Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

SSSS.GRIDMAN. Anime inspirado em série famosa e produzido por um dos estúdios mais bacanas do Japão. (Giganalise Comentário)



SSSS.Gridman está em exibição nesta temporada de Outono\2018 encontrando-se atualmente em seu 4º episódio de um total de 12 previstos. O anime é produzido por um dos estúdios mais bacanas do Japão sendo inspirado em uma série de Tv dos anos 60 famosa mundialmente inclusive aqui no Brasil. Com uma qualidade visual excepcional e um enredo gostoso de assistir dividido em dois núcleos narrativos de interesse, o anime mistura momentos de ação com mecas, um bom romance estudantil, direção de qualidade, elenco de personagens carismático e uma dublagem simplesmente excepcional! Vamos comentar um pouco sobre essa série original, com o máximo de spoilers evitados.

Disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll mas apenas na dashboard norte-americana, SSSS.Gridman é adaptado pelo estúdio Trigger em parceria com a produtora Tsuburaya em comemoração aos mais de 40 anos da série Gridman Hyper Agent. Nunca ouviu falar? Aqui no Brasil ela ficou conhecida como Ultraman! Essa série live-action com mecas foi a segunda produção em cores a ser exibida nas Tvs japonesas lá nos anos 60 e se tornou um ícone da indústria do entretenimento, conhecida mundialmente.

Quem é o Estúdio Trigger?
Antes de falarmos a respeito do anime em si e do quanto ele se torna interessante após dois ou três episódios vamos comentar brevemente sobre o estúdio  de animação que o está produzindo. O estúdio Trigger é um de meus favoritos, quem já assistiu animes tipo Kill la Kill, Little Witch Academia, Darling in the FranXX e Kiznaiver sabe que todas essas adaptações possuem algo em comum visualmente: O design estilizado, a paleta de cores saturada com tons fortes e psicodélicos, o perfil delgado e artístico dos personagens, a animação fluida e orgânica além de, claro, enredos muito interessantes e fora da zona de conforto, são marcas registradas da Trigger! Essas características fazem do estúdio um dos melhores do Japão com fãs que reconhecem de cara qualquer uma de suas produções mais recentes.
A produtora Tsuburaya fechou o acordo com o estúdio para uma animação com enredo original altamente inspirada na série Ultraman (ou Gridman) talvez antes do mesmo está trabalhando em Darling in the FranXX em parceria com a CloverWorks (subdivisão da A-1 Pictures). Sendo assim, o estúdio Trigger desenvolveu um projeto em 12 episódios com o título SSSS.Gridman, apesar dos mais apressados terem julgado mal o anime devido um primeiro episódio não tão interessante assim, a série mostrou posteriormente ter um enredo dividido em duas áreas de interesse, a primeira envolvendo as batalhas entre Gridman (Ultraman) e os perigosos monstros gigantes que surgem pela cidade e a outra tendo haver com um romance estudantil e o dia a dia do protagonista e seus aliados contra uma vilã perversa mas de carisma bastante apelativo para quem curte yanderes psicopatas.

O Início do Enredo de SSSS.Gridman (spoilers evitados).
Se você está curioso sobre os 4 "ésses" iniciais eles significam Superhuman Samurai Syber Squad (tradução, Esquadrão Cibernético do Samurai Super humano). A história tem foco no personagem Yuuta (dublado por Yuuya Hirose) um adolescente que acorda sem memória na casa de Rikka (dublada por Yume Miyamoto), por falar nela, Rikka se tornou a garota perfeita para muitos fãs devido seu modo super adolescente e pela dublagem natural aplicada a personagem a tornando um símbolo sexual instantâneo nesta temporada com diversas ilustrações fan-mades internet afora.  Junto com sua mãe a garota administra uma loja que vende tranqueiras eletrônicas antigas, entre elas está um velho computador no qual Yuuta descobre ser capaz de comunicar-se com um ser cibernético chamado Gridman. A união entre o adolescente e esse ser cria um poderoso guerreiro capaz de lutar contra os Kaijus, monstros gigantes que devastam a cidade. O enredo é semelhante a série de Tv com a adição de coadjuvantes que dão suporte a Gridman (ou Ultraman) durante as lutas.
O anime recebeu o acréscimo da personagem Akane (dublada por Reina Ueda)  uma excelente vilã com personalidade yandere e traços de psicopatia. Apesar de super gentil e doce na escola ela na verdade está por trás de toda a destruição na cidade produzindo os monstros Kaijus. Akane odeia ser tocada e sempre que isso acontece ela cria algum monstro para assassinar a pessoa sendo no entanto impedida por Gridman. Quando não está em público Akane é fria, insensível ao sofrimento alheio e pode ser bem maldosa com seus subordinados os tratando com desprezo mas como ela é uma típica yandere, acreditem, a garota tem conquistado o público sendo enxergada como "a vilã perfeita" se comparando um pouco com Himiko Toga de Boku no Hero Academia.  
Tecnicamente falando SSSS.Gridman tem um enredo jovem, atual, cativante com direito a uma boa dose de romance estudantil já que algo rolava entre Yuuta e Rikka porém com a perda da memória do garoto ainda não sabemos exatamente qual a relação entre o protagonista e a jovem! A vilã chama a atenção e a qualidade visual é excelente com um design estilizado bem trabalhado e detalhado, cenários fotorrealistas, uma paleta de cores vívida e ótima animação. Alguns reclamaram que as lutas entre Gridman e os Kaijus parecem um tanto infantis mas o nível de detalhes em certas cenas é bem generoso com um 3D fluido e discreto que mal percebemos!
Outro destaque do anime é sua dublagem excepcional, tudo soa fluido com o acréscimo de sons ambientes principalmente dentro da escola. Os dubladores foram orientados a uma interpretação super natural dos personagens o resultado ficou muito bom lembrando a dublagem de Tsuki ga Kirei, por exemplo. Se você não curte o estilo meca tampouco é fã de Ultraman certamente não irá gostar muito mas, o estúdio Trigger criou um fundo de enredo com outros pontos interessantes entre eles um leve romance e uma interação bacana do elenco. O anime tem script de Keichi Hasegawa, ele que fez a composição de série do primeiro Shingeki no Bahamut; Direção de som de Toshiki Kameyama, bem experiente ele já trabalhou em Nisekoi e direção geral de Akira Amemiya, ele foi Key Animation em Toradora mas não dirigiu muitos projetos na carreira.

Se curtiu, compartilhe!

Valeu e até a próxima.




Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/kill-la-kill-frenetico-louco-e.html

https://giganalise.blogspot.com/2018/06/darling-in-franxx-producao-ambiciosa.html


https://giganalise.blogspot.com/2018/03/little-witch-academia-sucesso-de.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/suisei-no-gargantia-suspense-acao-e.html