Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Mahou Shoujo Madoka★Magica. O anime de sucesso que estilhaçou clichês e surpreendeu os fãs do estilo "garotas mágicas" (Giganálise Especial)

Mahou Shoujo Madoka★Magica é um daqueles animes que vieram para mudar paradigmas! 

Produzida pelo estúdio Shaft a adaptação simplesmente quebrou vários dos clichês do estilo Mahou Shoujo (Garotas Mágicas) e surpreendeu os fãs trazendo um visual simpático, cativante e puxado para o infantil contrastando com um enredo mais dramático somado a uma pitada de tragédia e fantasia sombria. 

Desde que Sailor Moon popularizou o estilo mahou shoujo em 1992 vários outros animes seguindo a mesma linha vieram tipo: Pretty Cure, Guerreiras Mágicas de Reyearth, Demashita! Powerpuff Girls Z e Sakura Cardcaptor

Esses animes geralmente seguem a mesma receita: Garotas são escolhidas para serem mahou shoujos com poderes especiais visando proteger a humanidade sendo apoiadas por alguma espécie de mascote mágico. As histórias geral são alegres e divertidas com batalhas leves e foco em garotas na adolescência, este que é seu principal público-alvo. 

Porém, Madoka rompeu com vários desses clichês! Aqui as personagens morrem, os mascotes podem ser dissimulados e insensíveis, a protagonista reluta em assumir o seu papel até os últimos momentos e o drama tem uma pegada mais fatídica.


Este parágrafo é dedicado as pessoas e estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Mahou Shoujo Madoka★Magica é um anime original, sucesso de críticas, idealizado pelo estúdio Shaft (o mesmo de Nisekoi e da série Monogatari). Em um total de 12 episódios o anime veio ao ar na temporada de Inverno\2011 (entre Janeiro e Março) com direção geral Akiyuki Shinbo. A série teve excelente recepção alcançando nota 8.41\10 no Myanimelist com mais de 810.000 membros em seu perfil e incríveis 476.000 usuários votantes figurando até hoje na 59ª posição entre os mais populares do website (Essas notas e valores são dinâmicos e variam um pouco com novos votos computados).

O Início do Enredo (Spoilers Evitados)
Kaname Madoka (dublada por Aoi Yuuki) é uma adolescente meiga e gentil cursando o início do ensino médio sendo filha de um dono de casa e uma executiva. Embora a época em que o anime acontece não seja algo a merecer muita atenção pois o foco é a história em si, o enredo se desenrola em um futuro não tão distante do nosso em que a tecnologia está cada vez mais arraigada na sociedade. É comum vermos propagandas holográficas espalhadas pelos cenários ou realidade virtual aplicada ao dia a dia tipo os botões dos elevadores. As escolas possuem classes com paredes transparentes e cadeiras de design futurista. Madoka tem como melhor amiga Miki Sayaka (dublada por Eri Kitamura) uma adolescente de personalidade ativa, alegre porém temperamental. Numa noite a protagonista tem um sonho com uma garota misteriosa e no dia seguinte Akemi Homura (dublada por Chiwa Saito) se transfere para sua sala, em um passeio ao shopping Madoka escuta a voz de Kyuubey (dublado por Emiri Katou) um bichinho de estimação mágico que clama por socorro em seus pensamentos. Ao procurá-lo a garota descobre que Kyuubey estava sendo perseguido por Homura que desejava matá-lo. Madoka e Sayaka são salvas por Mami Tomoe (dublada por Kaori Mizuhashi) que se revela uma garota mágica e as faz entender que ao fazer um contrato com Kyuubey qualquer garota poderia se tornar uma mahou shoujo e adquirir poderes incríveis para lutar contra as bruxas que são criaturas bizarras que habitam uma outra realidade mas que podem interferir em pensamentos e sentimentos das pessoas as levando a suicídios e assassinatos. Desse ponto em diante, entre batalhas contra bruxas e mistérios, se desenrola uma história cheia de surpresas em que nem tudo é o que parece.

Embora o anime tivesse uma atmosfera misteriosa reforçada pela trilha sonora, parecia ser apenas mais um mahou shoujo padrão até por volta do segundo ou terceiro episódio quando Mami se descuida sendo morta brutalmente por uma das bruxas que estava enfrentando. Esse foi um dos muitos clichês que Madoka destruiu trazendo cenas trágicas para um tipo de história de culturalmente na indústria sempre foi alegre! Kyuubey deseja a todo custo fazer um contrato com Madoka e Sayaka as convertendo em mahou shoujos para que assim elas pudessem defender a cidade no lugar de Mami porém, ele parece esconder segredos que são do conhecimento de Homura que não deseja que seus planos se realizem.

Kyuubey, um Mascote Mágico Fora dos Padrões.

Animes mahou shoujos geralmente possuem bichinhos de estimação mágicos carismáticos que ajudam as protagonistas, seja a gata Luna que ajudava a Sailor Moon ou o Kero-Chan que sempre está próximo a Sakura em Cardcaptor o fato é que esses personagens são bonzinhos e dispostos a ajudar as garotas mesmo que alguns sejam comilões ou rabugentos porém, Kyuubey rompe com esses clichês! Mesmo as apoiando e lhes apresentando informações valiosas o fato é que ele é dissimulado e esconde vários segredos para Madoka e as demais! Segredos esses que não revelo aqui por ser spoilers mas que certamente fariam as garotas desistirem de se tornar mahou shoujos se descobrissem! Por alegar ser um espécime vindo de um lugar diferente do universo Kyuubey afirma não compreender as emoções humanas e por isso não sofre pela morte das garotas nem sente remorso de não ter revelado a elas algumas informações essenciais.

