Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Tenrou: Sirius the Jaeger, review final. Um anime de ação e terror com ótima qualidade visual e momentos fluidos de combate.



Clique aqui para conferir o mural com todos os reviews da temporada de Verão\2018 feitos pelo Giganalise.

Produzido pelo ótimo estúdio P.A.Works, Tenrou: Sirius the Jaeger foi apresentado no início da temporada como "a história de vampiros nunca antes contada!" O anime trouxe boa qualidade visual e um design de personagens bacana protagonizando algumas das cenas de ação mais bem coreografadas do ano porém cometendo algumas falhas apresentando um enredo um pouco clichê e não explorando tão bem alguns personagens coadjuvantes. Fatores esses que arranharam mas não destruíram a receptividade geral do anime, inclusive aqui no Brasil. Neste review, com o máximo de spoilers evitados, vamos comentar brevemente sobre seu script, elenco de personagens e qualidade visual. Este será um ótimo texto de partida para aqueles que ainda não o assistiram e um fechamento para quem acompanhou a série.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Tenrou: Sirius the Jaeger é um anime original (sem mangá) idealizado e produzido pelo estúdio P.A.Works (o mesmo de Nagi no Asukara, Charlote e Angel Beats!), em um total de 12 episódios Sirius foi ao ar na temporada de Verão\2018 (julho, agosto e setembro) tendo boa receptividade alcançando nota 7.48\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essa nota é dinâmica e varia um pouco com novos votos computados).

O PADRÃO DE QUALIDADE DA P.A.WORKS E O INÍCIO DO ENREDO (SPOILERS EVITADOS)
Quando a P.A.Works está envolvida em algum projeto de animação as expectativas são altas! O estúdio é considerado um dos 20 melhores do Japão atualmente e preza por qualidade acima de quantidade não sendo tão atuante quanto outras empresas tipo a A-1 Pictures ou J.C.Staff no entanto, quando a P.A.Works entrega algum projeto geralmente é de boa qualidade. Quem assistiu Nagi no Asukara jamais esqueceu o trabalho dramático que o anime possuía e a ótima qualidade visual. Sendo assim, quando esse estúdio afirmou que estava trabalhando em um anime sobre vampiros, o hype estava formado. Tenrou: Sirius the Jeager é uma história de vingança, terror e revelações, a série é protagonizada por Yuliy (dublado por Yuuto Uemura) um lobisomen que teve sua vila arrasada por vampiros na infância e procurando vingar a morte de parentes e amigos se tornou um jaeger (caçador) formando uma equipe junto ao professor Willard (seu mentor, dublado por Kennyuu Horiuchi) e um grupo de humanos habilidosos.
O enredo é clichê o que não é um grande problema se for bem trabalhado. A série conta com algumas cenas de ação fluidas e que impressionam além de possuir um elenco de personagem decente incluindo a jovem Ryoko Naoe (dublada por Rie Takahashi) e a lindíssima Dorothea (dublada por Nanako Mori), uma sniper inglesa bonitona e vestida a caráter. Falando nisso a história tem uma ambientação de época se passando por volta do ano 1930 apresentando uma Tokyo em desenvolvimento e mudanças sociais bem visíveis com vestimentas ocidentais e veículos clássicos transitando pelas avenidas, muito bacana. A trilha sonora tem uma pegada tensa durante as lutas sendo feita especificamente para o anime.
O problema é que o script não explorou tanto assim esses personagens e alguns vilões também tipo a vampira Agatha (dublada por Sayaka Ohara) que tinha grande potencial para fazer rivalidade durante toda a série mas que foi descartada logo nos primeiros episódios. A falta de vilãs femininas marcantes foi compensada por duas vampiras adolescentes gêmeas que brincam enquanto caçam suas vítimas. Yuliy e os demais enfrentam uma perigosa facção de vampiros que se mudou da Inglaterra para o Japão procurando a caixa de sirius, um importante artefato do clã dos lobisomens capaz de conceder incríveis poderes além de possivelmente curar os vampiros de uma séria doença que os dizimava pouco a pouco. Yuliy enfrentará um grande dilema já que seu irmão mais velho Mikhail (dublado por Takahiro Sakurai) o salvou quando criança no entanto foi convertido em um vampiro contra a vontade.
Tenrou: Sirius the Jaeger tem uma ótima qualidade visual e de animação com direito a algumas cenas fluidas de ação muito bem coreografadas. O design de personagens é bacana e o anime tem um enredo bem escrito e progressivo puxado para o drama com destaque aos diálogos, lembrando um pouco adaptações de light novels. A série apresenta personagens decentes mas a previsibilidade do script pisa um pouco na bola contrastando fortemente com  aquela ideia de "história de vampiros nunca antes contada". Embora seja um anime de terror e ação poderia ter se dado melhor se explorasse com mais profundidade o lado constrangido e romântico da personagem Ryoko e permitido que coadjuvantes tipo a Dorothea e a Agatha tivessem mais espaço durante a série. O anime foi dirigido por Masahiro Ando (diretor de Hanasaku Iroha), com texto de Keigo Koyanagi (que escreveu para alguns episódios de Sakurasou no Pet na Kanojo e Made in Abyss) e música de Masaru Yokoyama (ele compôs para Fate\Apocrypha, Freezing e Demi-chan wa Kataritai).

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.




Links Relacionados:

* Tenrou: Sirius the Jaeger. Primeiras impressões: A história de vampiros nunca antes contada chegou com ótima qualidade visual entregue pela P.A.Works nessa temporada de Verão\2018. 

* Tenrou: Sirius the Jaeger. Produzido pela P.A.Works o anime tem trazido cenas de ação surpreendentes. (Giganalise Comentário)



Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também: 

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/02/fullmetal-alchemist-brotherhood-um-dos.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/12/fateapocrypha-agora-sao-14.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/sakurako-san-no-ashimoto-ni-wa-shitai.html
https://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/boku-dake-ga-inai-machi-erased-uma-nova.html
https://giganalise.blogspot.com.br/search/label/Giganalise%20Especial