Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shokugeki no Souma: San no Sara, Toutsuki Ressha-hen. As batalhas culinárias agora decidem se os alunos ficam ou saem da academia. (Review Final)

Falta menos de uma semana para o mês de junho acabar e com ele a temporada de Primavera\2018. Nossa maratona para aprontar os reviews de encerramento dos principais animes que surgiram nesse período renderam muitas postagens legais, nós já temos no site as análises de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby, Hinamatsuri, Grancrest Senki, Wotaku ni Koi wa Muzukashii, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Amanchu! Advance, Golden Kamuy, Toji no Miko (Katana Maidens), Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, Megalo Box e Darling in the FranXX além de uma lista com os 10 animes mais aguardados para a próxima temporada de Verão\2018. Quem tiver interesse pode acessá-los posteriormente através dos links.

Hoje vamos falar sobre Shokugeki no Souma, mais especificamente o segundo arco de sua terceira temporada que manteve grande receptividade com a mesma fórmula: Um contingente enorme de personagens em batalhas culinárias criando uma atmosfera empolgante através da trilha sonora, diálogos puxados e o mais incrível, fazendo sucesso apenas com alguns enquadramentos e jogadas de câmera. Nossos reviews possuem o máximo de spoilers evitados, vamos lá!?

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. Como essa é a primeira vez que um review de Shokugeki no Souma vem ao blog resolvemos fazer uma rápida recapitulação da série até aqui.

Shokugeki no Souma é originalmente um mangá escrito por Yuuto Tsukuda e ilustrado por Shun Saeki. Desde o quinto capítulo da publicação a obra conta com a consultoria de Yuki Morisaki, além de modelo ela é chef de cozinha e quem prepara os pratos que vemos no anime. O mangá já conta com mais de 250 capítulos divididos em 25 volumes até aqui e esse sucesso chamou a atenção do estúdio J.C.Staff que já produziu três adaptações em anime da série. Shokugeki no Souma primeira temporada veio ao ar na Primavera\2015 em um total de 24 episódios alcançando nota 8.53\10 no Myanimelist com mais de 625.000 membros em seu perfil. A segunda temporada recebeu o título de Shokugeki no Souma: Ni no Sara (segundo prato) e veio ao ar no Verão\2016 contando com apenas 13 episódios recebendo nota 8.46\10 no Myanimelist com mais de 400.000 membros em seu perfil e finalmente a terceira temporada Shokugeki no Souma: San no Sara (terceiro prato) foi subdividida em duas partes a primeira indo ao ar no Outono\2017 com nota 8.49\10 no Myanimelist em um total de 12 episódios e o restante, Shokugeki no Souma: San no Sara, Toutsuki Ressha-hen que estamos avaliando veio ao ar no Verão\2018 (mais 12 episódios) totalizando 24 episódios alcançando nota 8.53\10 no Myanimelist. Isso confunde um pouco as pessoas já que cronologicamente a obra conta até agora com 4 temporadas mas historicamente a última foi dividida em duas etapas (todos os números e valores citados acima podem sofrer pequenas variações com novos votos computados). Pelos valores fica evidente o tamanho carinho que os fãs possuem pela série que é um sucesso consistente tendo pouca variação em suas notas mesmo repetindo vários elementos a cada nova adaptação.

A fórmula de Shokugeki no Souma continua a mesma, vários personagens carismáticos e engraçados se enfrentando em batalhas culinárias (os shokugekis) mas dessa vez buscando manter seu lugar dentro da academia Toutsuki que devido um golpe bem armado passou a ficar sob o comando Azami Nakiri, o pai de Erina. Um sujeito esnobe, fanático e de olhar sombrio acreditando que apenas a culinária super refinada e de alta classe é que deveria existir e todos os que não concordassem precisavam ser expulsos. Azami exerce (ou exercia) uma forte influência sobre sua filha Erina o que a deixava quase que impossibilitada de contrariá-lo. Isso mudou quando ela passou um período hospedada junto a Yukihira Souma e seus demais colegas. Nesta conclusão da terceira temporada todo mundo estava ansioso por ver um desenrolar mais romântico entre Erina e Yukihira o que aconteceu mas não exatamente como os fãs desejavam. Viajando por toda a ilha de Hokkaido, Yukihira e seus amigos preparam pratos deliciosos superando adversários e procurando pôr um fim na direção opressora de Azami. Desta vez acompanhado por seu pai que resolveu ingressar nas batalhas e mais alguns veteranos da academia.

Mas, o que faz de Shokugeki no Souma um sucesso?

A relativa originalidade do enredo, recheado de receitas deliciosas (não sei se praticáveis), muita expectativa criada em cada batalha temperada com uma empolgante trilha sonora e vários momentos cômicos além de uma boa pitada de ecchi constituem a receita de sucesso do anime. Misturar pratos saborosos com belas garotas se deleitando sobre eles e quase se despindo são elementos básicos que caracterizam a série e parecem não perder o sabor com o tempo sendo quase certo que uma nova temporada do anime deva ser anunciada posteriormente.

Um anime fácil de produzir.

Ironicamente, a fórmula encontrada pela J.C.Staff para adaptá-lo o torna um anime fácil, rápido e relativamente barato de ser produzido, o que é ótimo! Com foco em longos e detalhados diálogos dos coadjuvantes a respeito de cada movimento que os protagonistas fazem ao elaborar seus pratos Shokugeki recebeu uma criativa solução para produzir a sensação de ação e movimento à trama. A direção faz um enquadramento de câmera e a desliza em alguma direção acompanhando a fala e alguns gestos dos personagens, essa fórmula simples deu tão certo que muitos nem percebem que estão assistindo basicamente a um elaborado show de slides criando uma experiência mais contemplativa ao anime. Tudo isso sem mencionarmos qualidade visual e o ótimo design de personagens.

Os erros da segunda temporada foram corrigidos.

Que Shokugeki no Souma é jovem e divertido, quanto a isso não há dúvidas. A série trouxe um tema super querido por todo mundo, quem não gosta de uma boa culinária? Sua primeira temporada foi ótima abrindo campo para uma sequencia melhor ainda porém, Ni no Sara foi prejudicada pelo excesso nos diálogos e no detalhismo dos pratos que deixaram o enredo saturado de informações. Os produtores perceberam isso e trouxeram uma terceira adaptação mais equilibrada. O centro da trama continua sendo Yukihira Souma, muito carismáticos e adepto de uma culinária mais caseira e improvisada ele arranca os cabelos de alguns de seus amigos com receitas que a princípio parecem a maior furada mas, acabam dando certo.

As três temporada de Shokugeki no Souma estão disponíveis pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:



Abertura de Shokugeki no Souma: San no Sara, Toutsuki Ressha-hen linkada diretamente do canal Crunchyroll Collection no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/grancrest-senki-fantasia-medieval-que.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/angel-beats-o-que-fez-desse-anime-um.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/amanchu-advance-uma-continuacao.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html