Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Hinomaru Sumo, review final. O shonen esportivo com fogo nos olhos que te fará ver o sumô por outra perspectiva.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

O sumô ainda é uma modalidade de luta tida pelo povo japonês não apenas como um esporte mas sim uma arte marcial sagrada. Os melhores lutadores são respeitados pela sociedade e vistos como celebridades no entanto, a cada nova geração fica claro que o interesse pelo sumô vem diminuindo entre os mais jovens que enxergam este esporte como algo antigo ou mesmo ultrapassado. 

Pensando nisso o mangaká Kawada resolveu criar Hinomaru Sumo, um mangá com fogo nos olhos que recebeu adaptação para anime recentemente protagonizado por um jovem de baixa estatura enfrentando qualquer desafio junto a seus amigos e almejando ser o melhor lutador de sumô do país. Apesar do clichê dos personagens e da animação mediana a série foi bem recebida pelos fãs mais leais do estilo shounen que o acompanharam até o fim.

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado(a) em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Hinomaru Sumo (tradução, O Sumô de Hinomaru) é originalmente um mangá em estilo shounen, esportes e artes marciais escrito e ilustrado pelo mangaká Kawada contando atualmente com 24 volumes, o primeiro exportado para o ocidente em Setembro de 2014 e o 24º em Fevereiro de 2019. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Gonzo (o mesmo de Saint Seiya: Saintia Sho). Em um total de 24 episódios Hinomaru Sumo veio ao ar entre as temporadas de Outono\2018 e Inverno\2019 (de Outubro a Março) tendo boa recepção alcançando nota 7.70\10 no Myanimelist no momento dessa postagem. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)

ENREDO E PERSONAGENS (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)

O anime conta a história do jovem Hinomaru (dublado por Atsushi Abe) um estudante do ensino médio que deseja se tornar o próximo Yokozuna do Japão, título dado apenas ao melhor entre os melhores lutadores de sumô. O problema é que Hinomaru tem apenas 1,57m de altura e o sumô é tipicamente um esporte pra gente grande. A média de lutadores está próxima da casa dos 2m de altura pesando entre 120kg e 200kg. 
Tendo perdido sua mãe Hinomaru persegue o sonho e transfere-se para o colégio Oodachi onde existe um clube de sumô porém o único integrante é Shynia Oseki (dublado por Fukushi Ishiai) um aluno muito gente boa mas à primeira vista pouco confiante principalmente porque o resto dos alunos acham o sumô antiquado e constrangedor. A sala do clube foi invadida e tomada por um bando de baderneiros do colégio liderados por Yuuma Gojou (dublado por Kentarou Kumagai) este que é um lutador de karatê mas parece ter perdido o rumo. Numa disputa decidindo quem ficaria com a sala Hinomaru o vence facilmente e Gojou, admirado com a força que o sumô poderia desenvolver em alguém tao pequeno, se arrepende, pede desculpas e decide fazer parte do clube. É o início da jornada de Hinomaru e seus amigos indo de campeonato em campeonato ganhando experiência e vencendo vários oponentes de peso.
Além de Shynia e Gojou outros dois integrantes são Chihiro (dublado por Takuya Satou) este que é um ex-lutador de wrestling (esporte conhecido no Brasil como luta-livre) e Mitsuhashi (dublado por Ayumu Murase) um garoto baixinho e franzino que deseja se tornar mais forte. O time de Hinomaru representando o colégio Oodachi passa a ser treinado por Tsuji (dublado por Takuma Terashima) contando com duas belas garotas chamadas Reina (dublada por Mikako Komatsu) e Chizuko (dublada por Rui Tanabe) como assistentes. Reina é a irmã mais nova de Gojou e de início detestou Hinomaru por ter derrotado seu irmão e, pior, tê-lo levado a um esporte visto como brega pelos demais estudantes. já Chizuko gosta de sumô e foi salva pelo protagonista no metrô quando um adulto tentou passar a mão em suas partes íntimas.
Hinomaru Sumo tem feito bastante sucesso no Japão comprovado pelos 24 volumes lançados do mangá e por ter feito parte da lista de indicados ao 39º prêmio Kodansha Manga em 2015. A história é divertida e tem um bom progresso mas devo dizer que este anime possui um público alvo bem específico. Se você curte shounens esportivos provavelmente vai gostar da série do contrário, se não gosta deste tipo de narrativa nem seus clichês, dificilmente Hinomaru Sumo o fará mudar de ideia. Digo isto por que o anime embora divertido e empolgante segue a velha cartilha de um típico shounen sem grandes inovações. O protagonista é otimista e determinado mantendo sempre a positividade e desejo de superação e quanto aos outros personagens temos o marrento (Chihiro), o inseguro (Mitsuhashi) o amigo de todos (Shynia) além dos adversários típicos que acreditam poderem derrotar qualquer um a qualquer hora sobre um ringue de luta. Em resumo, o elenco de personagens é clichê e não difere muito de outros animes do gênero. Isto não chega a ser um grande defeito e, repito, simpatizar ou não com eles depende bastante do gosto pessoal de quem assiste.
Mesmo tendo curtido Hinomaru Sumo sua qualidade visual é um ponto claramente discutível. O anime foi adaptado pelo estúdio Gonzo que não está exatamente entre os melhores do Japão. O design de personagens condiz com o mangá mas não tem uma aparência muito polida nem se mantém consistente ao longo de todos os episódios. O visual portanto é simples e a animação é apenas mediana tendo vários momentos abaixo disso. Os bons truques da direção no entanto garantiram momentos de luta bem empolgantes principalmente perto do final com Hinomaru e sua equipe enfrentando os melhores lutadores de sumô do colegial. 

O anime está disponível no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe. 

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:
Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e  politicas de compartihamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/angolmois-genkou-kassenki-review-final.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/lupin-iii-review-final-uma-serie.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/hanebado-review-final-serie-que.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/06/shokugeki-no-souma-san-no-sara-toutsuki.html
https://giganalise.blogspot.com/2018/06/golden-kamuy-hilario-insano-e-violento.html