Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Uma garotinha carismática e sua P90. (Review Final)



Com junho caminhando para seu final o mesmo acontece com a temporada de Primavera\2018 e nós estamos em uma maratona fazendo os reviews de encerramento dos principais animes que surgiram nesse período, já temos postadas as análises de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby, Hinamatsuri, Grancrest Senki, Wotaku ni Koi wa Muzukashii, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Amanchu! Advance, Golden Kamuy e Toji no Miko (Katana Maidens) além de uma análise especial sobre Angel Beats! um super sucesso do início da década. Quem tiver interesse pode acessá-las posteriormente através dos links.

Hoje vamos visitar a história de uma jovem complexada com sua estatura elevada resolvendo criar uma personagem baixinha e implementa-la em um game multiplayer de ação com armas. A combinação inusitada deu certo e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, um spin-off da série principal, fez relativo sucesso na temporada de primavera\2018. Apesar de uma qualidade de animação mediana e alguns personagens com estereótipos clichês o ritmo acelerado e divetido da adaptação garantiram ótima receptividade conferindo ao anime a 490ª posição entre os mais populares do Myanimelist no momento dessa postagem.

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Alternative: Gun Gale Online é um spin-off de Sword Art Online, série escrita por Reki Kawahara. Keiichi Sigsawa, autor de Kino to Tabi: The Beautiful World e amigo de Kawahara teve permissão para escrever o spin-off com ilustrações de Kouharu Kuroboshi sendo comercializada a partir de dezembro de 2014. A série contou com a supervisão do próprio Reki Kawahara e uma versão em mangá é produzida desde 2015 com textos e ilustrações de Tadadi Tamori. A receptividade da light novel de Gun Gale Online foi super positiva, durante a primeira metade de 2015 ela ficou em 11º lugar entre as mais vendidas ultrapassando a marca de 1.000.000 de cópias impressas em maio de 2018. O sucesso comercial considerável resultou em uma adaptação para anime produzida pelo novato estúdio 3Hz (o mesmo de Princess Principal e Dimension W). Em um total de 12 episódios Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online foi ao ar na temporada de Primavera\2018 (abril, maio e junho) em diversas redes no Japão e transmitido para o resto do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll alcançando nota 7.25\10 no Myanimelist com mais de 165.000 membros integrantes em seu perfil no momento dessa postagem assumindo a 490ª posição entre os mais populares do website (essas notas e valores são dinâmicos variando um pouco com novos votos computados).

O enredo (spoilers evitados)

Karen Kohiruimaki (dublada por Tomori Kusunoki) é uma universitária complexada com sua estatura elevada ela se sente constrangida em público já que todos percebem e comentam sobre sua altura. Karen queria ser mais baixinha e carismática como muitas das colegiais que ela encontra ao caminhar pelas ruas. Seu desejo no entando poderia ser realizado em parte graças aos games e a realidade virtual. Existe um novo jogo chamada Gun Gale Online, um battle royale multiplayer que lembra um pouco títulos como Playerunknown's Battlegrounds e Fortnite, a grande diferença está na super imersão que o game proporciona já que ele pode ser jogado usando um dispositivo muito similar ao NervGear existente no antigo Sword Art Online mas, sem os riscos do usuário morrer de verdade.

Karen não pensou duas vezes, rapidamente consultou sua amiga Miyu Shinohara (dublada por Chinatsu Akasaki) que joga bastante, a respeito de como ela poderia montar seu próprio setup para games e se arriscar pelo mundo virtual. Karen tentou diversos títulos porém eles sempre geravam um personagem aleatório de estatura elevada o que ela detestava, exceto Gun Gale Online, que lhe entregou o avatar de uma garota baixinha e super rechonchuda que ela chamou de Lleen e personalizou com uma vestimenta cor de rosa. Se acostumando rapidamente com a jogabilidade usando uma submetralhadora FN P90 de fabricação belga, perfeita para sua baixa estatura, Lleen (ou melhor Karen) se aventura pelo mundo virtual correndo a altas velocidades e descendo chumbo grosso em que aparecer a sua frente porém, ela vai encontrar muitas supresas e jogadores psicóticos, hilários e pouco confiáveis.

Análise

O carro-chefe é sem dúvida o carisma da protagonista, Lleen é super simpática e sua aparência infantil conquista facilmente sendo uma ótima escolha do autor. O carisma da personagem e o rítmo acelerado dos episódios logo alcançaram o público. SAO Alternative: Gun Gale Online conta com o contraste que é característico do autor Sigsawa exibindo uma heroína de aparência infantil e inofensiva com muita ação e violência (uma abordagem semelhante a Kino no Tabi).

A grande vilã da obra é a personagem Pitohui (dublada por Yoko Hikasa), estando mais para uma anti-heroína ela é psicótica e traiçoeira além de fascinada com a morte usando todos os métodos para vencer as partidas não importando se terá que derrubar seus próprios aliados. Muita gente curtiu essa personagem e outros a detestaram achando seu comportamento enlouquecido forçado demais.

O enredo conta com algumas surpresas hilárias, Gouchi (dublado por Kuzuyuki Okitsu) é um sniper habilidoso e sangue frio durante as batalhas mas totalmente amedrontado quando o assunto é Pitohui. Temos também um grupo de amigas que jogam em equipe dentro de Gun Gale Online, o cômico é que elas são apenas colegiais com aparência charmosa mas escolheram avatares brutamontes dentro do game. 

Lleen passa a contar com a ajuda de sua amiga Miyu cujo avatar é de uma lolita super engraçada e inconsequente escolhendo usar duas lança-granadas como armamento. Gun Gale Online possui alguns clichês, o comportamento enlouquecido de Pitohui e a infantilidade visual de Lleen já não são grandes novidades sendo explorados por muitas outras obras mas, esses estereótipos continuam fazendo sucesso. O enredo é mais direto,  simples e a atmosfera geral é menos séria que Sword Art Online, indo logo para a ação sem grandes enrolações. A mistura criativa produziu um anime divertido com surpresas e momentos empolgantes.

Qualidade Técnica e Artística.

O estúdio 3Hz trouxe uma animação mediana, com design simplificado e uma paleta de cores não tão rica. Somado ao enredo cômico e agitado o anime se torna agradável compensando as limitações que ficam em segundo plano. O design de personagens distorce um pouco e o anime sofre com carência de frames o que derrubou levemente as notas e avaliações recebidas. O website IMDb, por exemplo, que avalia filmes e séries além de animes conferiu apenas nota 6.2\10 (essa nota também varia com novos votos computados).

Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo). Nós temos outras publicações dessa obra durante a nossa cobertura da temporada, veja links relacionados.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.

Links relacionados:

* Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Primeiras impressões, uma garota bonitinha e sua P90.

* Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. A light novel de Keiichi Sigsawa está chegando a 1.000.000 de cópias impressas em circulação. (Giganalise News) 

*  Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Goumen, Hontouni Gomenasai! (Giganalise Dicas) 




Abertura linkada diretamente do Canal Crunchyroll Collection no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


LEIA TAMBÉM:
 
https://giganalise.blogspot.com/2018/06/angel-beats-o-que-fez-desse-anime-um.html

https://giganalise.blogspot.com/2017/05/girlish-number-uma-dubladora-bonitinha.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/grancrest-senki-fantasia-medieval-que.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/04/hakumei-to-mikochi-vida-35-polegadas-de.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/hinamatsuri-anime-choramingoso-hilario.html