Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Boogiepop wa Warawanai 2019, review final. Um ótimo anime de suspense e mistério com pequena dose de terror psicológico.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Boogiepop wa Warawanai vai chegando ao fim junto com a temporada de Inverno\2019. Foram 18 episódios de muito suspense e mistério com um enredo intrigante tendo uma narrativa não linear confundido algumas vezes a mente dos poucos atentos. 


O anime é um remake do original (lançado em 2000) baseado na premiada light novel publicada a partir dos anos 90. Se ainda não assistiu Boogiepop ou acompanhou mas não entendeu quase nada, esta análise é para você. Vamos comentar sem grandes spoilers sobre o enredo, personagens principais e as diversas novels publicadas inclusive mostrando como assistir o remake de forma cronológica. Fizemos uma pesquisa mais profunda e apesar de trabalhoso e um pouco extenso este review é um ótimo ponto de partida para entender a história do misterioso Boogiepop.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Boogiepop wa Warawanai 2019 (tradução, Boogiepop Nunca Sorrir) também conhecido pelo título Boogiepop and Others é originalmente uma light novel em estilo suspense, mistério, sobrenatural e terror psicológico escrita por Kouhei Kadono contando atualmente com 22 volumes, o primeiro lançado no ocidente em Fevereiro de 1998 e o vigésimo segundo em Abril de 2018. A história recebeu a primeira adaptação para anime no ano 2000 em um total de 12 episódios sendo produzido pelo estúdio Madhouse (o mesmo de Death Note, Claymore e Sakura Cardcaptor). Então, agora em 2019 o estúdio decidiu produzir um remake com enredo e qualidade visual retrabalhados sob o título Boogiepop wa Warawanai 2019. Em total de 18 episódios o anime veio ao ar na temporada de Inverno\2019 (entre Janeiro e Março) tendo boa recepção alcançando atualmente nota 7.04\10 no Myanimelist com quase 100.000 membros em seu perfil. (Obs: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados).

ENREDO E PERSONAGENS PRINCIPAIS
De forma resumida, o anime conta a história de uma lenda urbana afirmando que quando uma garota atinge a adolescência, no auge da beleza, um shinigame (espírito maligno) chamado Boogiepop surge para assassina-la evitando assim que ela perca sua beleza. Mas na verdade Boogiepop é uma entidade sobrenatural sem forma física que toma momentaneamente o corpo e a consciência da personagem Touka Miyashita (dublada por Aoi Yuuki) aparecendo sempre que alguma ameaça surge em meio a sociedade. Vestindo um manto escuro e um grande chapéu Boogiepop é misterioso, forte, rápido e tem como arma fios de aço através dos quais pode prender e decapitar seus inimigos. Dono de um pensamento enigmático o personagem está mais para um observador da humanidade interferindo apenas quando acha necessário ou conveniente. A lenda de que Boogiepop é um ser maligno não é bem verdadeira e embora não se declare um herói, as pessoas que elimina basicamente já estavam mortas e seus corpos foram usados por outras entidades espirituais para propósitos malignos. Esse é o enredo básico da primeira novel de 1998 que foi adaptada nos primeiros 3 episódios do remake.
Outra personagem relevante da série é Nagi Kirima (dublada por Saori Oonishi), está que é humana mas tem consciência da existência de Boogiepop e dos terríveis acontecimentos no meio dos estudantes envolvendo entidades espirituais. Nagi é apelidada de feiticeira do fogo e sua história é detalhada no prólogo contido na novel Boogiepop at Dawn de 1999 e que foi adaptada no anime entre os episódios 10 a 13. Nagi é filha de um famoso escritor de suspense morto misteriosamente (o anime revela como). Ela foi curada de uma estranha doença e desde então treina duro para combater incidentes estranhos envolvendo alunos. Digamos que Nagi e Boogiepop as vezes cooperam embora não façam exatamente uma dupla.
A terceira personagem de certa relevância é Kazuko Suema (dublada por Reina Kondou) ela que é uma jovem fascinada por casos criminais envolvendo psicopatia. Com seus óculos inconfundíveis Kazuko esteve presente nos 10 primeiros episódios do anime procurando entender e desvendar mistérios ocorridos com seus amigos e conhecidos. Ela também tem consciência da existência de Boogiepop e já o encontrou pessoalmente.

Além dessas três personagens outros coadjuvantes pontuais tipo a jovem presidente do conselho estudantil Kei Niitoki (dublada por Shino Shimoji) e os jovens Masami SaotomeKeiji Takeda tiveram certa importância no enredo.

COMO O ANIME FOI ADAPTADO E COMO ASSISTI-LO EM ORDEM CRONOLÓGICA.
Para quem curte suspense e mistério Boogiepop é um prato cheio mas é preciso ter bastante atenção para não se perder no enredo do remake. Acontece que a história recebeu várias publicações ao longo de seus 20 anos mas não foram adaptadas no anime de forma linear e portanto os primeiros episódios não correspondem exatamente ao início. Nem tudo é esclarecido de cara exigindo um certo esforço mental de quem assiste. Basicamente os 3 primeiros episódios do remake correspondem à primeira light novel Boogiepop wa Warawanai lançada em 1998; Os episódios 4 a 9 adaptam a novel Boogiepop Vs Imaginator também de 1998; Já os episódios 10 a 13 adaptam a novel Boogiepop at Dawn de 1999 sendo essa o início de tudo, o prólogo da história. E por fim os episódios 14 a 18 adaptam a novel Boogiepop Overdrive também de 1999 acontecendo (creio eu) após os eventos de Boogiepop vs Imaginator. Veja a lista:

  • Boogiepop wa Warawanai (Fev\1998): Episódios 1, 2 e 3 do anime.
  • Boogiepop vs Imaginator (Ago\1998): Episódios 4, 5, 6, 7, 8 e 9 do anime.
  • Boogiepop at Dawn (Mai\1999): Episódios 10, 11, 12 e 13 do anime.
  • Boogiepop Overdrive (Fev\1999): Episódios 14, 15, 16, 17 e 18 do anime.

Sendo assim, caso você queira assistir o anime na ordem cronológica dos acontecimentos deve começar pelos episódios 10, 11, 12 e 13 que são o prólogo depois acompanhar os episódios 1 até 9 e então assistir os episódios 14 a 18.

CONCLUSÃO E QUALIDADE VISUAL
Boogiepop 2019 é um anime intrigante e misterioso que pode agradar bastante os fãs do estilo. O remake foi novamente produzido pelo estúdio Madhouse que retrabalhou o enredo e modernizou o design de personagens trazendo um traço visual em detalhes medianos com mudanças expressivas em relação a versão do ano 2000. A direção de arte trouxe uma paleta de cores em tons sóbrios e acinzentados e a animação tem boa qualidade com significativa taxa de quadros por segundo garantindo boa fluidez além de apresentar alguns momentos acima da média de mercado

Com direção de Shingo Natsume (ele que foi diretor da primeira temporada de One Punch Man) Boogiepop wa Warawanai 2019 está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo. 

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:


Abertura de Boogiepop wa Warawanai 2019 linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: