Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru, review final. Um shonen esportivo incrível escrito por autora premiada. (Giganalise Review)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

O mês de Março está acabando e junto com ele vamos nos despedindo da temporada de Inverno\2019 no mercado de animes. Nossa maratona de reviews sobre alguns dos principais títulos que estrearam durante o período também vai se encerrando. Nossas análises têm dois públicos-alvos, primeiro, pessoas que ainda não assistiram a determinado anime e estão a procura de informações relevantes sem muitos spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação. No site você já encontra os reviews de Radiant, Saint Seiya: Santia Sho, Egao no Daika, Watashi ni Tenshi ga Maiorita, Boogiepop wa WarawanaiKaguya-sama wa Kokurasetai, Gotoubun no Hanayome e Kouya no Kotobuki Hikoutai além dos especiais Hataraku Maou-sama e Ano Natsu de Matteru. Os interessados podem conferir posteriormente pelos links acima. 

Escrito por autora premiada e produzido com toda a experiência do estúdio Production I.G., Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru foi um marco desde seu primeiro episódio exibido lá atrás em Outubro de 2018. O Shounen Esportivo protagonizado por 10 alunos universitários que decidem participar da maior competição atlética da categoria recebeu uma enxurrada de elogios pelo seu roteiro bem construído e ótima animação. Neste breve review vamos comentar sobre a história, personagens, autora e a excelente qualidade visual da Production I.G. que se superou mais uma vez.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (que traduzido seria "O Vento Está Soprando Fortemente") também conhecido pelo título Run With the Wind é originalmente uma light novel em estilo Shounen Esportivo, Comédia e Drama escrita pela autora Shion Miura havendo também uma versão em mangá produzida por Sorata Unno e um live-action lançado em 2009. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Production I.G. (o mesmo de Haikyuu e Kokoro no Basket). Em um total de 23 episódios, Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru veio ao ar entre as temporadas de Outono\2018 e Inverno\2019 (entre Outubro e Março) tendo ótima recepção alcançando nota 8.47\10 no Myanimelist  no momento dessa postagem. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados).

OS PERSONAGENS E O INÍCIO DO ENREDO (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)
O anime conta a história de 10 alunos universitários que decidem (de início contra a própria vontade) participar da corrida Hakone Ekiden, a maior competição atlética do Japão nessa faixa etária. Tudo começa quando o personagem Haiji (dublado por Toshiyuki Toyonaga) decide formar uma equipe e participar da competição, para isso ele precisa encontrar mais 9 integrantes pois a Hakone é uma corrida de longa distância exigindo que cada membro se encarregue de um trecho do percurso. Numa noite qualquer ele encontra o personagem Kakeru (dublado por Takeo Ootsuka) correndo apressadamente pelas ruas enquanto é perseguido por um comerciante local. Kakeru é um corredor nato mas naquele momento passava por uma fase horrível da vida. Sérias desavenças em seu passado (o anime explica) o deixaram quase sem amigos ou dinheiro o levando ao cúmulo de roubar comida para não passar fome. Haiji então lhe oferece ajuda e um lugar para morar mas em troca ele deveria integrar a equipe.
Kakeru se tornou um personagem expressivo e muito querido do anime mas isso quase não aconteceu pois nos episódios iniciais ele irritou bastante a audiência com um pessimismo insistente mesmo com o progresso dos outros membros da equipe e com seu orgulho, preferindo correr sozinho já que possuía um ritmo bem mais rápido que os demais universitários. Felizmente ele foi mudando de postura ao longo dos episódios. Já Haiji é o oposto se mostrando um jovem positivo, confiante e centrado com um espírito de liderança bem construído. Embora não possa falar muito sobre seu passado basta saber que anos atrás ele teve o corpo e a mente estressados ao limite carregando uma séria cirurgia no joelho direito em consequência.
Os outros integrantes do time incluem o Ouji (dublado por Miyu Irino) um otaku franzino sem qualquer condicionamento físico protagonizando algumas das cenas mais engraçadas; Yukihiko (dublado por Kazuyuki Okitsu) um estudante de advocacia de início pouco disposto a cooperar; Nico-senpai (dublado por Takanori Hoshino) um estudante de programação fumante e com frustrações do passado; Mussa (dublado por Hideaki Kabumoto) um aluno de intercâmbio vindo de país africano; Joutarou e Joujirou (dublados por Junya Enoki e Yuuto Uemura) irmãos gêmeos que desejam ser populares entre as garotas; King (dublado por Riki Kitazawa) este que curte jogos de perguntas e respostas mas vive ansioso com seu futuro financeiro e por fim Takashi (dublado por Kouki Uchiyama) protagonista de uma cena emocionante de superação física. A autoria os escreveu de forma que cada um desses personagens, embora já sejam jovens adultos, tivessem algo a ser aprimorado em suas mentes e corações e portanto, o trabalho em equipe participando da Hakone Ekiden seria o ambiente perfeito para que amadurecem. A história de união e superação foi o núcleo principal de sua mensagem.
A comédia é outro atributo marcante do anime. Como inicialmente ninguém estava disposto a participar da corrida Haiji teve que chantageá-los no bom sentido. Ouji poderia perder um lugar onde guardar seus preciosos mangás, Kakeru basicamente não tinha mais para onde ir, Yukihiko não poderia mais ir a festas e xavecar as garotas pois Haiji estava sempre no pé e quanto aos gêmeos Joutarou e Joujirou, estes foram convencidos que quando se tornassem grandes corredores poderiam quem sabe arranjar namoradas. Além dos 10 jovens a autora acrescentou a personagem Hana, uma estudante do ensino médio muito carismática e gentil que passou a ajuda-los durante os treinamentos.

QUEM É SHION MIURA?

Nascida em 23 de Setembro de 1976 a escritora de 42 anos já conquistou os prêmios Naoki, Oda Sakunosuke e Japan Bookseller. Alguns de seus trabalhos já foram adaptados para Tv e Shion tem livros traduzidos para o Chinês, Coreano, Vietnamita, Inglês, Alemão e Italiano. Além de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru ela é autora de Funo wo Amu que recebeu adaptação para anime em 2016 e dos mangás Mahoro Ekimae Tada Benriken e Ano ie ni Kurasu no Onna.

QUALIDADE VISUAL

O estúdio Production I.G. mais uma vez provou que animes com temática esportiva são com ele mesmo! Reconhecido como um dos 20 melhores estúdios de animação do Japão ele conquistou fama mundial com a série Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) porém desde 2012 vem se destacando no mercado pelos shonens esportivos Kokoro no Basket e Haikyuu, este último focado no volleyball. Se você estava curioso(a) sobre a razão dos personagens de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru serem parecidos visualmente com estes dois outros animes, agora já sabe o motivoO design de personagens é esguio e bem construído com bom nível de detalhes, os cenários são puxados para o fotorrealismo e a animação é simplesmente excelente. Sem dúvidas os melhores animadores da Production I.G. foram colocados neste projeto e a maioria deve ter feito parte de Kokoro no Basket e Haikyuu já que as nuances da animação são semelhantes.
Em resumo, se você curte shonens esportivos com ótima história, personagens bem construídos e boa qualidade visual Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru é recomendação certa. O anime está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa 
Home.

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru. Um anime esportivo com enredo e visual de qualidade neste Outono\2018 (Giganalise Comentário) 

* Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru, episódio 19 - Começa a Hakone Ekiden. (Giganalise Comentário)


Primeira abertura de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e policas de compartilhamento.

Leia também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/hanebado-review-final-serie-que.html