Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Souten no Ken: Regenesis, review final. O descendente de um clássico que continua com a fama de pé-frio quando adaptado para anime. (Atualizado)


Souten no Ken: Regenesis ou Fist of the Blue Sky: Regenesis como também é conhecido recebeu adaptação para anime em 2018 dividido em duas etapas, a primeira parte exibida na temporada de Primavera (entre Abril e Junho) em 12 episódios e a segunda na temporada de Outono (entre Outubro e Dezembro) em mais 12 episódios. 

Embora o mangá que o originou seja um clássico dos anos 80 muito bem avaliado por aqueles que o leram, infelizmente a história da série não parece ter a mesma sorte quando adaptada para anime. Não por culpa da história em si mas pela qualidade técnica ou o tipo de animação dos estúdios que o produziram. 

Souten no Ken recebeu melhorias em seu roteiro na segunda etapa, ganhou uma nova intro mais voltada para o heavy metal e conquistou uma visibilidade maior fazendo sua nota subir em sites e fóruns especializados. Nessa postagem atualizada vamos fazer uma visita rápida ao passado da série que muita gente no Brasil sequer ouviu falar além de comentarmos os motivos que levaram essa nova adaptação a receber avaliações pouco animadoras em detrimento de um enredo interessante e personagens marcantes.

Hokuto no Ken, o mangá dos anos 80 que inspirou uma nova série. 

Antes de falarmos sobre Souten no Ken precisamos comentar sobre Hokuto no Ken, mangá dos anos 80 que inspirou a nova série mas que historicamente se passa depois. Hokuto no Ken (ou Punho da Estrela Polar) foi um mangá escrito por Buronson com ilustrações de Tetsuo Hara publicado pela Shounen Jump entre 1983 e 1988 em um total de 27 volumes. A história se concentrava no personagem Kenshiro em um mundo pós-apocalíptico devastado pela guerra nuclear. Kenshiro era o herdeiro de uma arte marcial antiga chamada Hokuto Shinken que matava os inimigos através de golpes em seus pontos vitais. Ele lutava defendendo os fracos enfrentando artistas marciais rivais incluindo membros de seu próprio clã. Hokuto no Ken recebeu duas adaptações para anime entre 1984 e 1988 em um total de 152 episódios produzidos pela Toei Animation (mesmo estúdio de Dragon Ball e One Piece). Muitos alegam que essas adaptações possuíam alguns episódios com animação precária mesmo para a época. O mangá veio para o Brasil pela editora JBC.

Souten no Ken, um prólogo da série.

A partir de 2001, Tetsuo Hara e Buronson resolveram criar o prólogo Souten no Ken (Punho do Céu Azul ou Fist of the Blue Sky) mostrando os acontecimentos anteriores a Hokuto no Ken. A nova série em mangá durou até 2010 em um total de 22 volumes se passando inicialmente em Xangai (China) nos anos 1930 mas finalizando-se na indonésia (adaptada na segundo temporada) contando a história de Kasumi Kenshiro (o nome é semelhante) o 62º herdeiro da arte marcial Hokuto Shinken e antecessor do protagonista de Hokuto no Ken, em uma época em que gangues chinesas rivalizavam com a polícia e tinham que lidar com interferências estrangeiras como os alemães. Kenshiro e os demais também enfrentavam uma seita cuja arte marcial permitia roubar a energia vital do oponente. A primeira vez que Souten no Ken recebeu adaptação para anime foi em 2006 em um total de 22 episódios produzidos pelo estúdio APPP com uma qualidade visual e de animação já ultrapassada para a época sendo mais uma vez motivo de avaliações não tão positivas. O anime recebeu apenas nota 6.77\10 no Myanimelist (Obs: Essa nota pode variar com novos votos computados).

Souten no Ken: Regenesis, a continuação da história.


Chegando em 2018, Souten no Ken: Regenesis é a continuação da história dessa vez produzida pelo estúdio Polygon Pictures (o mesmo de Ajin) em um total de 24 episódios divididos em duas temporadas. Devido principalmente ao tipo de animação escolhida Regenesis foi mais uma tentativa não muito bem recebida mesmo com seus pontos positivos e alcançou apenas nota 5.7\10 no Myanimelist em sua primeira temporada de 6.11\10 em sua continuação reforçando a fama de pé-frio quando vem para as telas. (Obs: Essas notas podem variar com novos votos computados).

A primeira temporada acompanha a vida de Kenshiro, sua companheira Pan Yuling e os demais integrantes da gangue na cidade de Xangai enquanto lutam contra o exército alemão, que almeja os segredos da pequena Erika, e um guerreiro misterioso chamado Yasaka, que deseja eliminar todos os integrantes do estilo Hokuto Shinken. Yasaka se torna aliado mais a frente no entanto o grande perigo é uma estranha seita que também está atrás da garota. Na segunda temporada há o acréscimo de uma nova personagem chamada Fei-he Liu, uma moça inquieta de pavio bastante curto que deseja eliminar aquele que matou seu irmão de criação Feiyan Liu. Kenshiro e os demais mudam-se para a Indonésia mas lá se deparam novamente com a misteriosa seita de Nahashi sendo que um dos integrantes é na verdade o irmão de criação mais velho de Kenshiro. Um inimigo com força e habilidade a altura do protagonista.

Mas, por que não deu certo?

Souten no Ken: Regenesis é um shonen de ação interessante, você pode alegar que seja clichê mas não pode esquecer que a série que a originou já é bem antiga e pode se dá ao luxo de criar estereótipos de personagens que eram novidade em seu tempo e que ela ajudou a  se popularizar. A história tem uma boa pegada com um drama que parece levar jeito em alguns momentos mas em outros se torna pastelão e melodramático, principalmente na primeira temporada pois eles melhoraram bastante na continuação. 


O design de personagens é bacana e diferente mas o problema novamente foi o tipo de animação escolhida. Dessa vez optaram por adaptar Souten no Ken em 3D, depois do trauma que alguns tiveram com Berserk (2016) o apreço por esse tipo de animação ficou ainda menor. Você tem a impressão de está assistindo a uma cutscene de um game com queda de FPS, o resultado não é muito agradável embora tenha sido levemente melhorado na segunda temporada. Pessoalmente a produção ficou decente sendo possível curtir a série mas a galera em peso não teve a mesma opinião e as notas de Regenesis não foram das melhores. Mesmo assim, se você curte shonens de ação, recomenda dá uma olhada.

Souten no Ken: Regenesis está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo). 

Se curtiu, compartilhe.

Confiram outras postagens em nossa Home

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.




Links Relacionados:

* Assistir Souten no Ken: Regenesis




Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/02/fullmetal-alchemist-brotherhood-um-dos.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/black-clover-acao-magia-e-um.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/boku-no-hero-academia-o-fenomeno-de.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/aoki-hagane-no-arpeggio-anime-de-ficcao.htmlgiganalise.blogspot.com.br/2016/11/aoki-hagane-no-arpeggio-anime-de-ficcao.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/god-eater-luta-contra-extincao-da.html