Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Long Riders! Esse anime definitivamente vai te dá vontade de comprar uma bicicleta nova. (Giganalise Review)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram Giganaliseanime

Passear de bicicleta pode ser uma atividade bastante prazerosa além de fazer bem para a saúde. Algo que fica ainda melhor se acrescentarmos a companhia de amigos insubstituíveis, a visita há alguns dos lugares mais bonitos do país e de quebra aproveitar aquele sorvete gelado, fonte termal ou as comidas típicas de várias regiões diferentes. É exatamente disso que se trata Long Riders! Um shoujo esportivo que veio ao ar no final de 2016 mas muita gente sequer ouviu falar até que o anime foi acrescentado ao inventário do serviço de streaming Crunchyroll agora no finalzinho de 2018 podendo ser acessado pela pesquisa direta do website (link ao final)

Embora a série não seja perfeita já acrescento que Long Riders foi para mim uma das belas surpresas desse final de ano. O anime tem uma direção de fotografia de encher os olhos, um bonito design de personagens, cenários fotorrealistas, trilha sonora empolgante, uma qualidade de animação em alguns momentos excepcional, ótima comédia e... bom... bicicletas muito caras e ladeiras exaustivas a se enfrentar. A série é protagonizada por cinco garotas que resolvem formar um clube de ciclismo de longa distância e pedalar por alguns dos lugares mais bonitos do Japão. Se quer saber mais me acompanhe.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Long Riders (uma tradução seria "Corredores de Longas Distâncias") é originalmente um mangá em estilo shoujo esportivo e comédia escrito por um autor que curiosamente também responde pelo pseudônimo de "longriders" contando com ilustrações de Taishi Miyaki. O mangá atualmente tem 10 volumes publicadas e a adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Actas (o mesmo de Girls and Panzer). Em um total de 12 episódios Long Riders foi exibido na temporada de Outono\2016 (entre Outubro e Dezembro) recebendo nota 6.64\10 no Myanimelist uma média razoável porém dada a diversão proporcionada e a qualidade visual com vários pontos positivos uma avaliação em torno de 6.9\10 seria mais justa (Obs: A nota do Myanimelist é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados).
O anime é protagonizado por cinco garotas entre elas Ami Kurata (dublada por Nao Touyama) é a figura central. Ela é uma universitária de personalidade muito feliz porém bastante insegura que simplesmente se apaixonou pelo esporte do ciclismo sem saber por onde começar. Acompanhada de sua inseparável amiga Aoi (dublada por Hiromi Igarashi), também universitária que já pratica o esporte há algum tempo, ambas acabam encontrando duas veteranas a pequena, hilária e um pouco maldosa Hinako (dublada por Rumi Ookubo) e sua amiga Yayoi (dublada por Yurika Kurosawa). A quinta integrante do grupo é Saki Takamiya (dublada por Yoko Hikasa) essa personagem é mais independente e algumas vezes prefere pedalar sozinha embora quando surge a oportunidade junta-se ao grupo. Um pouco "despreocupada demais" Saki come por duas ou três pessoas e quase se acidentou feio em um descuido do passado sendo salva por um bocado de folhas secas juntadas em um canto do parque.
Long Riders possui uma das direções de fotografia mais bonitas que presenciei neste final de ano. Como o quinteto de garotas pedala longas distâncias por vários lugares do Japão temos a oportunidade de observar o oceano, bonitos campos, florestas, pontes e algumas ciclovias bem planejadas já que o país é conhecido pela educação e certamente tem boa infra-estrutura urbana, além das belas paisagens naturais. Os cenários possuem uma arte puxada para o fotorrealismo e tudo fica muito empolgante com a ótima trilha sonora tendo direito a vocal com assobio que o anime carrega feita sob medida para aquelas pedaladas morro acima ou descidas ladeira abaixo. O estúdio Actas utilizou bons efeitos de iluminação e computação gráfica em vários dos momentos de ciclismo, o resultado ficou ótimo com exceção dos longos cabelos soltos da personagem Aoi que não parecem tão naturais assim quando expostos ao vento mas, tudo bem! O design de personagens tem aquela aparência encorpada com linhas espessas definindo as sobrancelhas e uma qualidade da animação em alguns momentos excelente no entanto em um ou outro episódio ela "sofre uma simplificada" e perda de quadros por segundo distorcendo um pouco o traço, ainda bem que esses episódios são minoria durante a série.
Embora seja um shoujo esportivo a comédia tem presença forte e muito bem colocada na história. Ami sempre que chega em casa surta de alegria pela bicicleta nova que comprou ou por algum acessório que adquiriu e normalmente é surpreendida por sua irmã caçula Emi (dublada por Yui Watanabe) que começa a questionar se sua irmã está realmente bem das ideias. Além disso o ciclismo é um esporte caro, especialmente no Japão. Acessórios mais simples tipo um par de óculos para proteger os olhos em altas velocidades podem custar por volta de R$ 430,00 com algumas bicicletas profissionais ultrapassando fácil a marca dos R$ 20.000,00. Ami trabalha em meio período como garçonete e com a grana curta comprar qualquer coisa é motivo de desespero, choramingo e traumas devido o valor elevado dos objetos que são vendidos em uma loja chamada Alpaca Cycle cuja vendedora muito hilária conhecida apenas por Paca-san (dublada por Sayako Toujou) costuma atender com um boné de, lógico, Alpaca - animal de parentesco distante com a Lhama sul-americana. Alias você aprende muita coisa sobre ciclismo em Long Riders desde uma simples troca de pneu até detalhes específicos sobre o funcionamento de bicicletas de alto desempenho.
Ami e sua evolução ao longo de vários passeios com suas amigas são os focos do anime, apesar de está no ensino superior a garota mais parece uma criança com todos os comportamentos típicos, ela é hiperativa, se alegra fácil com qualquer coisa que envolve bicicletas e chega quase a chorar sempre que encontra alguma ladeira mais íngreme a subir o que Hinako faz questão de colocar no trajeto da turma procurando fortalecer a musculatura da garota. Esse é outro aspecto divertido pois a alegre universitária não tem um bom condicionamento físico e momentos de exaustão com câimbras são coisas comuns. A personagem não poderia ser mais divertida porém (tem sempre um porém) esse lado infantil pode em alguns momentos ser usado de forma exagerada o que deixa a garota manhosa demais e um pouco irritante mas, tranquilo, nada que comprometa a diversão da série.
Long Riders é divertido é visualmente bonito com uma excelente direção de fotografia e carismático elenco de personagens, super indicado para quem curte shoujos esportivos. O anime está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe!

Confiram outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:



Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: