Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Yama no Susume, review final. Amizade, natureza e aventura com garotas apaixonadas por trilhas nas montanhas.



Este review tem spoilers evitados, quando possível.
Nos acompanhem nas redes sociais.

A história de Yama no Susume começou há 7 anos quando o primeiro volume do mangá foi publicado. A série já recebeu três adaptações para anime e sofreu um hiato das telas por 4 anos devido a falta de material original mas, finalmente retornou nessa temporada de Verão\2018 trazendo novamente as aventuras de Aoi, Hinata e suas amigas que estão mais crescidas mas continuam em escaladas pelas montanhas e muito contato com a natureza! Yama no Susume foi meio que um precursor de enredos focados em garotas no final do ensino fundamental que gostam de praticar esportes ou têm algum hobbie em comum, um estilo que ganhou bastante visibilidade recentemente com Yuru Camp (clique aqui para lê).

Como esse é o primeiro review que fazemos de Yama no Susume vamos comentar brevemente sobre suas origens, adaptações anteriores, enredo, elenco, qualidade técnica e o pequeno legado que o mangá criou já que obras posteriores beberam de fontes semelhantes. Vamos nessa!



UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE YAMA NO SUSUME
A história de Yama no Susume (tradução, As Garotas da Montanha ou As Garotas Escaladoras) começou em 2011 quando o autor Shiro lançou o mangá pela revista Comic Earth Star já contando com 15 volumes, o último publicado em março de 2018. Na época, animes com garotinhas praticando esportes ou atividades ao ar livre ainda eram uma aposta relativamente nova embora já houvessem bons representantes em uma linha de enredo um pouco diferente, por exemplo, Lucky Star. No entanto, o estúdio 8bit aceitou o projeto e lançou a primeira temporada de Yama no Susume no inverno de 2013 como um anime de episódios de curta duração, foram 12 episódios de 3 minutos cada. Na época, a série recebeu nota 6.83\10 no Myanimelist o que na verdade era algo expressivo considerando o pouco interesse do público por animes curtos. No ano seguinte, verão de 2014, saiu a segunda temporada sendo esta bem mais promissora, foram 24 episódios de 13 minutos de duração cada um, o carisma das personagens fez Yama no Susume 2 receber nota 7.55\10 no Myanimelist porém a série sofria com a falta de material original para uma continuação, os 7 ou 8 volumes lançados já haviam sido completamente adaptados! O timing passou e muita gente acreditava que a obra não teria continuação nas telas porém no Verão de 2018 Yama no Susume 3 veio ao ar em um total de 13 episódios de 15 minutos de duração alcançando também nota 7.55\10 no Myanimelist confirmando o interesse ainda vivo dos fãs pela série (essas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados).

ENREDO E QUALIDADE VISUAL
Em Yama no Susume 3 as amigas Aoi (dublada por Yuki Iguchi) e Hinata (dublada por Kana Asumi) em companhia de Aoba (dublada por Yui Ogura) e Kaede (dublada por Yoko Hikasa) estão mais uma vez planejando escalar algumas montanhas durante o período de férias. Aoi embora adore escaladas tem um porte físico mais frágil já Hinata é alegre, ativa no entanto se esquenta ou se magoa mais facilmente. Aoba é a mais nova e encantada da turma já Kaede atua como uma irmã mais velha no grupo. Aoi e Hinata são amigas quase inseparáveis mas as vezes elas se desentendem produzindo alguns momentos super engraçados, juntas elas querem vivenciar novas aventuras e inclusive decidem ir a uma loja especializada para comprar botas de escalada que embora mais firmes e pesadas grudam bem no solo. Esse é um dos trechos do anime onde aprendemos um pouco mais sobre a pratica desse hobbie querido pelos japoneses e que possui serviços dedicados a manter as trilhas pelas montanhas acessíveis e sinalizadas. Mas, voltando ao enredo, em alguns momentos elas não conseguem mais ir juntas pois os compromissos de uma ou a falta de tempo da outra não permitem e isso foi criando um sentimento negativo em Hinata que começou a se sentir um pouco deixada de lado. Grandes amigas sempre se entendem e Aoi logo percebe que Hinata não vai muito bem tendo inclusive que ajudá-la pois, teimosia, a garota se esforçou demais e machucou o joelho. 
O clima de amizade, companheirismo e aventura é marcante durante a série com uma receita simples e eficaz, um grupo de garotas entre 12 e 15 anos que adoram caminhadas ao ar livre de preferência escalando os principais morros e pontos turísticos do Japão. A primeira temporada (2013) mostrava a protagonista Aoi como uma garota tímida que praticamente havia abandonado as escaladas porém ela reencontra sua amiga de infância Hinata que reacende o seu espírito aventureiro! A partir de então elas encontram novas personagens e conhecem lugares inéditos em um ritmo de enredo com direito àquela vista maravilhosa como recompensa ao chegar no ponto mais alto da montanha. Yama no Susume 3 tem uma atmosfera alegre, inocente e super relaxante com um pouquinho de drama, essa terceira adaptação trouxe uma bonita ambientação com cenários fotorrealistas, uma paleta de cores muito viva e agradável, uma animação de boa qualidade com alguns momentos bem detalhados nos movimentos mínimos e um design de personagens bonito e puxado para o infantil no entanto, existe uma certa simplicidade nas mechas dos cabelos com linhas que parecem distorcer um pouco.
A primeira e terceira temporadas de Yama no Susume estão disponíveis pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (links abaixo).

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:

* Yama no Susume 3. Primeiras impressões, lolitas bonitinhas escalando montanhas na temporada de Verão\2018 

* Assistir Yama no Susume 1ª e 3ª Temporadas
 




Abertura de Yama no Susume 3 linkada diretamente do Youtube de acordo com serviços de API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/03/yuru-camp-vamos-acampar.html
http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/gabriel-dropout-uma-anja-viciada-em.html