Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Radiant, review final. O shonen com magia que inicialmente não agradou a todo mundo mas deslanchou e surpreendeu após os primeiros episódios!



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

* Este review tem spoilers evitados, quando possível.

Com continuação já confirmada para o final de 2019 a primeira temporada de Radiant finalizou-se no último dia 23 de fevereiro em seu 21º episódio. 

O anime que é originalmente uma mangá escrito e ilustrado por um autor francês, chegou até nós como um shonen de magia numa linha narrativa e universo semelhantes a Fairy Tail e Black Clover contudo exibindo suas particularidades incluindo uma boa qualidade visual, design carismático e enredo interessante. 

A série sofreu críticas em seu início por ser mais lenta, segundo alguns, em comparação a concorrentes diretos dentro do estilo. Nesse breve review, vamos comentar sobre esses assuntos procurando tornar o texto um ótimo ponto de partida para quem ainda não conhece Radiant, mas antes...

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Radiant é originalmente um mangá em estilo shonen, magia, ação, comédia e aventura escrito e ilustrado pelo autor francês Tony Valente já contando com 10 volumes publicados, o primeiro lançado no ocidente em Julho de 2013 e o décimo em Setembro de 2018. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Lerche (o mesmo de Asobi Asobase). Em um total de 21 episódios, Radiant veio ao ar entre as temporadas de Outono\2018 e Inverno\2019 (de Outubro a Fevereiro) e apesar de sua boa recepção nos episódios finais obteve apenas nota 6.71\10 no Myanimelist, nota esta que muitos consideram injusta e inválida pois foi dada por usuários que sequer acompanharam o anime por completo e o avaliaram baseados apenas em suas primeiras impressões.

O Início do Enredo (spoilers evitados quando possível)
Radiant se passa em um mundo de fantasia onde a humanidade vive sob a ameaça dos Nemesis, criaturas que quando aparecem saem destruindo tudo a sua volta. Apenas os mahou tsukais (ou feiticeiros) podem combatê-los usando o poder da magia que aqui é chamado de fantasia no entanto os mahou tsukais são discriminados pela humanidade não apenas por seu poder mas também por serem considerados amaldiçoados já que as pessoas normais acreditam que aqueles em contato com os Nemesis são infectados com sua maldição. É nesse contexto que surge o protagonista Seth (dublado por Yumiri Hanamori) um garoto com dois pequenos chifres cuja origem é um mistério. Seth (pronuncia-se "Seto") foi adotado por Alma (dublada por Romi Park) uma poderosa mahou tsukai que atua como instrutora exigente e ao mesmo tempo uma mãe afetuosa. 
Ao atingir certa idade Seth decide viajar pelo mundo à procura da lenda de Radiant, um lugar que ninguém conhece mas que certamente é o lar de todos os Nemesis. O objetivo de Seth é destruir Radiant para que assim os Nemesis desapareçam e os mahou tsukais deixem de ser odiados pois ele mesmo já sofreu na pele a rejeição dos humanos. Em sua jornada Seth acaba ajudando os personagens Doc (dublado por Shintarou Oohata) um tiozinho rabugento e azarado e a absurdamente carismática Mélie (dublada por Aoi Yuki) uma mahou tsukai bonitinha com grandes poderes mágicos mas que possui dupla personalidade. Mélie (pronuncia-se Mérie) é geralmente doce e gentil com seus longos cabelos encaracolados mas quando em perigo ou sob forte estresse sua personalidade muda para uma mulher dominadora, poderosa e assustadora que arrebenta qualquer um que a enfrente. Ela logo se tornou uma das personagens femininas mais cativantes desse início de ano apesar de constantemente está na cola do protagonista repetindo o tempo todo "Seto, Seto, Seto, Seto, Seto,..." o que irritou alguns, acreditem! Juntos Seth, Doc e Mélie além de se endividaram mais e mais na cidade flutuante, vão encarar grandes aventuras enfrentando não apenas os Nemesis como também alguns cavaleiros da inquisição corruptos cuja principal função é prender ou eliminar os mahou tsukais que são tidos como hereges. O anime deslanchou de vez com o arco Rumble Town no qual coadjuvantes como Grimm, Hamerine e Konrad tiveram grande presença.
Radiant tem um bom enredo, um elenco de personagens bem construído com um visual muito cativante mas a escolha do autor em elaborar mais a história desenvolvendo até mesmo personagens secundários deixou o anime inicialmente um pouco lento e os mais inquietos que não dão muita atenção a enredo e desejam apenas vê comédia e pancadaria logo começaram a criticar a série. O anime foi tachado de "chato" por alguns e o principal motivo das reclamações foram as expectativas frustradas de muitos adolescentes pois Radiant se mostrou como um shonen de magia e esse estilo de narrativa tem um público mais jovem como alvo de mercado que já está acostumado a histórias mais dinâmicas e aceleradas. Basta vê a audiência de animes semelhantes tipo Fairy Tail e Black Clover, mesmo com o visual precário desse último, para se ter noção.

Mas, o que é mesmo um shonen de magia?
Embora mais de 90% dos que estão lendo este review até aqui já saibam, os animes possuem linhas narrativas diferentes agradando a públicos-alvos diferentes. Os Shoujos (garotas) são voltados para o público feminino; Os Seinens têm histórias mais sérias, dramáticas e pesadas voltadas para o público um pouco mais adulto; As Comédias Românticas podem ser consideradas ecléticas agradando há quase todo mundo e por fim temos os Shonens (garotos) estes que são mangás e animes direcionados para o público masculino adolescente geralmente focados em um garoto e seu grupo de amigos que desejam alcançar algo ou se tornar o melhor em alguma coisa, seja o mais forte dos sayajins, o próximo hokage ou mesmo o próximo rei dos piratas. O estilo shonen ainda pode ser subdividido em Shonen Esportivo (tipo Captain Tsubasa ou Major), Shonen de Combate (tipo Dragon Ball ou One Piece) e Shonen com Magia cujas lutas são focadas no uso de golpes mágicos. Dentro desse sub-estilo podemos citar animes tipo o próprio Radiant além de Black Clover e principalmente Fairy Tail, este que na minha humilde opinião é seu principal representante atualmente se posicionando como a série que basicamente definiu os parâmetros do que seria um shonen neste estilo.
Este portanto foi o ponto de reclamação já que Radiant se propõe a ser um shonen com magia sem toda a dinâmica (pelo menos no início) de um anime dentro desse estilo. Felizmente os fãs foram simpatizando mais e mais com os personagens, o enredo foi crescendo e um outro fator positivo sem dúvida é a qualidade visual. o estudio Lerche entregou um anime com um bonito design de personagens apresentando apenas raras distorções, uma paleta de cores agradável e boa animação mantendo o nível consistente em praticamente todos os episódios. Os produtores estão apostando no sucesso a longo prazo do anime tanto que uma segunda temporada já foi confirmada tendo início a partir do mês de Outubro.

Radiant está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa 
Home.

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:


* Assistir Radiant

Abertura linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: