Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shirobako, este anime especial de enredo bem construído, hilário e por vezes emocionante e crítico nos mostra os bastidores de um estúdio de animação. (Giganalise Especial)



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Shirobako é um daqueles animes especiais e raros cuja história conquistou muitos fãs de uma boa narrativa sobre como funciona a rotina dentro de um estúdio de animação. O enredo de contexto rico, bem desenvolvido e por vezes emocionante nos fazendo verter lágrimas, exalta a paixão de vários profissionais da animação japonesa mas ao mesmo tempo possui uma comédia que critica e satiriza pontos negativos de "algumas pessoas" neste ramo de trabalho incluindo diretores preguiçosos, assistentes editoriais irresponsáveis, animadores e produtores por vezes caprichosos e arrogantes, sem mencionarmos alguns tratamentos maldosos a profissionais recém-contratados.

Produzido pela P.A.Works, um dos 20 melhores estúdios de animação do Japão que aliás trabalha majoritariamente com animes originais, Shirobako foi um sucesso de crítica e teve a maioria de seus episódios roteirizados por Michiko Yokote (daqui há pouco falo sobre ela) que se inspirou no mangá de Kenji Sugihara. Isso significa neste caso que o anime não é exatamente uma adaptação à risca do mangá mas sim uma reimaginação inspirada no mesmo (se não me engano). Neste breve review vamos comentar, sem muitos spoilers, sobre os diversos personagens, seu rico roteiro e a boa qualidade visual respondendo o porquê você deveria assisti Shirobako, se ainda não o fez. Vamos lá?

Este parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: Nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Shirobako (tradução "Caixa Branca") é um anime original em estilo drama e comédia slice of life produzido pelo estúdio P.A.Works com roteiro de Michiko Yokote vindo ao ar entre as temporadas de Outono\2014 e Inverno\2015 (de Outubro a Março) totalizando 24 episódios alcançando excelente recepção com nota atual de 8.42\10 no Myanimelist, mais de 259.300 membros em seu perfil e mais de 84.700 usuários votantes no momento dessa postagem. Shirobako recebeu dois episódios extras em 2015 e está com um longametragem animado em produção, ainda sem data de exibição confirmada. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)

OS PERSONAGENS E O RICO ROTEIRO ADAPTADO DE MICHIKO YOKOTE (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)

Uma das grandes qualidades da roteirista Michiko Yokote é que ela consegue adaptar bem histórias cotidianas com um grande número de personagens sem que isso torne o enredo massante ou confuso. Além de Shirobako ela já escreveu para literalmente uma centena de animes incluindo Knights and Magic, Masamune-kun no Revenge, Prison School, Witch Craft Works, Karakai Jouzu no Takagi-san, Working, Yamada-kun and the Seven Witches e inclusive escreveu para alguns episódios de Cowboy Bebop e Nagi no Asukara, este último que é o melhor drama de fantasia já produzido pela P.A.Works e um dos melhores de todos os tempos.
Basicamente Shirobako conta a história de cinco garotas que fizeram a promessa de um dia produzir juntas um anime porém o roteiro é muito mais que isso e o sonho dessas adolescentes corresponde apenas a uma parte da trama. A roteirista Yokote embasada no mangá de Sugihara  criou um universo rico com situações semelhantes à realidade e até mesmo fazendo referência há vários estúdios de animação que existem de fato no Japão. Aoi, Emma, Shizuka, Midori e Misa, dubladas respectivamente por Juri Kimura, Haruka Yoshimura, Haruka Chisuga, Hitomi Ohwada e Asami Takano formavam um clube no ensino médio e na época fizeram uma animação amadora. A experiência tocou profundamente seus corações e criou fortes laços de amizade tanto que elas juraram que um dia, quando estivessem adultas e trabalhando, iriam produzir um anime de verdade. Porém, a vida de adulto não é fácil e após saírem do ensino médio todas mudam-se para a cidade de Tóquio indo trabalhar em locais diferentes. A protagonista Aoi junto com Emma são contratadas pelo fictício estúdio Musashino Animation (ou Musani) que na história corresponde a um daqueles antigos e tradicionais estúdios de animação que ainda hoje existem no Japão mas que por apego as tradições e falta de inovação meio que ficaram para trás no mercado. Isso acontece de verdade tanto que a maioria dos estúdios de sucesso atual no país tipo a J.C.Staff (1986), Kyoto Anmation (1981), P.A.Works (2000), Production I.G. (1987), Bones (1998), Trigger (2011) ou A-1 Pictures (2005) são relativamente novos.
O fictício estúdio Musashino tem 40 anos de atividade e há 7 não recebia nenhuma indicação para produzir nada até que são contratados para adaptar Exodus, um anime em estilo moe e mahou shoujo protagonizado por 3 garotinhas. Sendo assim Aoi é contratada como assistente de produção e Emma junta-se ao time de animação para ajudar no desenvolvimento dos episódios. Já suas outras três amigas enfrentam seus próprios dilemas, Shizuka sonha em ser dubladora mas devido o nervosismo e a falta experiência não consegue ser chamada para nenhum trabalho; Midori deseja ser roteirista mas no momento está parada e Misa sempre quis trabalhar com animação 3D no entanto está numa empresa que até paga bem mas fazendo apenas projetos de rodas automotivas e a garota já não suporta e rotina entediante e repetitiva. 
Praticamente todo o anime se passa dentro do estúdio Musashino cujo presidente é o personagem Masato Marukawa, um senhor muito gentil, humilde e conselheiro encarregado da alimentação da equipe. O estúdio tem Seiichi Kanoshita como diretor geral, este que foi imaginado como sendo um homem de grande coração, sonhador e apaixonado pelo que faz no entanto gordinho, por vezes indulgente e preguiçoso. Entre os principais animadores trabalhando na Musashino temos a Yumi, a Rinko, o Ryousuke, a Misato, o senhor Shigeru e a Emma recém-contratada além de vários outros. Yumi é confiante e dedicada, Rinko tem grande habilidade na animação e por razões pessoais se veste como uma lolita gótica, Ryousuke é um animador 2D um tanto temperamental, Misato é uma supervisora de animação trabalhando em casa e o senhor Shigeru representa um idoso e experiente animador da velha guarda.
Na equipe de produção além da protagonista Aoi que acabou de chegar, temos de início a Erika, o Tarou, a Yuka, o Honda e o  Tatsuya. Erika é baixinha, madura, carismática, responsável e por vezes linha dura principalmente quando pega no pé de um certo diretor de episódio preguiçoso. Ela tem um pai bastante doente representando um drama pessoal. Já Tarou é tipo o "bobo da corte" do anime, uma figura hilária que acredita ser um melhor entre os melhores mas no fim das contas atrapalha tanto quanto ajuda. A Yuka é uma mulher adulta e centrada sendo a gerente da equipe de produção, o Honda no primeiro arco auxilia o diretor porém muda de profissão e emagrece bastante e por fim temos o Tatsuya que participou apenas do primeiro arco sendo contratado por outro estúdio.
Acreditem, cada um desses personagens tem uma presença marcante e algo a contribuir ao longo da história tornando-a rica e variada. Porém a roteirista e o estúdio foram além incluindo mais 4 personagens bem interessantes no segundo arco sendo eles a Tsubaki, a Sara, o Daisuke e a extremamente tímida Kunogi. Tsubaki é entusiasmada mas as vezes esquece o que seria importante; Sara é comprometida mas se perde com facilidade; Daisuke é um jovem que sofreu muito em seus antigos empregos e por isso é irritado e pouco cooperativo o que lhe rende alguns problemas de convívio e por fim a Kunogi é uma animadora novata e tímida, tão tímida que lembra uma criança e não consegue terminar as frases precisando da ajuda de Emma para conversar com outras pessoas na empresa.
O anime ainda põe a ponta do pé no mundo da fantasia já que Aoi possui dois bichinhos de pelúcia chamados Mimuji, uma boneca gótica com tapa-olho e Roro, um ursinho que ganham vida no imaginário da protagonista trazendo não apenas humor como uma aura mais infantil para uma trama que é mais madura e cotidiana.

QUALIDADE VISUAL

O design de personagens de Shirobako lembra um pouquinho Nagi no Asukara principalmente os olhos grandes e expressivos. A P.A.Works traduziu o design para o anime com bom nível de detalhes exceto os cabelos que são mais simples. A animação é de boa qualidade tendo alguns momentos acima da média de mercado. Em resumo, Shirobako é uma história profunda, cotidiana, cativante e emotiva sendo muito recomendada para pessoas que curtem narrativas. 
A série está disponível no Brasil de modo oficial através do serviço de streaming Crunchyroll de forma ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:

Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: