Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Ano Natsu de Matteru. Anime incrível, comovente e um dos 100 melhores dramas românticos de todos os tempos! (Giganalise Especial)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Ano Natsu de Matteru é um daqueles animes especiais produzidos com muito coração e sentimento. Fascinante e com vários elementos até a frente de seu tempo o título foi um projeto original tendo o que de melhor o estúdio J.C.Staff podia entregar na época em termos de direção de fotografia, direção geral, design, enredo, construção e progresso de personagens, trilha sonora original e efeitos visuais.  

O anime é uma história tocante produzida com alta qualidade visual merecendo está na lista dos 100 melhores dramas românticos juvenis de todos os tempos. Se nunca o assistiu este review é para você! Não vamos entrar em detalhes profundos sobre o enredo para não passar grandes spoilers mas vamos relembrar vários elementos que o tornaram um anime especial incluindo a ligação visual que Ano Natsu de Matteru tem com Toradora (2008) uma adaptação produzida anteriormente pelo estúdio J.C.Staff que foi de grande importância em termos de design. 

Este parágrafo é dedicado a Staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Ano Natsu de Matteru, a tradução seria "Eu Estou te Esperando Naquele Verão" é um anime original em estilo drama romântico, comédia e ficção científica idealizado e produzido pelo estúdio J.C.Staff com direção de Tatsuyuki Nagai havendo uma versão posterior em mangá escrita por I*chi*ka e ilustrada por Pepaku Dokuta. Em um total de 12 episódios mais um OVA extra a adaptação veio ao ar na temporada de Inverno\2012 (entre Janeiro e Março) tendo ótima recepção alcançando nota 7.62\10 no Myanimelist com mais de 239.900 membros em seu perfil e mais de 117.500 usuários votantes no momento dessa postagem (Obs: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)

O ENREDO (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)

A história acompanha 6 adolescentes do ensino médio que decidem produzir um filme durante as férias de verão sem imaginar as enormes surpresas e transformações emocionais que isso iria lhes causar. Repleto de amores não correspondidos, uma narrativa algumas vezes poética, comédia excelente e uma pitada de ficção científica a trama tem uma evolução de personagens incrível e inclusive satiriza com a série de filmes M.I.B: Homens de Preto.
O protagonista é Kaito Kirishima (dublado por Nobunaga Shimazaki) um adolescente de mais ou menos 15 anos de idade que numa noite estava filmando as estrelas com a pequena e antiga câmera de seu falecido avô enquanto meditava a respeito do que acontecia com as pessoas após a morte, o garoto pessoalmente acredita que elas passam a viver dentro dos corações dos que permanecem vivos. Porém naquele momento uma nave espacial faz um pouso de emergência na região próxima e a força do impacto atinge tudo em volta inclusive o próprio Kaito que cai da ponte gravemente ferido mas antes de atingir o solo é segurado pela mão. O garoto acorda na manhã seguinte em seu quarto como se tudo fosse apenas um sonho. Indo ao colégio Kaito encontra os amigos que são outros personagens da história: Mio, Kanna, Tetsurou e a hilária Lemon-senpai. Embora ninguém tenha se confessado esses personagens (com exceção da Lemon) carregam fortes sentimentos no coração. A jovem Mio (dublada por Kana Asumi) é apaixonada por Tetsurou (dublado por Hideki Ogihara) porém este há muito tempo ama Kanna (dublada por Kaori Ishihara) no entanto a garota só tem olhos para Kaito que de início não ama ninguém mas isso muda com a presença da protagonista Ichika (dublada por Haruka Tomatsu).
Ichika é na verdade a tripulante da nave espacial alienígena que fez o pouso forçado. Muito bonita e com longos cabelos vermelhos ela veio de uma civilização tecnologicamente bem mais avançada porém biologicamente semelhante a raça humana. Desde criança Ichika tem visões de um lugar que nunca viu mas que acredita ter relação com seu destino e por isso viajou pelo espaço procurando o planeta onde o local existia porém a nave sofreu avarias e ela precisou pousar na Terra. Sem poder voltar para casa Ichika se integra a sociedade ingressando na escola e procurando um lugar para morar. Ela anda sempre acompanhada do pequeno Rinon (dublado por Rina Hidaka) um bichinho de estimação que mais parece uma fruta e na realidade é o terminal biológico da nave espacial avariada. Entre suas habilidades Rinon pode teletransportar pessoas, ajudar a curá-las e fazer varredura territorial além de ser preguiçoso nas horas mais inconvenientes e adorar macarrão instantâneo.
Por coincidência Ichika vai estudar no mesmo colégio que Kaito e os demais. Eles se tornam amigos e ela vai morar junto com o garoto após um mal-entendido no qual estava apenas de toalha beijando o adolescente desmaiado na sala enquanto sua irmã mais velha chega do trabalho junto com Kanna, amiga de Kaito e apaixonada por ele. Ichika não o estava beijando intencionalmente mas transferindo nanomáquinas existentes em seu corpo para curá-lo pois o impacto da nave feriu o adolescente gravemente produzindo desmaios e fortes dores como sequelas. Kaito perdeu seus pais ainda muito cedo e mora apenas com a irmã mais velha Nanami (dublada por Aya Hisakawa) uma mulher emotiva, carismática e um tanto inocente que infelizmente precisará passar alguns meses à trabalho na Bolívia. Acreditando que Ichika é uma estrangeira a estudos sem lugar para ficar ela decide convida-la para morar junto com Kaito enquanto está de viagem.
Ano Natsu de Matteru foi produzido com capricho e muito carinho procurando ficar na história e conseguiu! Além dos sentimentos entre os personagens resultando em muitas cenas de ciúmes e outras bastante emotivas a comédia tem um peso enorme na série encabeçada pela personagem Lemon-Senpai (dublada por Yukari Tamura). Embora tenha o design de uma pré-adolescente baixinha ela supostamente é a mais velha e sabe pregar peças nos outros como ninguém mesmo que precise oferecer suco de limão com leve teor alcoólico deixando os desavisados adolescentes expressivos demais esboçando sentimentos e tendo atitudes que normalmente não teriam. Lemon sabe mais do que muitos pensam sobre a identidade de Ichika e esconde um grande e satírico segredo revelado próxima ao final dos 12 episódios. Ela é dona de uma risada bizarra inconfundível sendo visualmente muito parecida com a protagonista Taiga de Toradora (falo mais abaixo sobre isso).

ANO NATSU DE MATTERU, UMA OBRA-PRIMA DO ESTÚDIO J.C.STAFF E AS SIMILARIDADES VISUAIS COM TORADORA.

Qualquer pessoa um pouco mais envolvida com o mundo dos animes já deve ter ouvido falar do estúdio J.C.Staff (Japan Creative Staff). Ainda considerado um dos 20 melhores estúdios do Japão, uma de suas fases mais brilhantes ocorreu por volta dos anos 2010 quando conseguiu emplacar várias adaptações de sucesso incluindo duas das 100 melhores comédias românticas de todos os tempos: Toradora (2008) e Kaichou wa Maid-Sama (2010). Outros de seus animes bem reconhecidos são Zero no Tsukaima (2006), Sakurasou no Pet na Kanojo (2012), Dungeon ni Deai (2015) e Shokugeki no Souma (2015).
A maioria dos fãs afirma que Toradora foi o melhor anime já produzido pela J.C.Staff até hoje e de fato é o número hum em popularidade em seu perfil no Myanimelist atualmente. Porém Ano Natsu de Matteru é uma produção com maior profundidade embora não tenha a mesma fama. Não estou afirmando que Toradora é uma série ruim, longe disso! Os dois animes têm comédias excelentes porém ela se mostra mais próxima da realidade em Ano Natsu de Matteru, o enredo também é melhor construído mas não acho tão justa a comparação pois Toradora é uma Comédia Romântica com Drama já Ano Natsu é um Drama Romântico com Comédia. 
A direção de fotografia escolheu para Ano Natsu de Matteru uma ambientação não muito urbana e a história se desenvolve em uma pequena cidade cercada por muita natureza, campos e florestas o que aliado a colorida paleta de cores e aos bons efeitos de iluminação resultaram em um anime bonito de se vê. Os cenários foram confeccionados por técnicas de fotorrealismo com locais onde os adolescentes pudessem se sentir bem vindos. Um deles, a casa de Kaito, é uma antiga e grande residência bem ao estilo japonês. O Design de Personagens é um dos mais carismáticos que já vi em um anime (as ilustrações falam por si) e foi levemente inspirado em Toradora porém tendo sua identidade própria e diferenças. Os adolescentes possuem uma aparência orgânica com mechas de cabelos estilizadas, olhos redondos e expressivos e as bochechas mais largas.
A animação é de qualidade, bastante fluída e detalhada. Os movimentos dos personagens em geral são elásticos entregando um resultado bem acima da média para os padrões de 2012. Se você assistir a série hoje, quase 10 anos depois, verá que é melhor do que a maioria das adaptações atuais vistas como bem animadasA trilha sonora é original e muito, muito boa. Não poderia esquecer o excelente roteiro de Yousuke Kuroda e a direção de Tatsuyuki Nagai, entre suas principais qualidades este diretor sabe finalizar episódios como poucos deixando você ainda mais na expectativa pela continuação.  Ano Natsu de Matteru tem um final comovente que é completado em uma OVA extra lançada em Agosto de 2014 revelando como se encerra o romance entre Kaito e Ichika. Deixamos mais abaixo um pequeno vídeo contendo a open e ending do anime que, repetimos, merece ser relembrado como um dos 100 melhores dramas românticas juvenis de todos os tempos!

Se curtiu, compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Abertura e encerramento de Ano Natsu de Matteru linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de compartilhamento da plataforma.

Leia Também: