Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Toji no Miko (Katana Maidens), heroínas armadas contra os aradamas. (Review Final)



Ao contrário do concorrido cenário dos shounens, os shoujos de batalha não são um estilo tão explorado dentro da industria de animes. Toji no Miko (ou Katana Maidens como também é conhecido) foi um projeto original nesse estilo exibido a partir do início de 2018 contando a história de garotas adolescentes armadas com espadas japonesas enfrentando a terrível ameaça dos aradamas. A adaptação contou com o apoio do serviço de streaming Crunchyroll tendo uma proposta interessante e personagens cativantes agradando uma parcela dos que o assistiram apesar de limitações quanto a animação, roteiro e direção que lhe concederam apenas uma modesta recepção. Nesse review final, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre o seu enredo, personagens e qualidade técnica procurando explicar o porquê Toji no Miko não recebeu avaliações mais expressivas apesar do potencial e heroínas carismáticas.

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo subsequente.

Toji no Miko (ou Katana Maidens) é um anime original em estilo aventura, fantasia e shoujo de batalha financiado pela parceria entre a produtora Genco e o serviço de streaming Crunchyroll. O mediano estúdio Gokumi (o mesmo de Tsurezure Children e Seiren) foi escolhido para realizar a adaptação com direção de Koudai Kakimoto, roteiro de Tatsuya Takahashi e música de Yukari Hashimoto. Em um total de 24 episódios Toji no Miko foi ao ar entre as temporadas de Inverno e Primavera\2018 (de janeiro a junho) tendo recepção mista alcançando nota 5.3\10 no IMDb, 6.83\10 no Myanimelist e 3.8\5 no próprio Crunchyroll no momento dessa postagem (essas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

O Enredo

Kanami Etou (dublada por Kaede Hondo) é uma dessas adolescentes especiais cuja missão é combater os perigosos aradamas, criaturas demoníacas cuja a invasão a Terra põe todos em risco. Em um torneio da academia, durante uma das lutas Kanami vê Hyori Juujou (dublada por Saori Oonishi) ignorar sua batalha e partir com tudo para cima de Yukari Origami a presidente do conselho estudantil naquele momento porém, seu ataque falha e Hyori para não ser capturada foge com o auxílio de Kanami. 

Com o desenrolar da história ficamos sabendo que Yukari é o receptáculo da princesa Tagitsu, simplesmente o aradama mais poderoso e perigoso existente que usa o corpo da presidente para atuar no mundo dos humanos. Durante a primeira metade de Toji no Miko essas duas amigas fogem da academia encontrando outras garotas que passam a compartilhar da mesma causa entre elas a super alegre Eren Kohagura (dublada por Eri Suzuki), a baixinha, preguiçosa e malandra Kaoru Mashiko (dublada por Risae Matsuda) e a prodígio mas insegura Sayaka Itomi (dublada por Hina Kino). A fuga de Kanami e Hyori deixou muita gente preocupada principalmente Mai Yanasi (dublada por Azumi Waki) sua amiga mais próxima. 

O primeiro arco do anime fecha-se com a libertação de Yukari da princesa Tagitsu que se divide em três entidades espirituais com corpo humano, a princesa dos aradamas resolve ir atrás das outras duas entidades e recuperar todo o seu poder para enfim ter domínio sobre a humanidade precisando enfrentar as Tojis que se opõem a seus planos. 

O anime conta com vilãs ambiciosas e aproveitadoras tipo a personagem Yukina Takatsu uma mulher manipuladora e de poucos escrúpulos que alia-se (ou bajula) a quem tiver maiores condições de garantir seu sucesso, Yomi Satsuki uma estudante com um passado cheio de sentimentos de inferioridade e pouco afeto que, aliciada por Yukina, se deixou levar completamente pelo maléfico poder dos aradamas e Yumi Tsubakuro (dublada por Inori Minase) uma garota baixinha muito poderosa e habilidosa com a espada mas de personalidade perversa fruto de um passado quase perdido. 

Sinceramente ela trazia uma grande contribuição criando tensão no enredo sendo muito chamativa como vilã porém seu destino foi selado na primeira metade de Toji no Miko. Entre batalhas e estratégias traçadas por Tojis veteranas o anime chega a seu final com Kanami, Hyori, suas amigas e novas aliadas que antes eram rivais enfrentando a princesa Tagitsu que finalmente conseguiu de volta seu poder assimilando as outras duas entidades.
Questionamentos sobre a adaptação.

A adaptação possui personagens carismáticas e uma atmosfera gostosa quando elas interagem juntas porém, embora tenhamos curtido o anime e assistido integralmente os episódios, acreditamos que o maior pecado de Toji no Miko foi ser um anime morno demais. O enredo possui alguns momentos que realmente empolgam mas eles ficam muito espaçados um do outro preenchendo esses intervalos com longos diálogos, alguns importantes para a compreensão da história outros desnecessários, ainda bem que os episódios finais compensaram em parte elevando um pouco suas notas. As heroínas cativantes são contrabalançadas por uma história um pouco previsível. Embora com a proposta de shoujo de batalha, os extensos diálogos frustram as expectativas por cenas mais frenéticas. Os momentos onde a ação mais se destaca acontecem nos finais de cada arco além disso usaram computação gráfica na animação das lutas e mesmo com o uso da energia do utsushi que deixa as garotas mais rápidas apenas as duas lutas finais, incluindo os confrontos entre a personagem Hyori e a princesa Tagitsu, demonstram uma animação e direção realmente empolgante e muito bem trabalhadas. Outro ponto de reclamação são os cenários que pareciam vazios.

Esses fatores aliados a qualidade mediana da animação com alguns momentos carentes de frames e um design de personagens simplificado com muitas linhas pontiagudas deram a Toji no Miko uma recepção modesta. Porém, o anime não é uma obra descartável e seus pontos positivos valem a audiência, o carisma das personagens trouxe brilho aos acontecimentos desde a vontade de viver e seguir em frente de Kanami, passando pela alegria de Eren, a seriedade de Hyori, a timidez de Sayaka e a preguiça e malandragem de Kaoru deixaram a adaptação com um desenrolar divertido. Um outro personagem muito bem vindo foi o bichinho de estimação Nene, sendo o parceiro de Kaoru desde que ela era criança esse personagem não humano que consegue falar apenas uma única palavra é na verdade um aradama que foi domesticado ficando dócio e perdendo sua natureza malígna. Uma ótima adição para o público feminino Nene tem a tendência de gostar muito de garotas com seios volumosos tipo a Eren e a Mai.

Desde dezembro de 2017 a obra está recebendo uma adaptação para mangá escrita por Sakae Saito e publicada na revista Monthly Shounen Ace a obra vai receber um game mobile desenvolvido pela Square Enix ainda em 2018 reprisando os eventos do anime com os designs de Yoshinori Shizuma. Toji no Miko está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuia com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo).

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Toji no Miko, primeiras impressões. Será apenas um shoujo de batalha clichê ou reserva algo a mais? 

* Assistir Toji no Miko (Katana Maidens)


Deixamos mais abaixo o primeiro episódio de Toji no Miko com permissão de compartilhamento pela pelo Canal da Crunchyroll Brasil seguindo os direitos de API do Youtube.


Primeiro episódio de Toji no Miko linkado diretamente do canal Crunhyroll Brasil no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


Leia Também: