Fujimura) tem 16 anos e conquistou recentemente o posto de presidente do conselho estudantil de seu colégio. Determinada e linha dura ela comprou uma briga séria, acontece que o colégio Seika até pouco tempo era uma instituição de ensino apenas para garotos se tornando um colégio misto há muito pouco tempo. O resultado é uma diferença enorme com o corpo estudantil formado por 80% de garotos e apenas 20% de meninas e aí, já viu, os caras aprontam de tudo assediando e atormentando as garotas que são minoria. Misaki se tornou a primeira presidente mulher do conselho estudantil e resolveu acabar com a farra. Linha dura, não tolerando zoeira nem brincadeiras de mal gosto com as meninas ela começou a por ordem na casa no braço mas adquiriu, pelo menos nos episódios iniciais, a fama de ditadora e tendenciosa. Misaki é reconhecida como uma das 100 garotas mais icônicas e marcantes de toda a história da indústria de animes, esse seleto grupo de beldades 2D que inclui personagens tipo a Sabre (ou Saber) da série Fate, a pirata espacial Ryoko de Tenchi Muyo!, a Faye Valentine de Cowboy Bebop e mais recentemente a Yukino Yukinoshita de Oregairu, Kirino Kousaka de Ore no Imouto, Sena Kashiwazaki de Boku wa Tomodachi ga Sukunai e Chitose Kirisaki de Nisekoi.

Misaki guarda um segredo a sete chaves que para ela seria o fim se descoberto, a garota é garçonete de um Maid-Café. Se você nunca ouviu falar, esse tipo de estabelecimento é bem comum no Japão sendo basicamente cafeterias para jovens adultos onde as garçonetes, geralmente muito bonitas, se vestem de forma atraente para agradar o público usando uniformes de empregadas inglesas do início do século XIX ou roupas temáticas com orelhas de gato, por exemplo. Embora os jovens curtam o resto da sociedade meio que vê esse tipo de abordagem como algo constrangedor quem sabe até indecente e Misaki tem plena consciência disso. O motivo dela ter escolhido trabalhar como garçonete de um Maid-Café é que o emprego não seria tão desgastante permitindo que ela tivesse tempo e energia para cuidar de sua vida estudantil e o principal, o emprego paga muito bem. Misaki odeia garotos e o motivo é que seu pai a abandonou quando era mais jovem deixando ela, sua mãe e sua irmã mais nova em uma situação financeira bem precária. A casa de Misaki simplesmente está caindo aos pedaços desde o portão até o piso da entrada, ela e sua mãe cortam um dobrado para conseguir se virar e pagar as contas. 

Porém, Misaki logo é descoberta no trabalho por Takumi Usui (17 anos e dublado por Nobuhiko Okamoto) a última pessoa na face da terra que ela desejaria que soubesse de seu segredo! Usui é conhecido como o playboy número um do colégio Seika, admirado por praticamente todas as garotas o cara vive dispensando uma após a outra. Misaki de início o acha um alienígena sem coração acreditando que na primeira oportunidade ele contaria para todo o colégio o seu segredo mas o cara tomou exatamente a atitude contrária, além de possuir múltiplos dons indo desde cozinhar até ser bom de briga ele está sempre por perto pronto para ajudá-la nas mais variadas situações. Usui ficou calado quanto ao emprego de Misaki porém começou a visitar o Maid-Café quase todos os dias só para dá aquela zoada na garota. É bem hilário ver a Misaki, sempre forte e mandona no colégio, ter que agir com delicadeza servindo-lhe um bom café com um ar de submissão. :) 

Até aqui fica claro que Kaichou wa Maid-Sama possui todos os fortes elementos para ser uma ótima comédia romântica. Seja como for, a interação entre os dois é super divertida com vários momentos sarcásticos. O personagem Usui não se cansa de zoar a Misaki sempre que pode e de vez em quando tira uma casquinha aqui e ali com ela resistindo e afirmando que ele não passa de um alien e que está sempre brincando com os sentimentos das garotas. No entanto, lá pelo episódio 15 a moça está mais balançada do que vara verde. 

