Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Lupin III, Review Final. Uma série icônica com mais de meio século de existência.



Continuamos em nossa maratona realizando os reviews finais dos principais animes que surgiram nesta temporada de Verão\2018 que se encerra no final de Setembro. Já temos publicadas as análises de Sunoharasou no Kanrinin-San, Jashin-Chan Dropkick e Steins;Gate Zero os interessantes podem conferir posteriormente pelos links acima. Hoje é dia de falarmos sobre Lupin III: Parte V. Como essa é a primeira vez que produzimos um review da série vamos fazer uma viagem rápida ao passado e origens de Lupin que muitos desconhecem mas que já existe há 51 anos. Se ficou interessado nos acompanhe!

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não estejam interessados em dados tipo: Nome do autor ou adaptações anteriores do estúdio, basta saltar para o parágrafo seguinte. Lupin III (ou Rupan Sansei, como é pronunciado em japonês) é originalmente um mangá escrito e ilustrado pelo autor Monkey Punch sendo sua obra prima e um dos títulos mais bem sucedidos e antigos da história da animação japonesa. A franquia que fez 51 anos surgiu pela primeira vez na revista Weekly Manga Action de 1967 e de lá para cá conquistou o mundo recebendo agora em 2018 sua 5ª parte que na verdade já é a sétima adaptação em anime, desta vez ambientada na França e produzida pelo estúdio Telecom Animation Film (o mesmo de Orange). Claramente inspirado na cultura ocidental mas com toque nipônico Lupin III (ou Lupin The Third) já deu as caras em live-actions, OVAs, musicais, Cds e vários games contando a história do hilário e habilidoso ladrão boêmio sempre fugindo da polícia e no encalço de belas mulheres.
Para que você se situe melhor sobre o tamanho do legado dessa obra a primeira adaptação de Lupin III em anime foi ao ar em 1971 em um total de 23 episódios certamente raros de se encontrar hoje em dia; a segunda adaptação intitulada Lupin III - Part 2 foi exibida em 1977 pela NTV do Japão em um total de 155 episódios; o terceiro anime chamado de Lupin VIII na verdade é um spin-off da série exibido em 1982 contando a história dos descendentes de Lupin e seus amigos mas essa série nunca foi concluída; a quarta adaptação (que na verdade é a parte 3) foi ao ar pela YTV em 1984 em um total de 50 episódios; depois tivemos Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine com foco na bela e sensual Fujiko que veio ao ar apenas em 2012 em um total de 13 episódios; tivemos também Lupin III - Parte 4 em 2015 comemorando 50 anos da franquia, esta adaptação que o fez conhecido por muita gente aqui no Brasil e finalmente Lupin III - Parte 5  que estamos analisando e que foi adaptada em 24 episódios sendo exibida nas temporadas de Primavera e Verão\2018 recebendo nota 7.97\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essas notas e valores são dinâmicos e variam um pouco com novos votos computados).
Saindo da Itália, país onde Lupin (dublado por Kanishi Kurita) e sua gangue atuou na parte IV, ele agora mudou-se para a França e continua tentando hora roubar tesouros valiosos, hora roubar o coração da Fujiko. Novas figuras e elementos muito bem vindos foram acrescentados a série como a personagem Ami Enan (dublada por Minari Inori) uma hacker adolescente conhecida mundialmente como Underworld que Lupin meio que resgatou de um esconderijo e passou a atuar como seu protetor. Apesar de ser uma série super antiga Lupin III fez atualizações no enredo procurando agradar um novo público mas mantendo as raízes visuais e narrativas, o anime traz em seu script mensagens sobre problemas sérios da atualidade tipo a invasão de privacidade pela tecnologia e algoritmos utilizados em redes sociais que deram trabalho para que ele e sua gangue pudessem se esconder da polícia. Outros assuntos polêmicos tipo golpes de estado em países de democracia frágil incentivados por nações poderosas tipo os Estados Unidos também foram abordados nesta continuação da série, Lupin agora usa uma espécie de óculos capaz de ajudá-lo a descobrir saídas e se disfarçar.
O protagonista não atua sozinho, ele possui dois comparsas\amigos: Jigen (dublado por Kiyoshi Kobayashi) é um pistoleiro super habilidoso, um fato curioso é que além de não curtir esforços desnecessários ele anda sempre com seu icônico chapéu fazendo com que ninguém consiga vê seus olhos já Goemon (dublado por Daisuke Manikawa) é um hábil samurai de poucas palavras e nenhum traquejo em lidar com tecnologia moderna. O trio vez por outra é ajudado (ou prejudicado) por Fujiko Mine (dublada por  Miyuki Sawashiro) uma mulher super sensual mas que inspira muito pouca confiança, volta e meia ela parece se dá bem com Lupin mas eles quase nunca falam a mesma língua.
Lupin III é uma série diferente com design de personagens retrô lembrando as suas origens e possui uma comédia divertida mas seu enredo é segmentado em várias pequenas histórias dentro de um contexto maior, algo comum nos anos 80. A animação é de boa qualidade porém o enredo sempre recebeu críticas já que o mangá é bem mais sério e sombrio do que os animes. O protagonista é um boêmio e famoso ladrão, mulherengo e audacioso apesar de ter um bom coração (algo que dificilmente seria possível no mundo real) Lupin vive fugindo da polícia, mais especificamente de seu pai Zenigata que faz de tudo para capturá-lo mas acaba sempre enganado. A série não é lá o tipo de história que agrada a todo mundo tendo uma pegada bem distinta e mesmo com o enredo interessante dessa vez Lupin III não se saiu muito bem tendo uma audiência modesta porém, pessoalmente eu recomendo pela diversão, legado, personagens icônicos e algumas belas garotas que deram as caras em seus dois últimos animes.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.

Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com serviços de API e políticas de compartilhamento.



Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com.br/2018/02/fullmetal-alchemist-brotherhood-um-dos.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/black-clover-acao-magia-e-um.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/boku-no-hero-academia-o-fenomeno-de.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/mob-psycho-100-dos-mesmos-criadores-de.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/10/one-punch-man-o-super-heroi-mais-careca.html