Kaname Madoka e as Demais Protagonistas.
Visualmente, Madoka foi desenhada com a intenção de ficar gravada na mente dos fãs por longos anos! Sua personalidade amorosa e gentil somada ao cabelos rosados amarrados em dois coques laterais e as vestimentas a tornaram icônica e lembrada até hoje quando se fala em séries desse tipo. No entanto, a personagem foi motivo de críticas já que sua passividade em ajudar as demais se arrastou até os últimos momentos do anime quando ela realmente fez sua parte concluindo uma história emocionante com uma mensagem espiritual e eterna. Madoka não foi a única a ter importância dentro do enredo: Homura representou o maior mistério de toda a série levantando perguntas a respeito de sua personalidade ojou-sama distante e como ela sabia tanta coisa sobre Kyuubey. Tomoe, embora tenha participado apenas do início do anime, protagonizou uma das cenas de animação fluida cuja criatividade surpreendeu a audiência, já Sayaka sacrificou a própria vida para renovar os sonhos de alguém que ela tanto amava. Quem curte tsunderes estressadas vai se amarrar na personagem Kyoko Sakura (dublada por Ai Nonaka) uma mahou shoujo de início rival com um passado trágico que aos poucos foi se envolvendo na história se tornando aliada e protagonizando uma das lutas mais bem trabalhadas tecnicamente pelo estúdio.

As Similaridades entre Madoka, Nisekoi e a série Monogatari.
O estúdio Shaft apesar de não trabalhar muito no mercado é conhecido pela qualidade e por seu modo distinto de dirigir seus animes. Com vários closes e cenas em slow motion o estúdio cria uma atmosfera diferente nos dando a sensação de que estamos acompanhando a história como se fosse um sonho ou conto de fadas gerando um efeito contemplativo. Ele usou grandemente esse tipo de tomada de cena em animes da série Monogatari e também em Nisekoi, essa característica foi implementada em Madoka refoçando a aura misteriosa e subliminar. Vários closes sobre o rosto das personagens nos fazem entender, não com palavras, o que elas estavam pensando e sentindo naquele momento.

Qualidade Técnica e Artística de Madoka.
Mesmo hoje, 7 anos depois, o visual e a animação de Mahou Shoujo Madoka★Magica ainda é de qualidade principalmente em algumas cenas de luta como o confronto entre Sayaka e Kyouko interrompido por Homura. O anime possui um design de personagens bonito e puxado para o infantil com uniformes escolares e traços das protagonistas que atraíam demais o público, os cenários dão uma sensação de amplitude com destaque para o momento em que as garotas precisam lutar contra as bruxas, elas entram em uma outra realidade que mais parece uma pintura surrealista bizarra, um quadro de Pablo Picasso em um dia de mau-humor ou um país das maravilhas ao contrário! Quanto a animação ainda faltava um pouco de precisão no fluir das linhas dos personagens em movimentos mais lentos porém, no geral ela é muito boa com algumas cenas de ação fluidas e super bem detalhadas. O enredo foi o grande trunfo da série, bem maduro e arquitetado para um estilo de anime com foco em um público mais jovem, o que rendeu a Madoka um lugar especial dentro do mundo dos animes, com fãs até hoje.

Madoka Continuou após o Anime e Lucrou Milhões.
Madoka foi recapitulado em dois filmes lançados em Outubro de 2012 com o título Mahou Shoujo Madoka★Magica: Hajimari no Monogatari e Mahou Shoujo Madoka★Magica: Eien no Monogatari. Já em 2013 saiu o terceiro filme, esse sim com uma história original continuando do final dos acontecimentos do anime tendo o título de Mahou Shoujo Madoka★Magica: Hangyaku no Monogatari. Neste ponto a série já estava meio que consagrada e mostrava todo o seu poder, esse terceiro filme arrecadou nada menos que 2,25 bilhões de ienes o que equivale a pouco mais de R$ 82 milhões de reais na cotação de hoje e ganhou o prêmio Animation Kobe Awards.  A série recebeu também alguns jogos, o primeiro lançado para Playstation Portátil em 2012 e o último com o título Magia Record: Mahou Shoujo Madoka ★Magica Gaiden lançado em 2017 para smartphones. Devido o tremendo sucesso desse game, que na verdade é um spin-off, um nova adaptação para anime inspirada nele está em produção com exibição programada para algum momento de 2019. Para quem está se perguntando o que se deve assistir sem perder tempo recomendamos o anime de 2011, o filme de 2013 que é sua continuação e a nova série que sai provavelmente no ano que vem. Mais informações em "Links Relacionados", abaixo.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:

* Game spin-off de Madoka Magica receberá anime em 2019. (Giganalise News)



Observação importante: O vídeo abaixo corresponde a abertura de Mahou Shoujo Madoka★Magica. Como procuramos seguir as políticas de compartilhamento do Youtube este vídeo estará disponível enquanto o mesmo não o considerar violação de direitos autorais. A abertura foi postada em canal estrangeiro, não de nossa autoria, não sofrendo strike pelo menos até o momento dessa publicação. Caso estejam lendo este review no futuro e não possam assisti-la. Por favor, levem isso em consideração. Muito agradecido.


* Abertura de Mahou Shoujo Madoka★Magica linkada diretamente do Youtube de acordo com serviços de API e políticas de compartilhamento.