Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Bang Dream 2, review final. Mais voltado para o público adolescente feminino, o Idol bilionário retornou com o mesmo carisma mas de visual reformulado.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Embora não tenha feito muito sucesso aqui no ocidente o estilo Idol meio que conquistou o público adolescente japonês. Sendo uma forma narrativa relativamente nova a tendência explodiu com a estreia de Love Live! School Idol Project (2013) que na época ganhou segunda temporada, filme e um spin-off chamado Love Live! Sunshine! (2016)Caso você não conheça, Idol (ídolo) são animes geralmente focados em um grupo de garotas que desejam ser celebridades adolescentes seja atuando, cantando ou se expressando de outras formas artísticas.

Com um enredo focado em bandas musicais e mais voltado para o público adolescente feminino a série Bang Dream, chamada carinhosamente pelos fãs como "Bandoru" (um trocadilho do título com a pronúncia adaptada em japonês da palavra inglesa "Band") teve sua segunda temporada exibida recentemente garantindo a alegria dos fãs do estilo e surpreendendo com as mudanças visuais.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Bang Dream 2 é originalmente um mangá em estilo idol musical escrito e ilustrado pela autora Aya Ichida recebendo um game mobile de grande sucesso lançado em 2017 no Japão e 2018 no resto do mundo. A série ganhou uma primeira adaptação em anime pelo estúdio Xebec no Inverno\2017 e retornou para a segunda temporada agora no Inverno\2019 (entre Janeiro e Março), desta vez adaptado pelo estúdio Sanzigen. Em um total de 13 episódios, Bang Dream 2 teve boa recepção alcançando nota 7.74\10 no Myanimelist no momento desta postagem. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)
A fórmula de Bang Dream é simples reunindo várias adolescentes carismáticas e cheias de alegria que decidem formar bandas amadoras e cantar juntas no ensino médio. O enredo tem um forte apelo entre o público mais jovem e tudo começou com o mangá Bang Dream: Star Beat de 2015 cuja autora é Aya Ichida porém, a franquia explodiu de verdade com o game mobile Bang Dream: Girls Band Party! desenvolvido pela Craft Egg e publicado pela Boshiroad para Android e IOS em Março de 2017 no Japão e Abril de 2018 no restante do mundo. O game foi um sucesso assustador e absoluto de vendas arrecadando em um ano o equivalente a 31.8 bilhões de ienes (mais ou menos 1.1 bilhões de reais na cotação de hoje). A estreia óbvia no mundo dos animes veio no início de 2017 com a primeira temporada usando animação 2D tradicional e apesar da boa recepção no Japão obteve apenas nota 6.98\10 no Myanimelist já que o estilo idol não emplacou muito no ocidente. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)
Mas a grande surpresa foi apresentada agora no início de 2019 com a segunda temporada que trocou de estúdio e estilo de animação. Bang Dream 2 meio que oficialmente continua a história no entanto pode ser considerado um leve reboot trazendo não apenas as bandas Poppin' Party! e Roselia mas investido muito em novas canções, algo relativamente escasso na primeira temporada. Esta continuação foi produzida totalmente em 3DCG e embora alguns não curtam preciso afirmar que o resultado ficou excelente! Muito se discute sobre as diferenças entre a animação 2D tradicional e o 3D, este último que não é bem apreciado por não trazer a mesma vivacidade, espírito e plasticidade da animação tradicional. Embora eu prefira o 2D as estimativas para o futuro indicam que as duas formas de produção estarão presentes não apenas pela falta de mão de obra qualificada no Japão (muitos animadores estão migrando para outros mercados devido as longas horas de trabalho e os baixos salários) mas também porque a animação tridimensional tem lá suas vantagens em termos de custo e tempo de produção. 
Bang Dream 2 é quase um marco na animação tridimensional alcançando certa plasticidade permitindo uma grande variação de cores, luzes e sombras, vários elementos na tela e principalmente a presença de inúmeras personagens em cena. Sob este ponto de vista a mudança foi coerente e rumores indicam que um dos motivos seria transferir parte dos recursos financeiros para a composição das canções interpretadas pelas bandas. O design de personagem ficou muito bonito e a história possui dois arcos principais ao longo de seus 13 episódios: O primeiro tem haver com a decisão de Kasumi (dublada por Aimi Terakawa) e da banda Poppin'g Party em realizar o primeiro show ao vivo com patrocínio próprio. Já o segundo arco tem foco na possível saída da guitarrista O-Tae da banda e da apresentação da personagem CHU2 uma garota baixinha, carismaticamente irritante, com expressões inglesas hilárias sendo a vilã do enredo. Rejeitada pela banda Roselia como produtora CHU2 decide criar seu próprio grupo musical chamado Raise a Suilen e superar os demais.
Além da Poppin' Party e Roselia, outras três bandas do game são apresentadas: Hello Happy World, Afterglow e Pastel Palettes fazendo do anime uma grande festa com 25 personagens femininas e mais algumas coadjuvantes. O destaque sem dúvida vai para a personagem Rokka, uma fan-girl da Poppin' Party e uma das garotas mais carismáticas desta segunda temporada. Embora o mangá tenha se concluído, Bang Dream continua firme e forte. Uma terceira temporada já foi confirmada e seria exibida no mês de Outubro mas foi recentemente adiada para 2020, possivelmente com exibição em Janeiro ou Abril. Muito recomendado para os fãs do estilo. 

Bang Dream 1 e 2 estão disponíveis no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.


Leia Também: