Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Servant x Service. Você nunca mais verá os funcionários do serviço público da mesma forma depois desse anime.

Uma comédia romântica autêntica com enredo hilário, diálogos criativos, sem grandes enrolações nem fugindo da essência de uma obra com essa temática. Poderíamos dizer que Servant x Service é uma comédia romântica "burocrática" mostrando o dia a dia de cinco funcionários, cada um com seus problemas constrangedores, dividindo o ambiente de uma repartição pública cujo o gerente é, acreditem, um coelho de pelúcia que vira saco de pancadas de seus subordinados quando estão estressados. Super hilário, o anime possui um apanhado de personagens problemáticos: Uma perfeita protagonista, vergonhosa, ingênua e um tanto atrapalhada; um pretendente que vive vadiando no horário de trabalho; uma tsundere irritada e aficionada pelo irmão mais velho; uma funcionária sádica e outra incapaz de dizer "não" além de muitas conversas fora do comum. Nesse review vamos comentar brevemente (com spoilers evitados) sobre seu enredo, personagens, qualidade técnica esclarecendo o porquê você deveria assistir essa comédia romântica criativa e direta dentro de seu estilo.

Esse parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Servant x Service é originalmente um mangá em estilo comédia romântica escrito e ilustrado pela artista Karino Takatsu. Se você nunca ouviu falar, ela também é autora de Working! e do spin-off Www.working! duas outras comédias românticas super engraçadas e de sucesso. Com foco em locais públicos de trabalho tipo uma lanchonete ou, no caso desse anime, uma repartição pública, a autora extrai de forma inteligente cenas cômicas de situações comuns do cotidiano. O enredo super criativo chamou a atenção do estúdio A-1 Pictures (o mesmo de Sword Art Online, Fairy Tail e que co-produziu Darling in the FranXX). Em um total de 13 episódios Servant x Service foi ao ar na temporada de Verão\2013 (julho, agosto e setembro) com direção de Yasukata Yamamoto, roteiro de Taketo Shinomiya e música do estúdio Monaca (que já compôs para dezenas de animes). A adaptação teve ótima receptividade alcançando nota 7.77\10 no Myanimelist com mais de 117.000 membros escritos em seu perfil e mais de 54.000 votantes no momento dessa postagem (essas notas e valores são dinâmicos e variam um pouco com novos votos computados).

Personagens e Enredo (spoilers evitados)

Dentro de uma repartição pública com vários funcionários 5 deles se destacam seja pela vagabundagem, pelos problemas amorosos, ofensas recebidas da população ou pelo nome esquisito. Lucy Yamagami é a protagonista da série, na nossa opinião ela é um exemplo perfeito de personagem feminina para uma comédia romântica. Dublada por Ai Kayano (cuja voz casou corretamente com sua personalidade), Lucy é atrapalhada, um tanto ingênua mas muito trabalhadora, ela sequer percebe a beleza que tem (incluindo os seios chamativos). Como se não bastasse Lucy possui um fio de cabelo em forma de antena que se comporta de acordo com o seu humor ou pensamento, ela vive sendo chateada por um colega de trabalho interessado em namora-la. Lucy odeia seu nome e o esconde de todo mundo, acontece que ela foi trabalhar naquela repartição pública por vingança, algum irresponsável permitiu que ela fosse registrada com o nome de Lucy Kimiko Akie Airi Shiro Rinne Yoshiho Chihoki Ayano... e por aí vai. Revoltada, ela deseja encontrar esse funcionário e fazê-lo pagar por permitir um nome tão longo e estúpido. 

Lucy é perseguida (no bom sentido) constantemente por Yutaka Hasebe (dublado por Tatsuhisa Suzuki) um jovem até inteligente mas muito malandro e paquerador. O cara passa a maior parte do tempo de trabalho passeando ou procurando obter o email de alguma colega, isso até Lucy começar a trabalhar lá sendo o centro das atenções (e das brincadeiras) do rapaz. 

Saya Miyoshi (dublada por Mai Nakahara), começou a trabalhar na repartição pública no mesmo período que Lucy, insegura e incapaz de dizer "não" às pessoas, ela tem seu tempo de trabalho consumido pela senhora Tanaka, uma idosa que vai a repartição apenas fofocar sobre seus problemas familiares e que deseja casá-la com seu neto. A garota além que acabar super estressada as vezes não sabe bem o que dizer aos colegas quando algum conselho lhe é solicitado, entregando muitas vezes a pior resposta possível.

Os outros dois funcionários Taishi Ichimiya (dublado por Takahiro Sakurai) e a jovem Megumi Chihaya (dublada por Aki Toyosaki) vivem um dilema. Eles já namoram há algum tempo mas Taishi não tem coragem de contar para sua irmã, Toko Ichimiya, sobre o relacionamento. Acontece que Toko é super irritada, tsundere e ciumenta. Apesar da gentileza, a falta de coragem do rapaz em assumir publicamente o namoro e por cima não entender bem os seus sentimentos, a deixa super irritada e insatisfeita. Megumi é fã de cosplays e pode ser bem maldosa e sarcástica quando precisa.

Servant vs Service é uma pura comédia romântica sem enrolações, quando assistimos um anime nesse estilo esperamos muita diversão em situações românticas mas existem obras que enrolam colocando um drama em meio a comédia que corta o barato. O lado bom é que nessa série isso é feito de forma mais inteligente com diálogos bem planejados e situações cômicas em praticamente todos os episódios.

Qualidade Técnica e  Artística.

O grande trunfo do anime é seu enredo que entrega diversão direta. Quanto a qualidade visual a animação é bacana e o design de personagens, tipo a Lucy, é bonito com detalhismo mediano não chegando a ser super bem trabalhado nem simples demais. Os cenários internos tipo os móveis ou objetos em volta das cenas seguem a mesma linha. Servant x Service está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

Leia Também: 

https://giganalise.blogspot.com/2017/09/gamers-muitas-risadas-e-confusoes-numa.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/12/bokura-wa-miina-kawai-sou-uma-obra.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/11/boku-wa-tomodachi-ga-sukunai-haganai-o.html
https://giganalise.blogspot.com/2017/10/blend-s-comedia-bonitinha-da-temporada.html