Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Uma Musume: Pretty Derby. Enredo viajado, garotas-cavalo e corridas empolgantes. (Review Final)


Junho chegou e com ele a temporada de Primavera\2018 dá seus primeiros passos rumo a reta final, é o momento ideal para fazermos o review de fechamento dos principais animes que surgiram nesse período. A bola da vez é Uma Musume: Pretty Derby produzido pelo estúdio P.A.Works que começou como sendo mais uma comédia com garotinhas mas foi revelando boas surpresas com corridas empolgantes e até mesmo alguns momentos comoventes. Nesse review final, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seus personagens, enredo, seus pontos marcantes e sua receptividade.

Esse parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não estejam interessados em dados tipo nome do autor, obras anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns basta saltar para o parágrafo seguinte. Uma Musume: Pretty Derby é um anime original inspirado no game mobile de mesmo nome lançado para Android e IOS, o estúdio P.A.Works (considerado um dos melhores do Japão já tendo produzido obras marcantes tipo Angel Beats! e Nagi no Asukara) fez a adaptação da obra para anime em um total de 13 episódios previstos indo ao ar na temporada de Primavera\2018 (abril, maio e junho) sob a direção de Kei Oikawa, com roteiro de Akihiko Ishihara em parceria com Masafumi Sugiura e música de Utamaro Moviment alcançando boa receptividade atingindo nota 4.3\5 no serviço de streaming Crunchyroll (essa nota é dinâmica e varia um pouco com novos votos computados). Os servidores do Myanimelist continuam desligados para manutenção, excepcionalmente nesta publicação não apresentaremos sua nota.

O enredo.

No Universo de Uma Musume existem garotas que nascem híbridas sendo uma mistura de humano com cavalo (uma desculpa para o fã-service já que elas são apenas garotas bonitinhas com rabo e orelhas equinas). Dada a existência dessas garotas um esporte bastante concorrido são as corridas de cavalo protagonizadas por elas que são capazes de atingir velocidades de até 70 km\h. Special Week é uma dessas garotas-cavalo que veio da ilha de Hokkaido com o sonho de se tornar a corredora número um do Japão, promessa feita à sua mãe quando saiu de casa. Em seu primeiro dia na cidade grande Special Week quase se perde indo parar em um hipódromo onde ela assiste fascinada a corrida de Silence Suzuka, uma garota-cavalo extremamente rápida e gentil que costuma deixar as concorrentes comendo grama, de semblante um pouco distante Suzuka deseja vencer alguns campeonatos no Japão e então viajar para a América. Special Week também tem seu primeiro contato com o homem que será seu treinador, o cara gosta de apalpar as pernas das garotas-cavalo de seu time com a justificativa de verificar se suas musculaturas são fortes o suficiente para a competição. O treinador do time Spica banca o papel da figura inspiradora aconselhando, orientando, arranjando as corridas, apoiando as garotas em momentos de derrota e recebendo alguns coices aqui e alí pela ousadia.

Logo Special Week tem uma grande surpresa, ela não apenas ingressa no time Spica como será parceira de Silence Suzuka que ela tanto admira. Muitas outras personagens carismáticas e visualmente muito bem imaginadas passam a fazer parte da trama. Um dado bastante curioso é que o nome atribuído as personagens tipo Silence Suzuka, Special Week, Vodka ou El Condor Pasa são verdadeiros vindo de cavalos de corrida famosos no mundo real incluindo algumas similaridades históricas como o acidente que o cavalo Silence Suzuka sofreu que o fez se aposentar mais cedo. A personagem no anime também sofreu tal lesão mas, contrariando a história, ela voltou a correr já que seria algo dramático demais para um enredo mais alegre. Há episódios comoventes com choro e lamentação daquelas que perdem as corridas mas a história escorrega em alguns episódios com estereótipos e algumas situações clichês embora isso não ofusca o carisma da produção.

Uma Musume: Pretty Derby se tornou um dos animes mais empolgantes da temporada devido suas corridas muito bem dirigidas tendo toda a agitação da plateia e momentos-chaves que surpreendem. A cada corrida nós ficamos na expectativa do que poderia acontecer, se haveria algum acidente ou quem iria ganhar, nada nelas é previsível. Apesar das rivalidades entre os times as garotas são super amigas e juntas se motivam de forma a continuar suas carreiras.

Qualidade Técnica e Artística.

Quando soubemos que a P.A.Works iria adaptar Uma Musume: Pretty Derby ficamos na expectativa de algo interessante já que o estúdio não costuma fazer feio escolhendo a dedo as obras que produz. O design de personagens é cativante e a paleta de cores decente. A animação tem boa qualidade em sua maior parte porém um ou outro episódio sofre com falta de frames, design mais simplificado e uma ou outra distorção visual. A dinâmica do enredo fica consistente graças as corridas. O anime é claramente destinado a quem deseja assistir um enredo mais viajado e cômico com muitas waifus para tudo quanto é lado!

Uma Musume: Pretty Derby está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo) nós já temos diversas outras postagens sobre o anime incluindo a pesquisa com os cavalos que inspiraram a obra, veja links relacionados.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Valeu e até a próxima.

Abertura e encerramento de Uma Musume: Pretty Derby linkados diretamente do canal da Toho Animation no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


Links Relacionados:







LEIA TAMBÉM:

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/amagi-brilliant-park_16.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/mitsuboshi-colors-um-trio-de-garotas.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/new-game-nunca-produzir-um-jogo-foi-tao.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/kill-la-kill-frenetico-louco-e.html