O estúdio J.C.Staff conseguiu mais um vez o que pretendia, Kaichou wa Maid-Sama teve um final fechado com uma boa conclusão entre os protagonistas satisfazendo o desejo de um público ávido por romance e algumas boas gargalhadas. A obra é considerada uma das 100 melhores comédias românticas de todos os tempos sendo um grande sucesso e mesmo hoje, quase 10 anos depois, o anime figura, no momento dessa postagem, como o 5º mais popular de toda a história do estúdio ficando atrás apenas de obras como Sakurasou no Pet na Kanojo, Dungeon ni Deai, Shokugeki no Soma e Toradora, segundo o Myanimelist.
 
Pontos Negativos

O anime possui uma comédia escrachada e sarcástica que agrada a todos contudo um contexto de enredo claramente mais voltado para o público feminino contando inclusive com alguns elementos que não agradam aos marmanjos. A comédia é super divertida porém, de tão usadas que são algumas piadas visuais passam a se tornar maçantes lembrando que isso só acontece em alguns episódios já próximos do final do anime.  A obra contém um número relativamente alto de personagens incluindo uma adição que nos anos seguintes passou a ser bastante usada que são os coadjuvantes patetas, aqueles personagens que não têm muita relevância na história e estão lá apenas para incrementar o roteiro com situações bobas. 

Qualidade Técnica e Artística

O estúdio J.C.Staff aproveitou mais uma oportunidade depois de Toradora para mostrar do que era capaz. O design de personagens era moderno e com uma cara jovem para a época com penteados de cabelo menos comportados, formas de agir e de se vestir que faziam a cabeça dos jovens. O destaque fica para uma técnica usada nas texturas dos cabelos que transmite aquela sensação de brilho e reflexividade, algo que se tornava bem forte em 2010 e de lá para cá foi cada vez mais implementada em animes por trazer resultados rápidos e bem eficazes. O design ainda trazia heranças do início dos anos 2000 tipo os olhos bem grandes mas contando com texturas recentes.

Os cenários foram confeccionados dando uma impressão rústica como se tivessem feito à mão igual a um mangá contrastando com as linhas bem definidas dos personagens. A qualidade da animação, para a época, era excelente sendo superior a muitos animes da atualidade tendo diversos momentos fluidos e engraçados. Kaichou wa Maid-Sama extraía bastante comédia dos memes visuais. A trilha sonora também ganhou atenção, o estúdio escolheu um pop-rock jovem como música de abertura e os temas musicais do decorrer da história são alegres e cheios de animação recebendo inspirações da música clássica, especialmente nas cenas dentro do Maid-Café, reforçando ainda mais a zoação.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer!

Valeu e até a próxima.

Observação importante: O vídeo abaixo corresponde a abertura de Kaichou wa Maid-Sama. Como procuramos seguir as políticas de compartilhamento do Youtube o vídeo estará disponível enquanto o próprio não o considerar violação de direitos autorais. A abertura foi postada em canal estrangeiro já contando com mais de 795.000 visualizações não sofrendo strike, pelo menos até o momento desta publicação. Caso estejam lendo este review no futuro e não possam assisti-lo, por favor, levem isso em consideração.



Abertura de Kaichou wa Maid-Sama linkada diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.
 

Leia Também:


https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/boku-wa-tomodachi-ga-sukunai-haganai-o.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/bokura-wa-miina-kawai-sou-uma-obra.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/love-lab-e-disso-que-as-comedias.html

https://giganalise.blogspot.com/2016/10/oregairu-uma-comedia-romantica-cheia-de_13.html

https://giganalise.blogspot.com/2016/10/oreimo-anime-triplo-com-roteiro-polemico.html