Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Saint Seiya: Saintia Sho, review final. Um "Cavaleiros do Zodíaco" protagonizado por mulheres.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Observação: Se você está visitando este blog pela primeira vez saiba que o Giganalise é um website simples focado na informação através de dicas, comentários, notícias e reviews sobre animes. Os reviews em particular tem dois públicos-alvos: Primeiro, pessoas que ainda não assistiram a determinado anime e estão à procura de informações objetivas para decidir se vão ou não e, segundo, aqueles que já assistiram e curtem este tipo de publicação. Os textos têm spoilers evitados quando possível e podem ser encontrados no menu lateral ou no mural de reviews.

Saint Seiya: Saintia Sho ou Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Sho foi a mais recente adaptação para anime dessa série que é bastante querida aqui no Brasil, principalmente pelos nostálgicos. Dessa vez protagonizado por mulheres e produzido em formato ONA (apenas para internet) o spin-off se passa em paralelo ao enredo do primeiro Cavaleiros do Zodíaco de 1986 inclusive apresentando vários cavaleiros de ouro e com a participação especial de figurinhas carimbadas da série tipo Seiya de Pégasus e Shun de Adrômeda. Saintia Sho manteve o mesmo design de personagens do original trazendo uma história que não é exatamente brilhante mas que foi bem encaixada dentro do universo dos famosos Protetores de Atena.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e os estúdios por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores dos estúdios ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Saint Seiya: Saintia Sho (poderíamos traduzir como Cavaleiros do Zodíaco: As Protetoras Sagradas) é um anime original em estilo shoujo de combate, drama e aventura encomendado pelo estúdio Toei Animation ao estúdio Gonzo. Com direção de Masato Tamagawa o anime foi ao ar na temporada de Inverno\2019 (entre Janeiro e Março) em um total de 10 episódios tendo uma recepção modesta alcançando notas 4.0\5 no serviço de streaming Crunchyroll e 5.87\10 no Myanimelist no momento dessa postagem. (Obs: Estas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar um pouco com novos votos computados)
O estúdio Toei Animation (o mesmo de Dragon Ball e One Piece) é detentor dos direitos de produção dos animes de Cavaleiros do Zodíaco desde que adaptou o primeiro lá atrás entre 1986 e 1989 que inclusive veio aqui para o Brasil em versão dublada. No entanto, para continuar com tais direitos de tempos em tempos o estúdio precisa lançar ou terceirizar um anime novo da série dando origem assim há várias sequências e spin-offs. Dessa vez, a Toei encomendou Saintia Sho para o mediano estúdio Gonzo que o lançou em formato ONA (Original Network Animation), exibido inicialmente apenas pela internet.

O Início do Enredo (spoilers evitados quando possível).
A história de Saintia Sho se passa em paralelo ao enredo original de 1986 acontecendo antes, durante e após a guerra das 12 casas. O anime é protagonizado pela personagem Shouko (dublada por Aina Suzuki) uma jovem que nasceu predestinada a ser a reencarnação da deusa maligna Eris a maior rival de Saori Kido, a deusa Atena. Quando ainda era criança Shouko esteve prestes a ser morta por Milo, o Cavaleiro de Ouro de Escorpião que veio a Terra procurando evitar a reencarnação de Eris no entanto sua vida foi poupada pois Koyko, sua irmã mais velha, a protegeu e Milo acreditando que o destino poderia ser mudado, resolveu deixa-la viva. Anos depois chega o momento da reencarnação da deusa maligna e Shouko é atacada pelas forças do mal já que seu corpo seria o novo lar de Eris. Porém Kyoko toma seu lugar e Shouko resolve se tornar a nova Cavaleira de Equilleus integrando o grupo das Saintias, a guarda pessoal de Saori, em uma missão de resgate a Kyoko e destruição de Eris.
Saint Seiya: Saintia Sho tem um enredo típico de outros animes dos Cavaleiros do Zodíaco não saindo muito da fórmula do original de 1986. Podemos dizer que a trama é legal, ela brilha em alguns momentos e Shouko como nova protagonista junto a Katya de Northem Crown, Mi de Dolphin, Xiaoling de Ursa Menor e Erza de Cassiopeia não fazem feio como protagonistas. No entanto não espere muito da trama! Ela é decente porém nada que salte muito aos olhos. A deusa maligna Eris, agora dona do corpo de Kyoko, desempenha o papel de uma típica vilã muito convencida de sua vitória mas que enfrentará a deusa Atena e suas protetoras em breve. O anime conta ainda com a participação de vários Cavaleiros de Ouro com destaque para a atuação de Milo de Escorpião e um combate entre Aiolia de Leão e o maligno Zaga de Gêmeos.
Quanto a qualidade visual o estúdio Gonzo manteve o mesmo design de personagens da antiga série dos anos 80 o que os nostálgicos curtiram bastante contudo o pessoal mais jovem o viu como datado. Uma vez ou outra o design muda um pouco apenas no formato dos olhos para algo mais moderno porém em raras ocasiões. Já a animação é apenas mediana, ela mantém o design consistente mas não tem uma fluidez muito boa (entenda fluidez pela quantidade de quadros por segundo) sem mencionar que os momentos de combate continuam à moda antiga com cenas estáticas em vários situações ou o uso da criatividade do diretor para transmitir a sensação de conflito.
Em resumo a história decente, o design nostálgico e um set de protagonistas femininas convincente fizeram a alegria dos fãs mais antigos porém a animação não muito fluída, a falta de inovação no enredo e o orçamento apertado, resultado de uma adaptação produzida apenas para manter contratos, levaram alguns a encararem Saintia Sho como apenas mais um anime a adentrar no imenso line-up de Cavaleiros Zodíaco. A série está disponível através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe!

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

* Assistir Saint Seiya: Saintia Sho

Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: