Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Egao no Daika, review final. Um anime original com enredo dramático e personagens bem construídos mas prejudicado pela animação mediana.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Estamos quase na metade de Março e isso significa que a temporada de Inverno\2019 vai aos poucos chegando a seus momentos finais. Foi uma ótima temporada com bons animes e a partir de hoje aqui no Giganalise começamos nossa maratona com os reviews de encerramento de algumas das séries que estrearam durante o período. As análises possuem dois públicos-alvos primeiro, pessoas que ainda não assistiram a determinado anime e estão a procura de informações relevantes e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação. Os reviews podem ser encontrados em nosso mural ou no menu lateral.

Egao no Daika foi um anime original produzido como parte da comemoração de 55 anos do estúdio Tatsunoko Production, um dos mais tradicionais do Japão e que entre seus feitos ajudou na produção de Neon Genesis Evangelion (1995) e adaptou a segunda temporada de Psycho-Pass (2014). Egao no Daika contou com um enredo respeitável e dramático com personagens bem construídos (alguns deles até marcantes) e quebrou alguns clichês sendo uma história onde heróis podem morrer se perderam no campo de batalha! Com ambientação futurista e conflitos armados envolvendo mecas (unidades militares robóticas controladas por humanos) a série cativou alguns fãs embora tenha sido prejudicada pela qualidade visual as vezes precária e animação com pouca fluidez. Vamos falar sobre esses e outros assuntos abaixo mas antes:

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado(a) em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Egao no Daika também conhecido pelo título The Price os Smiles (O Preço dos Sorrisos) é um anime original em estilo Drama Militar Futurista produzido pelo estúdio Tatsunoko Production em comemoração a seus 55 anos de atividade sendo fundado em 1962 por Tatsuo Yoshida um dos pioneiros da animação japonesa. Egao no Daika veio ao ar na temporada de Inverno\2019 (entre Janeiro e Março) em um total de 12 episódios com recepção modesta alcançando notas 6.04\10 no Myanimelist e 3.4\5 no serviço de streaming Crunchyroll no momento dessa postagem. (Obs: Essas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados).

O Início de Enredo (spoilers evitados quando possível)
A história se passa vários séculos no futuro em um planeta colonizado pela humanidade após ter abandonado a Terra. Apesar da relativa paz e grande prosperidade o ser humano não aprendeu com seus erros do passado e neste novo planeta duas grandes nações estão em conflito, o Reino de Soleil e o Império Armado de Grandiga. As justificativas para o conflito se apoiam no fato do Reino de Soleil está muito a frente tecnologicamente mas indisposto a compartilhar tal prosperidade além de ter desenvolvido novos mecas de combate chamados Chrars. Embora super avançados esses mecas usam como fonte de energia as nanomáquinas espalhadas pela atmosfera e que foram responsáveis pela terraformação do planeta sendo portanto um perigo pois seu uso excessivo poderia destruir a capacidade do mesmo em sustentar a vida.
Um conflito armado gigantesco se inicia e logo de cara o primeiro clichê é quebrado. A protagonista da série é Yuuki (dublada por Yumiri Hanamori) a princesa herdeira do Reino de Soleil que agora com 12 anos começa a desempenhar seu papel já que perdeu os pais há vários anos em um atentado. Yuuki deseja proteger seu povo e evitar mortes à todo custo mesmo que sua pouca experiência não ajude muito. Ela conta com Joshua (dublado por Yoshitsugu Matsuoka) como seu amigo próximo. O jovem de 15 anos é um soldado do reino sempre otimista e pronto a apoia-la tendo sido criados juntos. Dava a entender que os dois fariam um par romântico no entanto logo nos primeiros episódios o garoto morre em combate deixando a princesa transtornada e consciente das atrocidades da guerra.
O elenco é dividido em dois núcleos, no lado do Reino além da jovem e inexperiente princesa Yuuki temos Leila e Izana, seus tutores, e Harold um respeitável e habilidoso comandante militar. Seu fim é um spoiler mas posso adiantar que apesar de imensa boa vontade ele e Yuuki constantemente se desentendem quanto as decisões de guerra. Já o outro núcleo está no império de Grandiga com destaque para dois personagens, a jovem Stella (dublada por Saori Hayami) uma soldado habilidosa que perdeu muito cedo os pais e o comandante Gale Owens um senhor de meia idade com grande experiência no exército e que decidiu há muito tempo levantar um orfanato cuidando de várias crianças. Gale é um dos personagens mais inspiradores e honrados do anime porém não posso falar muito sobre ele por também ser um spoiler. Voltando para Stella, ela é uma militar não muito dada a palavras que sofreu bastante quando mais jovem tendo inclusive que viver na rua porém, superou em parte suas dores. Apesar da bondade e certa sensibilidade interior ela não exita em matar se esse for o caminho para completar suas missões.

Em Conclusão
Egao no Daika tem um enredo que trilha caminhos maduros e dramáticos fazendo você se apegar há alguns dos personagens. Por ter uma história de guerra, estratégias militares e combates são constantes nos deixando curiosos por saber como termina, quem vence e quem morre. O grande problema da história derrubando bastante suas notas e audiência foi a qualidade visual e animação não muito boas. Mesmo sendo uma série comemorativa, o design distorce bastante ao longo dos episódios. O traço é até bonito principalmente das personagens femininas mas os animadores não conseguiram mantê-lo constante mesmo em cenas a média distância onde a câmera enquadra alguns ou vários personagens ao mesmo tempo. A paleta de cores é agradável porém as texturas usadas nos terrenos, por exemplo, não são das melhores. 
Já a animação é instável, há momentos em que ela flui bem porém outros onde há uma baixa taxa de quadros por segundo resultando em personagens com movimentos travados. A produção conta com animação computadorizada implementada aos mecas em combates, neste ponto o resultado ficou bacana. O estúdio Tatsunoko embora antigo não é um dos tecnicamente mais conceituados do Japão. Ele conseguiu entregar uma boa história que só não foi melhor pela parte visual mediana.

Egao no Daika está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo. 

Se curtiu, compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

* Assistir Egao no Daika (The Price os Smiles)

Abertura de Egao no Daika (The Price of Smiles) linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: