Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hataraku Maou-Sama, de rei das trevas a funcionário do McDonalds, de heroína a operadora de telemarketing. A paródia sobrenatural definitiva. (Giganalise Review)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

* Esta postagem tem spoilers evitados, quando possível.

Hataraku Maou-Sama é sem dúvidas a paródia sobrenatural definitiva. O anime que veio ao ar em 2013 surpreendeu pela história criativa com personagens absurdamente carismáticos, momentos hilários e uma comédia muito bem colocada além de uma qualidade visual e design de personagens excelentes. A série figura como um dos melhores animes dos últimos anos levantando uma multidão de fãs pelo mundo e se tornando possivelmente a melhor adaptação já produzida pelo estúdio White Fox até hoje.

A história acompanha o rei das trevas de Ente Isla que encurralado pelas forças humanas resolve fugir para outra dimensão procurando recompor suas forças mas desembarca na Terra onde magia, anjos e demônios são tidos como frutos do imaginário para a maioria das pessoas. Sem a crença em tais criaturas e fenômenos o protagonista perde quase todos os seus poderes e assume a forma de um jovem comum precisando fazer parte da sociedade e arrumar emprego para não passar necessidades. Hataraku Maou-Sama é um dos animes com enredo mais hilário e criativo já imaginados nessa última década mas que infelizmente não recebeu uma segunda temporada. O porque é uma das perguntas que tentaremos responder nesse review. Desde já afirmamos que a postagem será um pouco longa, agradecemos a compreensão.
Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Hataraku Maou-Sama (tradução, O Rei Demônio ao Trabalho) também conhecido como The Devil is a Part-Timer! é originalmente uma light novel em estilo Paródia Sobrenatural, Ação e Comédia Romântica escrita por Satoshi Wagahara e ilustrada por Oniku contando atualmente com 18 volumes, publicados desde 2011 pela editora ASCII Media Works, havendo também duas versões em mangá. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio White Fox indo ao ar na temporada de Primavera\2013 (entre Abril e Junho) em um total de 13 episódios alcançando excelente receptividade com nota 7.95\10 no Myanimelist, mais mais de 704.000 membros em seu perfil e mais de 432.000 usuários votantes no momento dessa postagem conferindo ao anime a 52ª posição entre os mais populares de todos os tempos no website. (Obs: Essas notas e valores são atribuídos pelos usuários e podem variar com novos votos computados)

O Início do Enredo (spoilers evitados quando possível)
Maou Satan (dublado por Ryota Osaka) é o rei dos demônios, o rei das trevas em uma terra imaginária conhecida como Ente Isla. Com seu reino constituído de criaturas tenebrosas situado ao centro e envolto por outros quatro continentes habitados por humanos, ele e seus generais resolvem declarar guerra invadindo e conquistando tudo deixando Ente Isla envolta em caos. No entanto, Maou não contava com a força do exército dos humanos especialmente de Emília (dublada por Yoko Hikasa) a heroína predestinada a salvar a humanidade sendo uma mestiça entre humana e anjo. Surpreendido e encurralado Maou foge para outra dimensão seguido por seu fiel general Ashiya (dublado por Yuuki Ono) deixando para trás a ameaça de retorno e sendo perseguido por Emilia durante a fuga.
A história de início mais séria começa a ficar interessante e hilária quando Maou e Ashiya desembarcam por acidente na cidade de Tóquio, Japão. Acontece que seus poderes, assim como os de Emília, dependem da crença do mundo em que estão e como na Terra anjos, demônios e magia são tidos apenas como frutos da imaginação pela maioria das pessoas, Maou e Emilia são transformados em pessoas normais vestidos de forma estranha e falando uma lingua desconhecida. O protagonista utiliza o pouco de magia que lhe restou para adquirir documentos de identidade, uma conta bancária, um apartamento caindo aos pedaços e um emprego para pagar as contas enquanto Ashiya cuida dos deveres de casa e procura uma forma de recuperar suas forças e voltar para Ente Isla. Tudo muda com o tempo pois Maou, agora conhecido como Sadao, até que está gostando da vida de assalariado trabalhando numa lanchonete que claramente faz referência ao McDonalds sendo perturbado de perto por Emília que também perdeu grande parte de seus poderes tendo que trabalhar numa operadora de telemarketing. 

Personagens Marcantes e Inesquecíveis, um dos Trunfos de Hataraku Maou-Sama
O anime já demonstrava que seria bem divertido apenas pelo seu plot inicial mas contava com outro trunfo na manga, o seu carismático elenco de personagens. Além de Sadao ter se convertido de um tirano rei das trevas para um jovem trabalhador, gente boa e interessado em crescer na vida e de Ashiya praticamente ter assumido o papel de um dedicado dono de casa (com constantes dores de barriga), Emília se transforma em uma stalker tsundere sempre procurando descobrir qual seria o plano maléfico de Sadao por trás da sua vida comum mas normalmente ajudando-o a pagar as contas ou tirando-o da prisão por algum equívoco. Emilia, a grande heroína, as vezes tem um leve complexo de inferioridade já que seus seios são menores que a média. Evidente que não podemos esquecer de Chiho-chan (muito bem dublada por Nao Touyamauma garota baixinha, de seios avantajados, apaixonada por Sadao e que marcou todo o anime protagonizando muitas cenas cômicas e românticas. Ao longo dos 13 episódios outros coadjuvantes vão surgindo tipo a Suzuno (dublada  por Kanae Itou) que se veste e fala como alguém da idade média e Lucifer (dublado por Hiro Shimono) um dos generais de Sadao que de início o trai mas, após uma surra de tirar o couro, acaba se tornando um nerd preguiçoso gastando o dinheiro do salário do protagonista em batatas fritas e compras pela internet.

Por que não Teve Segunda Temporada?
Hataraku Maou-Sama foi um autêntico sucesso e muita gente ainda hoje torce por ver uma continuação. O estranho é que a série vendeu bem após o anime, tanto o material original quanto a versão em Blue-Ray disponível após a exibição nas Tvs. Com o grande número de volumes disponíveis da novel tudo, absolutamente tudo, indicava que uma segunda e até terceira temporada seriam produzidas mas isso não aconteceu! Após a primeira temporada o autor Satoshi Wagahara foi entrevistado sobre os planos para a continuação a aparentemente deu uma resposta evasiva em um tom pouco animado. Embora não possamos afirmar com certeza o que houve, possivelmente aconteceu um desentendimento entre os produtores e esse desacordo poderia explicar o porque deixaram de lado uma série que vendia muito bem sendo lucro quase que garantido. Apesar de muito poucas, existem chances que Hataraku Maou-Sama possa receber uma segunda temporada mas por hora o autor já está com um novo projeto em andamento chamado Yuusha no Segare, uma light novel publicada desde o início de 2017 em parceria com as ilustrações de Oniku.

Qualidade Técnica e Artística, Outro Fator de Sucesso do Anime.
Hataraku Maou-Sama não foi um sucesso apenas pelo enredo, elenco ou comédia zoada. Seu capricho visual agregava tudo isso em um pacote de qualidade. O design de personagens era muito bacana e tinha uma aparência bem jovem e moderna contanto com uma paleta de cores rica e muito colorida, cenários bem desenhados com uma pegada realista, trilha sonora épica em momentos de combate, boa direção e uma animação fluida e acima da média de mercado para a época. Pessoalmente considero o anime mais bem produzido pelo estúdio White Fox até hoje, este que já adaptou outras séries muito queridas pelo público como ReZero, Akame ga Kill e Steins;Gate. Embora não conte com nenhum serviço de streaming dedicado aqui no Brasil, Hataraku Maou-Sama é uma das séries mais expressivas da última década, muito recomendado.

Se curtiu, compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Versões finais dos temas de abertura e encerramento de Hataraku Maou-Sama linkados diretamente do Dailymotion de acordo com políticas de compartilhamento da plataforma.

Leia Também: