Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hanebado! Review Final. A série que encantou o mundo com a qualidade da animação e um drama super controverso.



Finalmente chegou o momento de realizarmos o review de encerramento do anime mais surpreendente com a protagonista mais controversa de toda a temporada de Verão\2018. Hanebado! encantou o mundo com uma animação de detalhismo muito acima da média, direção de animação igualmente fenomenal e um drama relativamente convincente protagonizado por uma adolescente que passou de amada a odiada da noite para o dia. A série fez com que fãs em peso desejassem expôr suas opiniões, muitas delas direcionadas ao comportamento da personagem principal que abandonada pela mãe amargou boa parte de sua adolescência submersa em tristeza e solidão até chegar a um ponto onde os sentimentos se converteram em rancor e revolta. A protagonista passou a ser muito criticada pelo público que assistiu, algumas dessas críticas possuíam relevância outras eram puramente baseadas nas emoções de fãs e haters desconsiderando todo o contexto que envolvia a personagem. Se ficou curioso nos acompanhe nesse review de Hanebado, vamos falar sobre seu enredo interessante, qualidade de animação simplesmente excepcional, elenco de personagens, o terremoto que prejudicou o estúdio que o produziu e seu drama procurando responder porque essa série foi tão marcante. Esse review será um pouco extenso, agradeço a compreensão.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsável pela animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Hanebado! é originalmente um mangá em estilo esporte, drama e slice of life escrito e ilustrado por Kousuke Hamada já contando com 13 volumes o primeiro lançado em outubro de 2013 e o décimo terceiro em julho de 2018. A adaptação para anime foi produzida pelo mediano estúdio LidenFilms (o mesmo de Yamada-kun and the Seven Witches). Em um total de 13 episódios Hanebado! foi ao ar na temporada de Verão\2018 (julho, agosto e setembro) tendo boa receptividade alcançando nota 4.4\5 no serviço de streaming Crunchyroll e 7.34\10 no Myanimelist no momento dessa postagem. Essas são boas avaliações mas que ainda não refletem com total clareza a qualidade de certos atributos de Hanebado!, notas em torno de 4.6 e 8.2 seriam mais fiéis ao conteúdo da adaptação principalmente no quesito qualidade de animação (Obs: As notas do Crunchyroll e do Myanimelist são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).
Hanebado foi uma avalanche de surpresas a começar pelo nível de detalhes e complexidade da animação ainda mais produzido pela LidenFilms, um estúdio novo formado em 2011 e que até então sempre trouxe animações apenas medianas! Hanebado é um drama focado no esporte do Badminton (um tipo de tênis com petecas) inclusive seu título é a junção das palavras Hanesaki e Badminton sendo a primeira palavra o sobrenome da protagonista. A história acompanha a vida de Ayano Hanesaki (dublada por Hitomi Ohwada) uma adolescente com talento natural para o Badminton, ela sempre amou o esporte sendo treinada desde muito pequena por sua mãe Uchika (dublada por Sayaka Ohara), uma profissional no esporte reconhecida mundialmente com vários títulos ganhos mas que, de uma hora para outra, abandonou a filha no Japão aos cuidados dos avôs e decidiu dá prosseguimento a sua carreira. No início do anime Uchika foi bastante criticada e detestada por quem assistiu já que ao abandonar Ayano a mãe a deixou em uma adolescência submersa pelos sentimentos de tristeza, solidão e desprezo e mesmo com talento natural para o esporte, lá pelo ensino médio a garota já havia desistido do Badminton.

UMA MÃE POUCO LOUVÁVEL.
Todos nós entendemos que animes são obras de ficção e que os personagens não necessariamente precisam seguir a ordem do mundo real no entanto Hanebabo possui um enredo puxado para o realismo e a justificativa da mãe tê-la abandonado seria para que Ayano crescesse como pessoa e se libertasse de certos traços negativos de sua personalidade tipo o ar de superioridade devido o talento ou o fato de ter sempre a mãe como porto seguro. Ok, mas há outras maneiras de você educar um filho levando-o a ter um bom caráter sem precisar abandoná-lo! Na verdade, o abandono pode se tornar o estopim de uma personalidade autodestrutiva! A justificativa do autor para que Uchika tivesse abandonado a filha tinha com um dos objetivos gerar empatia por Ayano porém, no mundo real, isso não dá muito certo! Pessoalmente acompanhei de perto uma amiga que foi abandonada pelos pais que tiveram um casamento curto e super conturbado. Minha amiga ficou sob os cuidados dos avôs mas nunca conseguiu superar a falta da mãe, anos depois com ela já adolescente houveram tentativas de aproximação e por mais que a lógica procure compreender os motivos do abandono o coração parece não concordar guardando mágoas por toda a vida que em momentos de estresse voltam a aparecer.
Voltando ao anime, não se abandona uma filha em uma fase como a adolescência na qual a formação de seu caráter precisa desesperadamente de referências adultas (da mãe principalmente) tanto para o que o adolescente deveria assimilar de seus pais quanto o que deveria evitar já que ninguém é perfeito! Sabemos que o contrário também é verdadeiro, pais que superprotegem seus filhos criam adultos imaturos e super dependentes no entanto a atitude de Uchika, bem ao estilo educacional japonês, foi extrema e não há muito como defendê-la. Pelo que acompanhamos em Hanebado parece que até a comunicação a distância entre ela e Ayano era super rara. 

AYANO HANESAKI, UMA PROTAGONISTA SUPER CONTROVERSA.
Até este momento de Hanebado, Ayano havia conquistado muitos fãs que simpatizaram com sua dor. Ela teria desistido do esporte se não fosse a sua amiga Elena (dublada por Konomi Kohara) a ter praticamente empurrado para o clube de badminton do colégio que contaria com um novo tutor chamado Kentarou (dublado por Okamoto Nobuhiko), um ex-atleta olímpico e outros personagens incluindo Nagisa (dublada por Miyuri Shimabukuro), uma jovem super esforçada, dotada de um corpo bastante forte para o badminton mas que não possuía muita técnica e que anos atrás havia perdido de zero para a protagonista em um campeonato do fundamental. Ayano, apesar de está no clube, continua distante fruto da amargura e solidão que sentia no entanto a gota d'água veio quando a personagem Connie (dublada por Mariya Ise) foi apresentada ao anime. Uchika além de tê-la abandonado adotou Connie como se fosse sua filha e a treinou com basicamente tudo o que sabia do esporte e a garota chegou ao Japão chamando Ayano de irmã mais velha e a desafiando para ver quem seria a melhor! 
Era o fim da picada! Todo aquele sentimento de tristeza e solidão se converteu em ironia, sarcasmo e revolta. Ayano passou a treinar duro apenas para humilhar suas adversárias e ainda por cima começou a provocar verbalmente todos a sua volta alegando que sua mãe a havia abandonado no passado agora era a vez dela dá o troco e também abandonar a mãe que de repente, como se nada tivesse acontecendo, chega ao Japão com um ar de proximidade quase que ignorando todo o tempo que passou longe. A partir desse ponto Ayano sofreu duras críticas nos comentários dos fãs pelo comportamento maldoso e, óbvio, não dá para apoiar alguém que procura descontar seu sofrimento em cima de quem não tem nada haver porém o que não deu para ignorar, eu em particular, é que as críticas mais pesadas contra a protagonista vinham de adolescentes na mesma idade que ela, muitos desses adolescentes se tivessem passado pela mesma situação teriam feito ainda pior! Acreditem! Eu acompanhei de perto alguém que foi abandonada e independente da maturidade que se tem ou que se finge ter, a mágoa por ser deixada e por todos os momentos em que foi preciso "se virar sozinha" são muito intensas e geram sequelas na personalidade!

A QUALIDADE DE ANIMAÇÃO ABSURDA DE HANEBADO!
Hanebado foi simplesmente um primor em animação. A série foi encabeçada por dois profissionais que amam o Badminton, eles saíram dos antigos estúdios em que estavam empregados e vieram para a LidenFilms exclusivamente trabalhar no anime. Eles arranjaram uma ótima equipe de animadores e chegaram a filmar profissionais do esporte atuando em várias partidas, trouxeram todo esse material de referência para dentro do estúdio e o resultado final foram cenas de animação de encher os olhos, algumas delas como não se via a muito tempo. Tudo isso acompanhado da direção que aproveitou para criar o nível certo de tensão e adrenalina digna de finais de campeonatos mundiais. Evidente que essa qualidade toda não foi presente em todos os 13 episódios do anime sendo implementada principalmente nas partidas de Badminton, que não foram poucas. A qualidade deu uma caída em alguns momentos e um dos motivos foi a pressa já que o estúdio de fotografia da LindenFilms, situado na cidade de Sapporo, foi vítima do terremoto que atingiu a ilha de Hokkaido deixando o estúdio sem eletricidade, atingindo familiares dos profissionais e os obrigando a atrasar os três últimos episódios em uma semana.
Mesmo com todo primor técnico é bom destacar que o design de personagens não é tão detalhado, as mechas dos cabelos algumas vezes foram definidas apenas pela iluminação e não por linhas. Hanebado possui algumas belas coadjuvantes entre elas Nozomi Ishikawa (dublada por Arisa Sakuraba) uma das personagens mais bonitas de 2018 que os produtores fizeram questão de deixar um episódio só para caprichar em closes sobre a garota na partida que teve contra Nagisa. Por falar nela, apesar de seu porte físico e cabelos curtos Nagisa possui lá seu charme e foi o contrapeso de toda a história, a garota tem muita força física e agilidade porém não tanto talento quanto desejava precisando treinar duro para alcançar um nível competitivo o que gerou sobrecarga sobre seu joelho direito. Ela foi uma personagem super importante na história ajudando, mesmo que de forma indireta, Ayano a lidar com toda a carga de emoções negativas que estavam sobre ela. O anime possui momentos cômicos e coadjuvantes que ajudaram a preencher o roteiro como a super carismática Riko Izumi (dublada por Yuuna Mimura). Hanebado está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (veja "Links Relacionados" mais abaixo).

Se curtiu, compartilhe!


Valeu e até a próxima.

* 11º Episódio de Hanebado! será adiado devido o terremoto em Hokkaido. (Giganalise News)

* Hanebado! Site oficial libera finalmente datas dos três episódios finais! (Giganalise News)

* Assistir Hanebado!



Abertura de Hanebado! linkada diretamente do Youtube de acordo com serviços de API e poĺíticas de compartilhamento.


Leia também:
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/amanchu.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/gamers-muitas-risadas-e-confusoes-numa.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/04/hakumei-to-mikochi-vida-35-polegadas-de.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/03/koi-wa-ameagari-no-you-ni-um-romance.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/love-live-sunshine-musica-para-salvar-o.html