Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Kouya no Kotobuki Hikoutai, review final - O Shoujo de Combate era mais do que muitos acreditavam e surpreendeu com épicas batalhas aéreas. (Giganalise Review)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Kouya no Kotobuki Hikoutai está chegando ao fim neste mês de Março junto com a temporada de Inverno\2019. O anime superou e muito as expectativas com o carismático elenco de personagens femininas e os épicos e muito bem dirigidos combates aéreos, apesar de criticado pela animação mista combinando o 2D tradicional com 3DCG. Neste review sem muitos spoilers vamos comentar a respeito das protagonistas, direção, questionamentos sobre a animação e o divertido texto de Michiko Yokote, ela que é uma roteirista experiente e cujo trabalho contribuiu bastante para o anime. 

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e os estúdios por trás da animação. Caso não esteja interessado(a) em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores dos estúdios ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Kouya no Kotobuki Hikouta que poderíamos traduzir como "O Magnífico Esquadrão Aéreo Kotobuki" é um anime original em estilo aventura, ação, shoujo de combate e comédia produzido através da parceria entre os estúdios Gemba e WAO World. Em um total de 12 episódios Kotobuki veio ao ar na temporada de Inverno\2019 (entre Janeiro e Março) alcançando nota 6.35\10 no Myanimelist no momento dessa postagem sendo no entanto uma avaliação não muito justa dado o conteúdo do anime merecendo algo em torno de 7.0\10 a 7.2\10. Provavelmente novos episódios em formato ONA (Original Network Animation) serão disponibilizados apenas para internet a partir de Abril já contando com um perfil no próprio Myanimelist confirmando a informação. (Obs: Esta nota é atribuída pelos usuários e varia com novos votos computados)

O INÍCIO DO ENREDO (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)
A história de Kotobuki se passa nas primeiras décadas do século XX em um mundo paralelo onde os recursos naturais são escassos e boa parte da Terra é tomada por desertos havendo apenas algumas cidades espalhadas. O principal meio de transporte de pessoas e mercadorias são os dirigíveis e os clássicos aviões da primeira e segunda guerra mundial. É claro que numa situação dessas existem ladrões e saqueadores estes que compõem os diversos grupos de piratas aéreos. Dentro do contexto somos apresentados a 6 garotas que pilotam aviões como ninguém e adoram um bom combate nos ares.
As jovens Kirie, Reona, Zara, Kate, Chika e Emma (dubladas respectivamente por Sayumi Suzushiro, Asami Seto, Hibiku Yamamura, Sayaka Nakaya, Miyu Tomita e Eri Yukimura) fazem parte do Magnífico Esquadrão Aéreo Kotobuki trabalhando através de contratos transportando mercadorias ou pessoas em segurança evitando que sejam mortas, feridas ou raptadas. Os dois pontos brilhantes do anime são a divertida interação entre as personagens com diálogos rápidos, cômicos e algumas birras femininas e as incríveis batalhas aéreas que foram animadas em 3D e acreditem o resultado ficou muito bom, melhor do que a encomenda, principalmente com a direção Tsutomu Mizushima este que aproveitou muito do potencial da computação gráfica para criar cenas de combate muito empolgantes.
Embora todas as personagens tenham boa apresentação e tempo de cena, se pudermos definir uma como protagonista principal esta seria a Kirie, uma garota espoletada de fala rápida que adora aventura, comer panquecas e de presença inconfundível com seu chamativo gorro de piloto da segunda guerra mundial. Ela costuma trocar farpas com Chika, uma tsundere baixinha e irritada. As duas competem por tudo mas no fim são boas amigas. Reona é mais séria e líder do grupo, Zara é uma onee-san toda sensual que curte umas biritas, Kate é mais silenciosa e lógica e por fim Emma é'uma garota de fala refinada do tipo ojou-sama. Entre os coadjuvantes temos a Madame Lulu, uma mulher adulta e dona do esquadrão Kotobuki; Saneatsu, o inseguro comandante do dirigível do esquadrão; Natsuo, a estressada mecânica de aviões, etc. A roteirista fez questão de construir bem até mesmo estes personagens menos expressivos da trama. Podemos dizer que o elenco é clichê mas muito carismático sendo imaginado por Michiko Yokote uma roteirista muito experiente e conhecida no mercado já tendo escrito para animes como Cowboy Bebop, Karakai Jouzu no Takagi-san e mostrando todo o seu potencial em dois animes originais incríveis: Shirobako e Nagi no Azukara.
No entanto muitos não curtiram Kotobuki devido a animação mista. Os episódios combinam animação 2D feita à mão com computação gráfica sendo comum vermos cenas onde os personagens são apresentados em 2D e no momento seguinte exibidos em formato tridimensional produzindo, pelo menos no início, uma sensação um pouco desconfortável. Essa abordagem acelerou o processo de produção e diminuiu os custos, algo vital para estúdios pequenos, deixando apenas as cenas mais relevantes com animação tradicional. Bons animadores estão começando a ficar escassos no Japão migrando para outros mercados devido as precárias condições de trabalho e os baixos salários mesmo com o crescimento do mercado nesses últimos 3 anos.
Em resumo Kouya no Kotobuki Hikoutai é divertido, tem uma boa direção de arte, personagens simpáticas e uma história cheia de combates aéreos incríveis mas a animação mista não agradou a todo mundo que julgou o livro apenas pela capa não lhe dando uma chance. O anime está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português (link abaixo). Confira também o vídeo mais abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa 
Home.

Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Assistir Kouya no Kotobuki Hikoutai (The Magnificent Kotobuki)

Video promocional linkado diretamente do Youtube de acordo termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: