Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Xuan Yuan Sword Luminary, review final. Baseado em um RPG de sucesso o anime trouxe um drama mais maduro e bem construído do que muitos imaginavam.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Nossa maratona com os reviews de final de ano não pára. Já temos publicadas as análises de Zombieland Saga, SSSS.Gridman, Uchi na Maid ga Uzasugiru e Tonari no Kyuuketsuki-San, animes que se encerram agora no mês de Dezembro. Os interessados podem conferir posteriormente pelos links acima.

Xuan Yuan Sword Luminary também conhecido como Ken en Ken: Aoki Kagayaki está chegando ao fim, o anime estreou nesta temporada de Outono\2018 sendo mais um a fechar as contas agora no mês de Dezembro. Um tanto subestimada e pouco valorizada a série tem origens em um game RPG Taiwanês e surpreendeu aqueles que resolveram acompanha-la apresentando um drama consistente e uma trama interessante além de uma qualidade visual "ok", com alguns momentos que saltaram aos olhos. Neste review, com o mínimo de spoilers, vamos comentar brevemente sobre suas origens, enredo, personagens e os motivos da surpresa positiva quanto ao desenvolvimento de sua história. Como há muita coisa a ser resumida esta postagem será um pouco longa, agradeço desde já a compreensão.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Xuan Yuan Sword Luminary é originalmente um game RPG exclusivo para PC desenvolvido pelo estúdio Domo situado na ilha de Taiwan, ao sudeste da China. Os produtores encomendaram uma adaptação para anime ao estúdio japonês Deen (o mesmo de Konosuba e que co-produziu Fate\Stay Night junto ao estúdio Ufotable). Em um total de 13 episódios Xuan Yuan foi exibido na temporada de Outono\2018 (entre Outubro e Dezembro) alcançando uma receptividade modesta com notas 3.4\5 no serviço de streaming Crunchyroll e 6.02\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (Obs: Essas notas são dinâmicas e podem variar com novos votos computados). 
A história de Xuan Yuan mistura elementos da mitologia chinesa com fatos históricos reais e suas origens estão contidas, como já afirmamos, em um RPG Taiwanês produzido desde 1990 com uma enorme fã-base já contando com 12 games lançados e um 13º em produção. A adaptação para anime conta a história das irmãs Yin Fu (dublada por Nana Mizuki),  Ning Fun (dublada por Rie Kugimiya) e do jovem Pu Zhao (dublado por Yoshitsugu Matsuoka), eles viviam pacificamente em uma vila quando o exército do ambicioso império Taibai invadiu o local e matou todos os habitantes com exceção de Pu Zhao que foi capturado e das irmãs Fu que conseguiram escapar no entanto Ning, a mais nova, teve seus dois braços decepados. Porém, o imperador de Taibai é assassinado a mando de uma de suas concubinas que desejava colocar sua filha no trono a qualquer custo mas, seus planos não dão certo pois a primeira na lista de sucessão é Cheng Long (dublada por Sumire Uesaka) uma garota de apenas 12 anos, filha legítima e preferida do imperador, assumindo a posição de imperatriz e resolvida a dá prosseguimento aos planos do pai de dominar tudo a sua volta e então partir em busca da conquista do mundo.
Com vários elementos de ficção o exército de Taibai é constituído quase todo por grandes robôs mecânicos controlados por soldados, cuja forma lembra bastante seres da cultura chinesa ou da natureza tipo insetos louva-deuses e escorpiões. Eles são produzidos em massa com os projetos de um engenheiro ancião que chocado com o propósito maldoso de suas invenções resolve desertar e fugir. Pu Zhao que havia sido capturado como rebelde é colocado como novo engenheiro a mando da nova imperatriz que está apaixonada pelo rapaz, isso levanta dúvidas no exército já que a pouca idade e o coração adolescente da garota parecem está distorcendo seu julgamento contudo, de início Pu Zhao se mostra muito competente. Apesar de um bom espírito o garoto foi escravo a vida inteira e pela primeira vez tem poder em suas mãos para mudar seu destino e reencontrar as irmãs Fu mas, seus valores aos poucos foram sendo distorcidos pelo próprio poder que tanto desejava. Cheng Long é protegida por dois fiéis e poderosos mágicos um homem chamado Yue Shang (dublado por Shoya Chiba) e uma mulher de nome Zhen Baili (dublada por Mami Kingetsu).
No outro lado do conflito dramático Yin Fu, a mais velha das irmãs fugitivas, descobre uma espada e um pergaminho mágicos que lhe dão a possibilidade de "sumonar" (invocar) uma automata, basicamente uma guerreira em forma humana que tem origens sobrenaturais. A automata concede novos braços mágicos para Ning Fu, a irmã mais nova, que pela primeira vez sente-se útil e livre no entanto um conflito já existe em seu coração pois ambas estariam apaixonadas desde criança pelo jovem Pu Zhao que preferiu a irmã mais velha. Yin, sabendo dos sentimentos, foi nobre e deixou o caminho livre para sua pequena irmã mas essa não usou da mesma nobreza e seu coração foi se corrompendo mais e mais, tendo atitudes violentas contra os inimigos, chegando a abandonar a irmã e unindo-se ao império e procurando matar sua parente de sangue por ciúmes e inveja alegando ser ela o motivo de tanto sofrimento pessoal. Em contrapartida a imperatriz descobre que Pu Zhao tinha origens rebeldes e dividida entre o amor e o papel de rainha fica fortemente abalada por algum tempo. 
A guerra se intensifica e uma nova tecnologia desenvolvida pelo ancião engenheiro (agora com os rebeldes) chamada "fogo negro" pode finalmente dá a resistência o poder necessário para vencer o império no entanto, Pu Zhao também fez uma descoberta semelhante observando os manuscritos deixados pelo ancião. 

Por tudo o que foi dito fica claro que Xuan Yuan Sword Luminary tem um roteiro mais dramático e maduro do que muitos acreditam no primeiro episódio. Devido a qualidade visual apenas "ok" e pelo fato de ter um enredo incomum vindo de fora do Japão muita gente torceu o nariz para essa série e sequer lhe deu uma chance mas aqueles que o acompanharam tiveram uma grata surpresa. 
Quanto a qualidade visual a adaptação não chega a ser top mas é decente, o design procura se manter consistente com uma animação sem distorções e o estúdio Deen conseguiu cumprir a meta. Existem, é claro, situações em que a animação fica mais caprichada com bons momentos de ação no entanto em alguns episódios a qualidade cai acentuadamente. O traço visual é bonito porém mediano havendo alguns personagens em que o mínimo de detalhes foi aplicado em sua aparência. A ambientação é medieval misturando fantasia com ficção e os robôs gigantes são na maior parte do tempo animados por computação gráfica que também ficou decente. O grande destaque de Xuan Yuan é sem dúvidas o seu drama um pouco mais bem construído do que a maioria das pessoas imaginavam algumas vezes até surpreendente nos fazendo lembrar daquela velha frase que já citei aqui inúmeras vezes: "Nunca julgue um livro somente pela capa".

Xuan Yuan Sword Luminary está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo. Indicado para quem curte dramas de ação e fantasia com ambientação medieval.

Se curtiu, compartilhe.

Confiram outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:



Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também: